sábado, abril 27, 2024

‘Gran Turismo: De Jogador a Corredor’ gera POLÊMICA por forma de retratar morte real

O filme ‘Gran Turismo: De Jogador a Corredor‘ está enfrentando críticas controversas em relação à forma como retrata um acidente real que resultou na morte de um espectador.

As primeiras análises do filme começaram a surgir e estão gerando debates intensos devido à maneira como a produção abordou esse trágico incidente.

O filme é uma adaptação livre da história de Jann Mardenborough, um piloto que alcançou reconhecimento ao ganhar competições da Nissan e se tornar um piloto profissional de corridas.

No entanto, a polêmica gira em torno da maneira como o filme alterou a cronologia do acidente que resultou na morte de um espectador durante um evento no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

No filme, o acidente é posicionado no início da carreira do protagonista, servindo como um ponto de virada para sua jornada de herói, com o objetivo de reforçar seu desenvolvimento e aprimoramento como corredor.

Essa mudança na linha do tempo e a interpretação do acidente como um catalisador para o crescimento do protagonista têm gerado críticas acirradas da crítica especializada.

Oli Welsh, do Polygon, é um dos críticos que expressaram desaprovação em relação a essa abordagem, destacando a sensibilidade do tema:

“Há um aspecto particularmente preocupante na maneira como o co-roteirista de Sniper Americano, Jason Hall, e o co-roteirista de Creed III, Zach Baylin, enquadram o acidente, que foi uma ocorrência estranha no circuito de Nürburgring, responsável por tirar a vida de um espectador. Embora o acidente tenha acontecido praticamente como retratado, o roteiro de Hall e Baylin muda o tempo para encená-lo como um revés definitivo e motivador na jornada de herói de Mardenborough até seu pódio em Le Mans. O acidente real aconteceu anos depois. Esta é sem dúvida uma mudança de ‘mau gosto’ de um evento fatal”, escreveu Welsh.

Vale lembrar que no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme abriu com uma aprovação de 61% e uma nota média de 5.7/10.

Não deixe de assistir:

Confira algumas avaliações:

“Grandes sequências de corrida, mas é tão clichê e pouco aventureiro que faz seu material de origem parecer profundo em comparação.” – The Daily Beast

“‘Gran Turismo’ é o que acontece quando cineastas talentosos assumem projetos ridículos e fazem um ótimo trabalho.” – IndieWare

“É feito com uma graça humanística espontânea, e as sequências de corrida, que dominam o filme, são verdadeiramente a história que está contando. São dirigidas e editadas de forma deslumbrante.” – Variety

“Nada aqui parece real ou tangível. Você poderia argumentar que isso contribui para uma melhor recriação do jogo – mas então por que se preocupar em ir ao cinema quando você simplesmente pode ficar em casa e jogar o jogo?” – Independent (UK)

“Apesar de algumas performances calorosas, é muito difícil ignorar a sensação de que são apenas duas horas de publicidade indireta” – Empire

“Veloz, furioso e baseado em fatos, esta adaptação embeleza um dos jogos favoritos de corrida com arquétipos familiares de filmes esportivos.” – Total Film

O longa estreia nos cinemas em 24 de agosto.

O elenco ainda conta com David Harbour, Archie Madekwe, Orlando Bloom, Darren Barnet, Josha Stradowski, Djimon Hounsou, Geri Horner e Emelia Hartford.

Jason HallZach Baylin assinam o roteiro.

Pra quem não conhece, ‘Gran Turismo‘ tem uma rica história no mundo dos games, sendo criado em 1997 por Kazunori Yamauchi. O jogo é tido como um dos simuladores de direção mais autênticos da categoria, focando em gráficos precisos, física e atenção aos detalhes dos carros, que os próprios jogadores constroem para pilotar. Mais de 85 milhões de jogos da série já foram vendidos mundialmente.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS