Os Grammy Awards se configuram, até hoje, como a maior premiação da música – e, apesar das várias controvérsias ao longo dos anos, o gramofone dourado ainda é cobiçado por qualquer artista que se lance no cenário fonográfico.
E, com o período de elegibilidade à próxima edição tendo finalizado nas últimas semanas, é costume dos fãs imaginar quem conquistará o maior número de indicações – com os nomes mais populares da vez emergindo nas figuras de Lady Gaga, Sabrina Carpenter, Bad Bunny, Kendrick Lamar e outros.
Pensando nisso, preparamos uma lista com nossas previsões de quem serão os artistas nomeados às principais categorias do Grammy 2026: Álbum do Ano, Música do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação.
Confira:
ÁLBUM DO ANO

FORTES CONCORRENTES
GNX, Kendrick Lamar
MAYHEM, Lady Gaga
Debí Tirar Más Fotos, Bad Bunny
Hurry Up Tomorrow, The Weeknd
Man’s Best Friend, Sabrina Carpenter
Who Believes in Angels?, Elton John & Brandi Carlile
So Close To What, Tate McRae
Moon Music, Coldplay
POSSÍVEIS APARIÇÕES
Guerreiras do K-Pop (OST), Vários Artistas
Eusexua, FKA Twigs
Virgin, Lorde
A estatueta mais cobiçada do Grammy é, sem sombra de dúvida, a de Álbum do Ano – e, para a edição de 2026, três nomes despontam como favoritos e merecedores de levar o prestigiado gramofone dourado para casa: Lady Gaga, Kendrick Lamar e Bad Bunny. Donos não apenas dos melhores álbuns a serem cogitados para a premiação, mas de um sucesso comercial inegável, cada um trouxe sua própria identidade a produções incríveis e que merecem nosso reconhecimento.
Ao que tudo indica, a disputa principal está entre ‘MAYHEM’, de Gaga, e ‘GNX’, de Lamar – ambos aclamados pela crítica e pelo público. Gaga já foi indicada quatro vezes ao prêmio, sendo o mais recente o dueto ‘Love for Sale’, ao lado do saudoso Tony Bennett; Lamar, por sua vez, também foi indicado quatro vezes e, no ano passado, faturou as estatuetas de Gravação do Ano e Música do Ano. Porém, nenhum dos dois foi condecorado com Álbum do Ano (e não me surpreenderia caso a Academia continuasse a seguir os passos de sua “reparação” com artistas subestimados). Porém, Bad Bunny, com ‘Debí Tirar Más Fotos’, pode ser o azarão da temporada e faturar o prêmio máximo da noite.
Outros nomes quase certos a aparecerem incluem Sabrina Carpenter com ‘Man’s Best Friend’, The Weeknd com ‘Hurry Up Tomorrow’ (que deve ser indicado após fazer pazes com os membros da Academia Fonográfica), Elton John e Brandi Carlile com o álbum colaborativo ‘Who Believes in Angels?’, Tate McRae com o bem-sucedido ‘So Close to What e Coldplay com ‘Moon Music’. Todavia, o sucesso inesperado da trilha sonora da animação ‘Guerreiras do K-Pop’, que se tornou um fenômeno ao redor do mundo, pode faturar uma das vagas na categoria (um tiro no escuro, mas eventualmente passível de se concretizar).
GRAVAÇÃO DO ANO

FORTES CONCORRENTES
Manchild, Sabrina Carpenter
Abracadabra, Lady Gaga
Luther, Kendrick Lamar & SZA
APT., ROSÉ & Bruno Mars
DtMF, Bad Bunny
Ordinary, Alex Warren
The Subway, Chappell Roan
Never Too Late, Elton John & Brandi Carlile
POSSÍVEIS APARIÇÕES
Wildflower, Billie Eilish
Anxiety, Doechii
Como é de conhecimento geral, é provável que os artistas indicados a Álbum do Ano faturem indicações nas outras categorias principais. Após conquistar uma indicação a Música do Ano por “Die With a Smile”, Gaga pode aparecer novamente em Gravação do Ano com “Abracadabra”, segundo single do álbum ‘MAYHEM’ e uma das músicas mais populares de 2025. Porém, ela não está sozinha na disputa – e concorre com “APT.”, de Rosé e Bruno Mars, “Luther”, de Kendrick Lamar e SZA, e “Manchild”, de Sabrina Carpenter. Lamar, inclusive, tem um ótimo histórico na categoria e é um dos favoritos a levar o gramofone para casa.
Bad Bunny, Chappell Roan, Alex Warren e Elton John e Brandi Carlile são outros nomes de alto potencial para aparecer na lista de indicados – mas Billie Eilish e Doechii podem ser selecionadas como surpresas muito bem-vindas à categoria.
MÚSICA DO ANO

FORTES CONCORRENTES
Manchild, Sabrina Carpenter
Abracadabra, Lady Gaga
Luther, Kendrick Lamar & SZA
APT., ROSÉ & Bruno Mars
DtMF, Bad Bunny
Ordinary, Alex Warren
Anxiety, Doechii
Never Too Late, Elton John & Brandi Carlile
POSSÍVEIS APARIÇÕES
The Subway, Chappell Roan
Wildflower, Billie Eilish
What Was That, Lorde
Enquanto Gravação do Ano engloba o artista em si e a produção de determinada faixa, Música do Ano condecora as melhores composições. Dentre as belíssimas canções que dominaram as playlists e as paradas ao redor do mundo, algumas parecem ter sido feitas para englobar essa próxima categoria – como é o caso de boa parte mencionada na categoria acima.
Dessa maneira, não se surpreenda ao ver Lady Gaga com “Abracadabra”, Kendrick Lamar e SZA com “Luther”, Sabrina Carpenter com “Manchild” e outros repetirem o provável feito de Gravação do Ano – o que já é costume dentro da premiação. Talvez uma das principais diferenças seja a possível aparição de Doechii, que faturou o Grammy este ano de Melhor Álbum Rap por ‘Alligator Bites Never Heal’, e dominou as paradas ao redor do mundo com a faixa “Anxiety” (um sucesso não apenas dos charts oficiais mas de inúmeras plataformas ao redor do planeta).
ARTISTA REVELAÇÃO

FORTES CONCORRENTES
Alex Warren
Lola Young
Sombr
Addison Rae
The Marias
ROSÉ
Leon Thomas
Ethel Cain
A categoria de Artista Revelação sempre é uma das mais complicadas de se prever – afinal, novos talentos surgem a todo momento no cenário da música e podem fazer um sucesso crítico e comercial inesperado. E, ao que tudo indica, a lista mencionada acima é a mais provável de aparecer – com destaque à provável vitória de Alex Warren. Dono do hit “Ordinary”, lead single do álbum ‘You’ll Be Alright, Kid’, o cantor e compositor quebrou recordes ao redor do mundo e inclusive tornou-se o artista com a música de maior tempo no chart oficial do Reino Unido da década – sagrando-o frontrunner da estatueta e com chances de torná-lo o primeiro musicista masculino a conquistar o prêmio em quase uma década.
Warren é acompanhado de nomes de peso que vem ganhando notoriedade na indústria da música, incluindo Lola Young, que se transformou em um fenômeno com a canção “Messy”; Addison Rae, que pouco a pouco ganhou seu espaço no show business; Sombr, que foi um dos vencedores da última edição do Video Music Awards; e ROSÉ, cuja carreira em contínua ascensão rendeu a aclamada colaboração “APT.”, ao lado de Bruno Mars.
E você? Quem acha que será indicado ao Grammy 2026?
