Após ganhar destaque mundial como o Homem de Ferro no UCM, Robert Downey Jr. também explorou outras possibilidades no cinema.
Porém, sua primeira grande escolha fora do universo da Marvel, o filme ‘Dolittle’, tornou-se um marco negativo em sua carreira.
Em entrevista à New York Times Magazine, Downey reconheceu que aceitou o projeto de forma apressada. O ator também revelou que estava empolgado em se juntar a uma nova franquia.
“Terminei meu contrato com a Marvel e, em seguida, entrei apressadamente em algo que tinha todas as promessas de ser outra grande e divertida franquia em potencial, como ‘Dolittle’. Tive algumas reservas. Eu e minha equipe parecíamos empolgados demais com o acordo e não tão empolgados com os méritos da execução. Mas, naquele ponto, eu me sentia à prova de balas. Era o guru de todos os filmes de gênero”, declarou Robert Downey Jr.
O astro também afirmou que o fracasso do filme foi estressante, definindo o projeto como “uma ferida de dois anos e meio de oportunidade desperdiçada.” No entanto, ele reconheceu que ‘Dolittle’ ajudou a ajustar suas prioridades e mudar os rumos de sua carreira.
“O estresse que isso causou na minha esposa, que arregaçou as mangas até os cotovelos para tornar o filme minimamente apresentável ao mercado, foi chocante. Depois disso — como é aquela frase? ‘Nunca desperdice uma boa crise?’ — tivemos um ajuste de prioridades e fizemos mudanças em quem eram nossos conselheiros de negócios mais próximos.”
Apesar de arrecadar US$ 251 milhões mundialmente, o alto custo de produção, de quase US$ 200 milhões, garantiu o rótulo de fracasso financeiro para ‘Dolittle’.
Além disso, o filme foi duramente avaliado pela crítica, conquistando apenas 15% de aprovação no Rotten Tomatoes.