sexta-feira, abril 26, 2024

Filmes para assistir no Halloween

 


Esta década é uma das mais marcantes do cinema. Entre grandes surpresas e decepções, fomos apresentados a sequências inusitadas, esperados filmes, várias adaptações de quadrinhos e seriados de Tv’s, entre outras.

  Mas o gênero que estava em queda e que se levantou de uma maneira súbita foi o terror. Mesmo apelando para remakes bem feitos (Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo, O Massacre da Sérra Elétrica, Terror em Amityville), adaptações baseadas o horror japônes (O Chamado, Água Negra), e até o início de uma das franquias mais assustadoras de todos os tempos: ‘Jogos Mortais’. Vamos analisar as alegrias e sustos que este gênero nos deu.

Este boom dos filmes de terror não chega a ser uma novidade para quem acompanha a trajetória da sétima arte. Desde o seu surgimento este estilo traz grande fascínio sobre o público e ciclicamente passa por altos e baixos sem nunca chegar a morrer como, às vezes, declaram alguns desavisados. E o motivo desta fascinação é bastante fácil de explicar, o ser humano tem uma atração irresistível pelo perigo, pela adrenalina e assistir a produções que nos façam sentir muito medo, e por mais que saibamos que no fundo é tudo mentirinha e que não corremos nenhum perigo real, tanto melhor.

O CinePop, então, decidiu fazer um especial sobre o tema, primeiro vamos falar sobre os grandes lançamentos, filme que você pode conferir nos cinemas, ou que acabaram de chegar nas locadoras. Depois partiremos para os clássicos do gênero que encantaram platéias e ainda fazem muita gente roer as unhas. Confira sem medo!

Nas Locadoras este final de Semana

A jornalista Viviane França separou os lançamentos em DVD da semana para comemorar o mês do Halloween, a Warner Bros. lançou três histórias aterrorizantes. Os fãs do terror já podem assistir no sofá de casa ‘Sexta-feira 13 – Edição Especial’, ‘Contos do Dia das Bruxas’ e ‘Colinas de Sangue’.

O primeiro longa da franquia Sexta-feira 13 – Edição Especial (Friday the 13th: Special Edition – EUA/1980 – 95 min. – 34,90 reais), traz um dos mais famosos assassinos do cinema.

Na trama, um garoto chamado Jason, morre afogado no lago do acampamento Crystal Lake, enquanto seus monitores bebem e namoram. Furiosa, sua mãe, Pamela Voorhees, que trabalha no local como cozinheira, tem um surto e assassina não só os monitores, como os campistas que estavam no local. Mas uma garota consegue deter a assassina decapitando-a com um machado. Janson surge então para vingar a morte da mãe. Anos mais tarde, ignorando o histórico macabro do local, um grupo resolve acampar. Um a um, eles são assassinados de forma violenta e cruel.

Os extras chegam com mais de uma hora de extras com cenas cortadas, bastidores, depoimentos do diretor e making of.

O segundo lançamento é Contos do Dia das Bruxas (Trick or Treat – EUA/2008 – 100 min. – 39,90). Um filme com quatro histórias que acontecem de forma interligada, no mesmo bairro na noite do Halloween.

Não deixe de assistir:

Um casal destrói uma abóbora decorada antes da meia-noite e histórias estranhas começam a acontecer: um pacato diretor de escola se revela um serial killer; um velho ranzinza é atacado por um demônio; um grupo de adolescentes enfrenta as consequências de um trote e uma jovem acha que encontrou o homem dos seus sonhos.

Os bônus deste DVD trazem cenas adicionais, produção dos efeitos especiais e um curta animado.

E para terminar, Colinas de Sangue (The Hills Run Red Special Edition – EUA/2009 – 81 min. – 39,90 reais). A história sobre um cinéfilo que, obcecado por um misterioso filme de terror, do qual não existe mais nenhuma cópia, segue até a floresta onde aconteceram as filmagens. Lá, ele e sua equipe descobrem que o filme ainda está sendo gravado e que ficção e realidade se misturam no lugar. Para não se tornarem parte do filme, o grupo passa a lutar por sua sobrevivência.

