domingo, fevereiro 1, 2026

Grammy Awards 2026 | Ranqueamos TODOS os indicados a Álbum do Ano

DestaqueGrammy Awards 2026 | Ranqueamos TODOS os indicados a Álbum do Ano

E chegamos à maior noite da música do ano!

No dia de hoje, 1º de fevereiro, a partir das 21h30min (horário de Brasília), ocorre a 68ª edição do Grammy Awards, a maior premiação da indústria fonográfica do planeta. Com apresentação de Trevor Noah, que retorna mais um ano como anfitrião da noite, a cerimônia promete premiar a nata da nata do cenário musical.

Dentre os principais indicados, temos o rapper Kendrick Lamar liderando a lista, com nada menos que nove nomeações – incluindo Álbum do Ano por GNXMúsica e Gravação do Ano por “Luther”, colaboração com SZA. Seguindo de perto, Lady Gaga conquistou sete indicações, sendo relembrada nas principais categorias com o aclamado ‘MAYHEM’ (Álbum do Ano) e com o hit “Abracadabra” (MúsicaGravação do Ano).

Bad Bunny também foi um dos principais relembrados, conquistando seis indicações pelo impecável Debí Tirar Más Fotos na categoria de Álbum do Ano e o single “DtMF” disputando pelo cobiçado gramofone dourado em Música e Gravação do AnoSabrina Carpenter, por sua vez, foi nomeada nas mesmas categorias pelo segundo ano seguido, dessa vez pelo compilado ‘Man’s Best Friend’ e pela faixa “Manchild”.



E, antes dos vencedores serem anunciados, preparamos uma breve matéria ranqueando todos os indicados à categoria de Álbum do Ano – que ainda contam com Justin BieberTyler The CreatorLeon ThomasClipse.

Veja abaixo:

8. SWAG, Justin Bieber

Houve um tempo em que Justin Bieber era a maior estrela pop do planeta e, após inúmeros percalços e erros estéticos notáveis em meio a uma carreira expressiva e frenética, ele retornou com o divertido álbum SWAG. Lançado também no ano passado, o compilado de originais colocou o cantor e compositor de volta no escopo do synth-pop e do R&B – gêneros que já explorara em sua discofrafia -, cumprindo com a promessa de nos divertir em uma jornada simples e um tanto quanto maculada.

7. MAN’S BEST FRIEND, Sabrina Carpenter

sabrina carpenter 2

Depois de um sucesso incomparável com ‘Short N’ Sweet’Sabrina Carpenter deu vida à sua nova era musical: ‘Man’s Best Friend’. Incorporando popsoft-rock ao longo de doze faixas que caíram no gosto de sua legião de fãs, Carpenter se manteve fiel à identidade irônica e ambígua que já vinha adotando há alguns anos, encontrando espaço de sobra para brilhar com o lead single “Manchild” – ainda que certas faixas tenham se valido de algumas repetições cansativas.

6. MUTT, Leon Thomas

Caso você não se lembre, Leon Thomas ganhou destaque no cenário do entretenimento ao integrar o elenco de ‘Brilhante Victoria’, popular série de comédia da Nickelodeon. Já tendo demonstrado seu talento musical algumas vezes, Thomas foi uma das surpresas da lista de indicados ao Grammy 2026 através de seu segundo álbum de estúdio, MUTT, lançado apenas dois anos depois de seu debut oficial. Supervisionado pela Motown e contando com elementos do R&B, do hip hop e do soul, o compilado é um encontro entre passado e presente que deu a um ótimo artista seu merecido reconhecimento.

5. LET GOD SORT EM OUT, Clipse

Os rumores de que o ato musical conhecido como Clipse, formado por Pusha T Malice, tiveram início em 2023, quando uma nova canção da dupla foi incluída numa campanha publicitária da marca Louis Vuitton. Em julho do ano passado, dezesseis anos depois de terem colaborado pela última vez, os artistas roubaram os holofotes com o lançamento do ótimo Let God Sort Em Out, uma celebração testamentária do hip-hop que contou com Pharrell Williams como produtor e trouxe colaborações lendárias como John LegendKendrick Lamar.

4. CHROMAKOPIA, Tyler The Creator

Tyler The Creator continua se reiterando como um dos melhores musicistas da atualidade e, depois de ter conquistado a crítica e o público com ‘Call Me If You Get Lost’, ele retornou com força com o impecável Chromakopia – uma ótima adição aos indicados a Álbum do Ano. Contando com várias colaborações, o compilado une jazzsoulhip-hop em um efervescente cenário de misturas inesperadas e um escopo profundamente íntimo que foi refletido não apenas na sólida lírica, mas na aplaudível coesão artística.

3. GNX, Kendrick Lamar

gnx kendrick lamar

Não é nenhuma surpresa dizer que Kendrick Lamar é um dos artistas de maior prestígio do século – e, álbum após álbum, consegue se renovar à medida que se mantém fiel à imagem que construiu desde sua estreia no cenário musical. Com GNX, um disco surpresa que em pouco tempo conquistou os ouvintes ao redor do mundo, ele presta homenagens ao hip hop da Costa Oeste dos Estado Unidos em uma mimética produção que conta com nomes como Jack AntonoffMustard – e que reitera sua visão única dentro de uma sinestésica dimensão fonográfica.

2. DEBÍ TIRAR MÁS FOTOS, Bad Bunny

É muito interessante ver artistas latinos ganhando espaço mais que merecido no cenário mainstream – e, sem sombra de dúvidas, Bad Bunny é um dos que melhor representa esse grupo. Alcançando sucesso crítico e comercial com inúmeros álbuns, ele retornou em 2025 com o explosivo, vibrante e pungente Debí Tirar Más Fotos é um resgate da cultura porto-riquenha em uma formidável e bem estruturada mixórdia de gêneros como salsa, bomba, reggaeton, house latino e plena.

1. MAYHEM, Lady Gaga

mayhem lady gaga

Meia década depois de ter nos convidado para o divertido e vibrante planeta ‘Chromatica’, Lady Gaga lançou um dos álbuns mais antecipados do ano passado: ‘MAYHEM’. O glorioso, nostálgico e ousado disco é uma celebração testamentária de sua carreira e coloca a titânica musicista em contato direto com seus ídolos – incluindo David Bowie e Michael Jackson – através de uma jornada dançante, profunda e marcante que singra pelo house, pelo funk, pelo electroclash e pelo dance.

author avatar
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Não deixe de assistir:

Assista TAMBÉM:

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS