Halle Berry, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por ‘A Última Ceia’ em 2002, expressou recentemente sua frustração por ainda ser a única atriz negra a conquistar o prêmio.
Em uma entrevista à Marie Claire, Berry lamentou a situação, dizendo: “Estou eternamente irritada por nenhuma mulher negra ter conseguido o Oscar de Melhor Atriz após mim. Isso me entristece continuamente, ano após ano. E certamente não é porque não houve ninguém merecedor”.
Ela citou como exemplos a atuação marcante de Andra Day em ‘Estados Unidos vs. Billie Holiday’ e o papel de Viola Davis em ‘A Voz Suprema do Blues’.
“Eu preferiria ter prêmios ou uma carreira incrível, robusta e brilhante como mulher negra? Eu escolheria a carreira incrível e brilhante em vez de um prêmio, qualquer dia”, concluiu.
Quando ganhou o prêmio em 2002, Berry declarou: “Este momento é muito maior do que eu. Este momento é para Dorothy Dandridge, Lena Horne, Diahann Carroll… E é para cada mulher de cor sem nome e sem rosto que agora tem uma chance porque esta porta foi aberta esta noite”.
‘A Última Ceia’ está disponível no YouTube Play.
A sinopse do filme diz: “Letícia é uma mulher negra que perde o marido, um assassino condenado à morte. Hank é um policial racista que perde o filho por suicídio. Um trágico acidente une essas almas sofridas em um improvável relacionamento, mas um segredo pode destruir tudo”.