Os fãs poderão se divertir com o making of e os depoimentos do diretor, do roteirista e do produtor.


Filmes que falam sobre Halloween

Abracadabra
(Hocus Pocus, 1993) – Produzido pela Disney, o filme é um grande clássico do Halloween. A trama é focada na história de três bruxas, que ficaram trancadas em um livro por vários séculos até serem libertadas por três jovens, que visitam a casa das malvadas (exposta em uma espécie de museu) por uma simples travessura de Dia das Bruxas. Uma vez que as bruxas são libertadas, elas começam a unir crianças para poder atravessar o feriado e alcançar a juventude eterna, o que deve ser feito em menos de 24 horas.

Halloween
O primeiro filme do famigerado assassino Michael Myers também se passa em um feriado de Halloween (daí o nome do filme). Na trama, Michael Myers mata sua irmã Judith friamente e é internado por 15 anos. Ao ser transferido, ele acaba fugindo e aterrorizando os adolescentes que comemoravam o Dia das Bruxas. No entanto, ele tem um alvo: encontrar Laurie Strode (interpretada por uma jovem Jamie Lee Curtis) e matá-la, algo que tentaria fazer por mais oito seqüências, uma refilmagem (lançada nos cinemas daqui este ano) e sua sequência (ainda inédita).

Estreia

 

  Jogos Mortais 6 (2009)
Sinopse: A franquia de Jigsaw “se encerra” neste filme que irá desvendar as pontas soltas, criar suas últimas vítimas e desvendar o que havia na caixa deixada ao final do quinto filme. O agente especial Strahm está morto, e o detetive Hoffman é o único a conhecer o verdadeiro legado de Jigsaw. Entretanto, quando o FBI se aproxima de Hoffman, ele é forçado a colocar um jogo em ação, e então o grande plano de Jigsaw finalmente será compreendido.

Futura Estreia

 

Atividade Paranormal (2009)
Sinopse: Um jovem casal se muda para uma casa onde fenômenos inexplicáveis começam a acontecer, eles resolvem filmar tudo a noite, em quanto tentam dormir, pois é o horário em que as Atividades Paranormais normalmente acontecem com maior freqüência.

Estreia: 04 de Dezembro de 2009

Últimos Sustos

Jogos Mortais 5 (2008)
Sinopse: Você acha que acabou? O Jogo só está começando. Em ‘Jogos Mortais 5’, o detetive Hoffman (interpretado por Costas Mandylor no quarto filme) se tornou a única pessoa viva a saber das artimanhas de Jigsaw. Agora, ele precisa eliminar todas as pontas soltas deixadas pelo criminoso.

Jogos Mortais 4 (2007)
Sinopse: Jigsaw e sua aprendiz Amanda estão mortos.
Agora, no rastro da notícia do assassinato da detetive Kerry, dois experientes oficiais do FBI, Agente Strahm e Agent Perez, chegam na assustada unidade policial para ajudar o veterano detetive Hoffman a analisar e resolver o último quebra-cabeça deixado por Jigsaw. A situação piora quando o comandante da SWAT Rigg, vivido por Lyriq Bent no último filme, se envolve no jogo e é obrigado a superar uma série de armadilhas dementes em 90 minutos para salvar um velho amigo, ou encarar consequências fatais. Confira a crítica aqui!

[REC] (2007)
Sinopse: Uma repórter e seu câmera estão fazendo uma reportagem num quartel do Corpo de Bombeiros com a intenção de mostrar o seu dia-a-dia. Mas quando os acompanham a uma de suas saídas noturnas, o que parecia uma ocorrência rotineira de resgate se converterá em um autêntico inferno. Presos no interior de um edifício, os bombeiros e a equipe de televisão se depararão com um horror desconhecido e letal.

Os Estranhos (2007)
Sinopse: Quando o casal Kristen (Tyler) e James (Speedman) chegam à remota casa de veraneio dos pais de James, eles simplesmente querem descasar um pouco depois de uma noite difícil. Mas mal sabem eles que a noite está prestes a se tornar a pior de suas vidas quando três estranhos mascarados surgem em seu recanto aparentemente tranqüilo. Esses misteriosos estranhos têm um prazer doentio em aterrorizar o jovem casal, o que leva Kristen e James ao limite da sobrevivência, onde apenas seus instintos mais brutais podem salvar suas vidas…

Quarentena (2008)
Sinopse: Em ‘Quarentena’, a repórter de TV Angela Vidal e seu cameraman são designados a passar a noite na central do corpo de bombeiros de Los Angeles. É quando vem uma chamada e eles seguem para um prédio no subúrbio. Logo eles descobrem que uma das moradoras foi infectada por algum vírus desconhecido. Rapidamente outros residentes também sofrem ataques, instalando-se o pânico. Todos começam a fugir, e a polícia e o corpo de bombeiros interditam o edifício – mesmo sabendo que ainda há pessoas lá. E a única evidência do que está acontecendo vai ficar gravada no equipamento de filmagem que foi deixado lá dentro.

Ótimos Sustos

1408 (2007)
Sinopse: O hotel Dolphin convida você a ficar em qualquer um dos seus lindos quartos… exceto um. Se você é uma daquelas pessoas que só acredita no que vê, vai mudar de idéia. Prepare-se para entrar no quarto 1408!

Mike é um grande escritor, famoso por desvendar eventos paranormais de lugares ditos mau assombrados. Seu próximo desafio é o quarto 1408 do Hotel Dolphin, um lugar onde ninguém se atreve a entrar há anos. Apesar dos inúmeros avisos do gerente do hotel para não entrar no quarto, Mike tem uma missão a cumprir. Será que ele vai conseguir sobreviver a esta noite? 1408 é um suspense sobrenatural do mestre Stephen King.

Jogos Mortais 3 (2006)
Sinopse: No começo do filme, Jigsaw está desaparecido. Ele e sua aluna Amanda, sua nova aprendiz, desapareceram. Enquanto os policiais tentam encontrá-lo, a doutora Lynn Delon nem imagina que ela se tornará a última presa em seu jogo de morte.

Uma noite, após terminar seu turno no hospital, Lynn é sequestrada e levada a um galpão abandonado onde ela conhece Jigsaw à beira da morte. Sua missão é manter o assassino vivo até que Jeff, uma de suas outras vítimas, complete o seu jogo. Correndo contra o tempo para manter Jigsaw vivo, Lynn e Jeff lutam para tentar sobreviver a seus testes, sem saberem que ele tem grande planos para os dois…

Confira a crítica aqui!


Terror em Silent Hill (2006)
Sinopse: Assustador! Esta é a melhor palavra para definir Terror em Silent Hill.
Com mais de duas horas de duração, o filme dirigido por Christophe Gans, consegue nos “prender” na cadeira, seja por pavor ou interesse que a história desperta.

Baseado no vídeo game de mesmo nome, criado por Akira Yamoaka, a trama narra a história de Rose (Radha Mitchell), uma mãe que desesperada por encontrar uma cura para a doença de sua filha Sharon (Jodelle Ferland), decide partir, contra a vontade do marido Christopher (Sean Bean), para uma abandonada e amaldiçoada cidade. Lugar presente nos sonhos da criança, chamada Silent Hill. Isolada desde que um devastador incêndio assolou o lugar, a cidade vive encoberta por uma constante névoa de cinzas e mergulhada em períodos de total escuridão. Será durante a busca de Rose por Sharon, que desaparece quando chegam à cidade, que conheceremos a verdadeira história do lugar.

Confira a crítica aqui!


Wolf Creek – Viagem ao Inferno (2006)
Sinopse: Mais um filme de terror amedontrador surge nos cinemas em um período que a censura americana destrossa filmes realmente assustadores.
Ainda mais inteligente que os filmes de terror convencionais , este consegue se firmar diferenciando-se dos clichês do gênero, e se torna parecido com um documentário macabro.

Baseado em fatos reais, mostra jornada de três mochileiros no interior da Austrália. No coração do país, isolados, eles chegam até o Parque Nacional Wolf Creek e curtem a deslumbrante paisagem da segunda maior cratera do mundo. Quando decidem partir, ao final do dia, os relógios e o carro dão pane. Os três entram e pânico, até que um caminhão aparece, o motorista oferece ajuda e os leva ao seu acampamento, numa mina abandonada. Mal eles sabiam que a última coisa que forasteiros devem fazer é se meter com um caipira, sobretudo se ele os leva até um fim de mundo e conta histórias esquisitas sobre como matar cangurus e destripar javalis. O risco é não apenas pagar com a própria vida, mas sofrer um bocado antes de entregá-la.

Confira a crítica aqui!


Viagem Maldita (2006)

Sinopse: Viagem Maldita conta a história de uma família que tem seu trailer avariado durante uma viagem através do deserto do Novo México… o que os deixa a mercê de uma gangue de mutantes malucos e deformados. Remake do cult de 1977, Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes), de Wes Craven

O Albergue (2006)
Sinopse:
A história começa muito simples: três jovens que acreditam que suas vidas se resumem a “sexo, drogas e rock´roll”(só que sem o rock´roll), partem para uma viagem até a Eslováquia a fim de conhecer o paraíso de diversão sexual que supostamente existe numa de suas cidades. Ao chegar no local, hospedam-se num albergue e o que parecia ser a melhor viagem da vida deles, começa a transforma-se num pesadelo total, pois algo malígno, nefasto e perigoso parece está escondido no lugar. Algo ligado a terror, morte e tortura fisica e psicológica. Essa descoberta pode mudar para sempre o modo de vida deles, pois lutar pela sobrevivência e conhecer lados obscuros da mente humana pode ser uma experiencia das mais aterradoras. Independente das cenas de impacto, o enredo do filme em si já tem uma temática forte e expressiva, o que provoca bons sustos, tensão e suspense psicológico. Confira a crítica aqui!

O Massacre da Serra Elétrica (2005)
Sinopse: Quatro amigos vão ao méxico assistir a um show. Quando eles dão carona a uma garota louca que se mata dentro do furgão, eles pedem socorro numa cidade no meio do nada. Só que ali moram Vilmer e sua família de psicopatas canibais, incluindo o mascarado Leatherface, que costuma matar as pessoas com uma serra elétrica. Elegido pelo CinePop como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, ‘O Massacre’ consegue unir todos elementos que um assustador filme de terror precisam. Realmente um dos filmes mais fortes e chocantes de todos os tempos.
Confira a crítica aqui!

Massacre da Serra Elétrica: O Início (2007)
Sinopse: A história mostrará um grupo de jovens que cruza os domínios do assassino serial Leatherface e sua família de psicopatas. O filme revelará a origem do conhecido vilão, assim como o motivo do uso de uma moto-serra e da máscara feita de pele humana.

Jogos Mortais (2005)
Sinopse: O mistério começa quando os dois presos tentam juntar as provas deixadas para decifrar como chegaram lá, e mais importante ainda, de como eles poderão fugir.
As pistas se desvendam à medida que suas identidades verdadeiras são expostas e eles percebem que são as próximas vítimas do assassino Jigsaw. ‘Jogos Mortais’ é um filme de terror muito bem elaborado, com inúmeras situações que levam o espectador a adivinhar o final, até o derramamento da última gota de sangue. A cada ato uma reviravolta, a cada reviravolta uma surpresa. O espectador vai ficando cada vez mais assustado e confuso, até chegar em um dos mais finais mais inteligentes já vistos. Um filme que vai deixar seus olhos abertos por um mês. E a luz do quarto acesa por dois. ‘Jogos Mortais’ é a retomada do verdadeiro cinema Terror. Confira a crítica aqui!

