sábado, abril 27, 2024

Grammy Awards 2024 | Quem é Victoria Monét, a vencedora da estatueta de Artista Revelação

A noite de ontem (04) trouxe muitas surpresas à cerimônia de vencedores do Grammy Awards 2024 – além de algumas vitórias que causaram certa frustração. Mas esse sentimento agridoce não foi o caso com o anúncio da ganhadora de Artista Revelação: Victoria Monét.

Além de merecidamente ter levado para casa o gramofone dourado em questão, ela também saiu condecorada com os prêmios de Melhor Álbum R&B e Melhor Engenharia de Som em Álbum, Não Clássico por seu incrível trabalho em ‘Jaguar II’ – que se configura como seu primeiro álbum de estúdio oficial, que foi aclamado pela crítica e caiu no gosto do público e dos votantes da academia.

Mas quem é Victoria Monét?

Nascida em Atlanta, Geórgia, a artista começou a se envolver com poesia quando mais nova, auxiliada por um primo mais velho – e, a partir daí, percebeu que havia encontrado uma vocação inata que seria traduzida em música. Pouco depois, ela se envolveu com um produtor de Sacramento, na Califórnia, após se mudar para a cidade, permitindo que ela explorasse sua vocação musical. Não seria até 2010 que ela trabalharia em sua primeira música assinando os versos e cantando a versão demo para o álbum ‘Last Train to Paris’, do grupo Diddy Dirty Money.

Monét também trabalhou com a titânica Ariana Grande desde a estreia oficial da performer no circuito fonográfico, ajudando a compor músicas para todos os seus álbuns de estúdio – de ‘Yours Truly’ ao recente ‘Positions’. Não seria até 2014 que ela lançaria seu primeiro EP, ‘Nightmares & Lullabies: Act 1’, através de uma produtora independente e que finalmente a retirava de trás das câmeras para colocá-la no centro dos holofotes; dois anos mais tarde, sua parceria com Grande lhe renderia mais frutos ao ser chamada para abrir a turnê ‘Dangerous Woman’ ao lado do grupo britânico Little Mix, comandando os palcos tanto nos Estados Unidos quanto nos shows europeus.

Apesar de ter conquistado a crítica e já estar angariando fãs ao redor do mundo, a primeira entrada de Monét não aconteceria até 2019, novamente unindo-se ao poder mercadológico de Grande no single “Monopoly”, que atingiu o 70º lugar da Hot 100 da Billboard, além de aparecer pela primeira vez nos Artistas Emergentes das paradas. Considerando sua crescente popularidade, não demoraria até a performer investir esforços em seu primeiro projeto completo, o EP ‘Jaguar’, em 2020 – que, na verdade, se configuraria como uma ideia bipartida. O segundo capítulo dessa trilogia foi o que lhe rendeu sucesso imediato: ‘Jaguar II’ insurgiu como seu primeiro LP, que contou com três singles, incluindo o indicado ao Grammy “On My Mama”, que representou seu breakthrough comercial não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o planeta. Não é surpresa que o compilado de originais, composto por breves trinta cinco minutos e onze faixas, entraram para diversas listas de fim de ano em uma mistura irretocável de R&B, hip hop e pop em uma coloração diferente dos estilos explorados pelo mainstream.

Ao longo de sua carreira, ela também trabalhou com outros nomes de alto calibre no escopo musical, incluindo Travis Scott, Blackpink, Fifth Harmony, Chris Brown, Coco Jones, Brandy, Chloe x Halle (ato musical formado pelas irmãs Chloe e Halle Bailey) e inúmeros outros. E, após encontrar sua própria voz em um longo percurso de uma década e meia, ela alcançou um de seus principais objetivos – andar com os próprios pés e levar para casa a estatueta de Artista Revelação, esculpindo uma carreira contínua e crescente que ainda tem muito a nos contar.

Não deixe de assistir:

Tendo como inspirações lendas do entretenimento, como Michael Jackson, Beyoncé, Alicia Keys e Earth, Wind & Fire, ela disse em seu discurso de aceitação do gramofone dourado: “minhas raízes estavam crescendo sob o solo, invisíveis por muito tempo. Sinto que agora, estou desabrochando, finalmente acima do solo”.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS