O novo filme de Guillermo del Toro (‘A Forma da Água’), ‘Frankenstein’, está disponível na Netflix, está se tornando um fenômeno de audiência e crítica, gerando uma reação do público que surpreendeu até o próprio cineasta.
Conforme o The Hollywood Reporter, Del Toro revelou que o sucesso do filme, um projeto que ele perseguiu por anos, foi confirmado de uma maneira inusitada:
“Como sou mexicano, tenho o que chamo de teste de imigração. Quando eu passo pela imigração, se eles perguntarem: ‘Em que você está trabalhando?’ Eu digo: ‘Ah, o filme não vai dar certo'”, contou Del Toro. “Mas se eles dizem, ‘Ah, mal posso esperar para ver Frankenstein’, que foi o que começou a acontecer, eu digo, ‘Ah, está acontecendo!'”.
O diretor tem repostado fanarts e depoimentos de pessoas que assistiram ao filme repetidamente, expressando seu choque com a magnitude da recepção:
“O que é insano para mim é a forma como o público reagiu. Nunca em 30 anos tive essa reação. É uma onda gigante de afeto”, diz del Toro. “Tenho recebido comunicações públicas e privadas de cineastas que adoro e adoro, que falam sobre o filme com admiração ou grande orgulho”.
O filme já está sendo aclamado por colegas da indústria:
- Seu amigo de longa data, o cineasta Alfonso Cuarón, comentou em uma exibição recente: “Desde que te conheço, e isso já faz um tempo, você sempre falou em, em algum momento, fazer um Frankenstein. Sua consciência de Frankenstein e do cinema andam juntos”.
- A estrela Margot Robbie disse em outro evento: “Sinto que, Guillermo, este é seu magnum opus, este é o filme para o qual você nasceu”.
Relembre o trailer e siga o CinePOP no Youtube:
Oscar Isaac interpreta Victor Frankenstein, enquanto Elordi dá vida ao seu monstro. O elenco ainda conta com Mia Goth e Christoph Waltz como Elizabeth e Dr. Pretorius, respectivamente.
‘Frankenstein’: Jacob Elordi fala sobre o longo processo de maquiagem para viver o monstro
Na trama, o brilhante e egoísta cientista Victor Frankenstein dá vida a uma criatura em um experimento monstruoso que, no fim das contas, leva à ruína tanto do criador quanto de sua trágica criação.
O filme teve um orçamento estimado em US$ 120 milhões.
“Este filme tem estado na minha mente desde que eu era criança. Tenho tentado dirigi-lo por mais de 20 anos. Algumas pessoas acham que eu sou um pouco obcecado com ‘Frankenstein’, e eles provavelmente estão certos. Com o passar das décadas, o personagem se fundiu com a minha mente que sua história é basicamente uma autobigrafia. Não há nada mais pessoal do que isso,” declarou o diretor.