Jogos Mortais 2 (2005)
Sinopse: ‘Jogos Mortais 2’ segue a mesma linha narrativa do primeiro: um jogo psicodélico de gato e rato, em que os protagonistas e espectadores tentam ser mais inteligentes que o vilão e os roteiristas. E não conseguimos: o filme consegue nos surpreender!
Enquanto investigam os resultados sangrentos de um terrível assassinato, o Detetive Eric Mason tem a intuição de que trata-se de outro crime de Jigsaw, o notório assassino em série que desapareceu deixando um rastro de corpos — e membros — para trás. E Mason está certo. Jigsaw está agindo novamente. Mas, ao invés de duas pessoas trancadas numa sala com apenas uma impensável saída, há oito. Oito estranhos — desavisados de sua ligação uns com os outros — são forçados a entrar no jogo que desafia sua inteligência e coloca suas vidas em perigo. É claro que a série não pàra por aqui, mas, se a criatividade dos produtores continuar tão frutifera como nos dois primeiros filmes, estamos à frente de uma das melhores séries cinematográficas já criada. Confira a crítica aqui!

Extermínio (2003)
Sinopse:
Homem acorda do coma, e descobre que um vírus transformou a cidade inteira em zumbis. Ele recruta um grupo para lutar por suas vidas. “Extermínio” é, com certeza, um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. As cenas, atuações e histórias são bem elaboradas.
Confira a crítica aqui!

Extermínio 2 (2007)
Sinopse:
No filme, depois de infestada, evacuada, dizimada e abandonada, a Inglaterra recebe dos Estados Unidos ajuda para um esforço de reconstrução, mas quando a população começa a voltar, um novo foco de contaminação pode acabar com tudo.

Sustos Clássicos
A Bruxa de Blair (1999)
Sinopse: Três estudantes de cinema se dirigem à Floresta Black Hills com o objetivo de rodarem um documentário sobre a lenda local, a bruxa Blair. Eles nunca mais são vistos. Um ano depois, seus equipamentos e os negativos de seu filme são encontrados.

O século termina justamente com um dos filmes mais lucrativos da história do cinema e essa produção é justamente um filme de terror. A Bruxa de Balir custou miseráveis U$ 30 mil e rendeu U$ 150 milhões. E você deve estar de perguntando, como isso foi possível? Simples, caro internauta, uma jogada

marketing impecável, Os diretores fizeram o filme com atores de segunda, utilizaram material bem baratinho e o transformaram, através de boatos (com a ajuda já da Internet), em um falso documentário. A estratégia deu super certo, todo mundo queria ver o tal “documentário”. Apesar do sucesso muita gente se sentiu ludibriada (é tudo ficção) e acharam que o filme estava muito aquém de todo o burburinho criado em torno dele.

Pânico (1996)
Sinopse: Uma pequena e pacata cidade está em pânico: um louco, fanático por filmes de terror, está assassinando brutalmente os jovens da cidade, agindo como os maníacos das telas. Primeiro ele telefona, faz perguntas sobre filmes do gênero. Se a resposta estiver errada…

Depois do sucesso de A Hora de Pesadelo esta produção é a responsável por voltar a atrair espectadores às salas de cinema, já que o gênero andava muito em baixa. A grande sacada desta fita foi o uso da meta linguagem, ou seja, um filme de terror que fala justamente sobre os filmes de terror. O estilo agradou em cheio tanto os entendidos no assunto que se divertiam com as inúmeras citações de outros filmes como os não iniciados pois há sustos em profusão. Além das duas seqüências inspirou muitos outros filmes como ‘Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado’.

Entrevista com o Vampiro (1994)
Sinopse: Na São Francisco do século XX, vampiro concede entrevista a jornalista, contando como foi transformado numa criatura das trevas pelo vampiro Lestat, na Nova Orleans do século XVIII.

