Parece que a comoção dos fãs e o recente pedido assinado em carta aberta pelo elenco não surtiu nenhum efeito no caso James Gunn.
Pelo menos é o que garante a Variety em um relatório com informações exclusivas. Segundo o site, a Disney não voltará atrás na demissão do diretor. Uma reunião entre o diretor e Alan Horn, executivo do estúdio, na última terça-feira (14) colocou um ponto final no assunto.
Ainda segundo o site, a Disney não estaria preocupada com a possibilidade de atores como Chris Pratt e Zoe Saldaña abandonarem a franquia de ‘Guardiões da Galáxia’. A empresa está confiante que a dupla retornará para o terceiro filme sem grandes problemas.
O chefão da Marvel Studios, Kevin Feige, também apoiou a decisão de afastar Gunn.
Porém, o site não comenta se o roteiro de ‘Guardiões da Galáxia 3’ será reescrito.
Entenda o caso e leia a carta aberta assinada por todo o elenco da franquia:
O astro e protagonista da franquia ‘Guardiões da Galáxia’, Chris Pratt, publicou em seu Instagram pessoal uma carta aberta pedindo o retorno de James Gunn ao posto de diretor do filme.
O texto, que está assinado por todo o elenco da saga, foi postado com a seguinte legenda escrita por Pratt:
“Embora eu não apoie as péssimas piadas de James Gunn feitas há anos, ele é um homem bom. Eu pessoalmente adoraria vê-lo reintegrado como diretor do Volume 3. Por favor, leia a seguinte declaração assinada por todo o nosso elenco.”, ele firma.
No texto, o elenco elogia e agradece o diretor por ter trazido o mundo dos Guardiões às telonas, além de deixarem claro que apoiam Gunn e que o terceiro e último filme não será o mesmo sem a visão e a presença dele.
“Nós estamos dando todo o apoio a James Gunn. Ficamos todos muito chocados com a repentina demissão e esperamos esses dez dias para nos posicionarmos para podemos pensar, rezar, ouvir e discutir sobre o ocorrido. Nesse tempo, nos encorajamos com o grande apoio dos fãs e membros da mídia que desejam ver James voltando como diretor de [Guardiões da Galáxia] Volume 3, e também fomos desanimados por aqueles tão facilmente enganados que acreditaram nas muitas teorias de conspiração extravagantes sobre James.
Estar nos filmes dos Guardiões é uma honra para cada um de nós. Não podemos deixar esse momento passar sem demonstrar nosso amor, apoio e gratidão por tudo que James fez por nós. Não estamos aqui para defendê-lo de suas piadas, feitas há muitos anos, mas queremos compartilhar a nossa experiência em passar tantos anos com ele nos sets de filmagens.
A forma que ele se mostrou após sua demissão é consistente com o homem que ele era todos os dias nos sets, e seu pedido de desculpas, tanto de agora como o de anos atrás, quando falou pela primeira vez sobre essas piadas, acreditamos que é do coração.”
‘Guardiões da Galáxia 3’: Dave Bautista critica demissão de James Gunn
Atores apoiam James Gunn e pedem retorno do diretor a ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’
O diretor foi demitido depois que personalidades conservadoras reapareceram velhos tweets nos quais o cineasta brincou sobre assuntos polêmicos como pedofilia e estupro.
Em alguns tweets, Gunn escreveu coisas como:
“Eu gosto quando menininhos tocam em minhas partes íntimas. Shhh!”
“Filmes não românticos: Três homens e um bebê fazendo sexo”
“Meu novo filme ‘Jerkloose’ se passará em uma cidade pequena onde se masturbar é proibido e jovens fazem na frente de criancinhas para mostrar como é divertido”
“Rir é o melhor remédio. é por isso que eu rio de pessoas com AIDS”
“Acabei de fazer uma piada sobre sodomizar a minha amiga quando ela estava dormindo”
“Queria caçar animais de grande porte, mas sei que isso é moralmente questionável. Então estou indo atrás de caçar alguém para estuprar”
Depois das acusações, Gunn publicou uma série de mensagens no Twitter pedindo desculpas aos fãs:
“As pessoas que seguiram minha carreira sabem como comecei. Me via como um provocador, fazendo filmes e contando piadas que eram escandalosas e tabu para muitos. Como disse publicamente muitas vezes, na medida em que desenvolvi como pessoa, meu trabalho e meu humor também desenvolveram. Não posso dizer que sou melhor, mas sou muito diferente do que eu era passado. A época em que falava coisas só para chocar e ver as reações de todos definitivamente já acabou. No passado, me desculpei pelo meu humor ácido. Me sinto arrependido e realmente quis dizer tudo que disse nas minhas desculpas. Eu sei que é uma declaração estranha e que pode parecer óbvia, mas estou aqui dizendo isso. Esta é a verdade completa: costumava fazer piadas ofensivas, não faço mais. Não culpo meu passado por isso, mas me sinto mais humano e mais criativo hoje. Amo vocês”.
O presidente da Walt Disney Studios, Alan Horn, anunciou a demissão em comunicado:
“As atitudes e declarações ofensivas descobertas no feed do Twitter de James são indefensáveis e inconsistentes com os valores de nosso estúdio, e nós rompemos nosso relacionamento comercial com ele”.