A escritora do livro desta adaptação, Anne Rice, não queria nem saber de Tom Cruise no papel do vampiro Lestat, depois que viu o resultado se retratou publicamente. Realmente tudo funciona bem no filme, o clima gótico e o elenco com 3 grandes nomes de Hollywood, além de Cruise estão Brad Pitt e Antonio Banderas. Não tem muitos sustos, mas por outro lado, é um dos melhores filmes sobre vampiros já feitos.

Frankenstein de Mary Shelley (1994)
Sinopse: Após à morte da mãe, o jovem Victor Frankenstein deixa sua casa para estudar na Universidade. Em meio ao caos causado pela cólera, ele descobre o segredo da vida, e anima criatura que será eventualmente responsável por sua perdição. Adaptação do clássico de Mary Shelley.

O estilo aqui é barroco e bem carregado, e tem uma direção no mínimo curiosa, a do inglês (que ficou célebre por dirigir filmes baseados nos livros de Willian Shakespeare) Kenneth Brannagh. É muito interessante ver também Robert De Niro, um dos maiores astros de Hollywood, no papel de monstro, coberto por muita maquiagem.

Drácula de Bram Stocker (1992)
Sinopse: Francis Ford Coppola retorna à fonte original do mito de Drácula e fez questão inclusive de manter o nome do escritor no nome do filme. Gary Oldman faz o papel do conde apaixonado que pensa ter reencontrado sua amada que fora assassinada séculos antes e não mede esforços para tê-la de volta.

Classificar esta fita apenas como mais um filme de terror seria no mínimo injusto. Coppola criou uma verdadeira obra de arte. A começar pelo visual deslumbrante e arrebatador.

O elenco é de primeira, com Winona Ryder fazendo o papel de objeto do desejo de Drácula e Anthony Hopkins no de caça vampiros. A produção ganhou 3 merecidíssimos Oscars: de figurinos, maquiagem e efeitos sonoros.

O Silêncio dos Inocentes (1991)
Sinopse: Agente do FBI é destacada para encontrar assassino que tira a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata, encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Esta produção de Johnatan Demme é uma espécie de divisor de águas dos filmes de terror pois foi o primeiro filme do gênero a ganhar o prêmio máximo da cinematografia mundial, o Oscar de Melhor filme daquele ano. Além deste levou a estatueta de direção, ator para Anthony Hopkins, atriz para Jodie Foster e roteiro, feito só conseguido por 3 filmes até agora. A adaptação do best-seller de Thomas Harris é ousada e foi copiado inesgotavelmente nos anos seguintes por inúmeras produções. Deu cria a mais dois filmes Hannibal e Dragão Vermelho, ambos não chegam nem aos pés do original.

Evil Dead – A Morte do Demônio (1983)
Sinopse: Grupo de jovens passa fim de semana numa cabana na floresta. Lá eles descobrem o diário de um arqueólogo e inadvertidamente liberam uma terrível maldição.

Esta produção (que também é conhecida como ‘Uma Noite Alucinante’) é cultuada por muitos apreciadores de filmes de terror e produções B. O orçamento foi realmente baixíssimo, os efeitos especiais escassos, mas o resultado simplesmente apavorante. O clima que o diretor Sam Raimi (que agora está com orçamentos bem mais folgados já que fez Homem-Aranha e está terminando a continuação) cria é de arrepiar os cabelos do mais duro machão.

Não assista este Evil Dead sozinho e à noite, você vai morrer de medo. Há mais duas seqüências, mas não se igualam ao original, enveredando inclusive para a linha do humor. A boa notícia é que Raimi já declarou em entrevistas que estaria interessado em fazer uma quarta parte da franquia.

Poltergeist – O Fenômeno (1982)
Sinopse: Uma família inteira se vê ameaçada por estranhos fenômenos que se sucedem em sua casa. A filha mais nova desaparece dentro de uma tela de TV e só a intervenção de uma médium poderá revelar o mistério.

O clima de pavor aqui é acentuado pelo fato de uma menina muito pequena viver as piores situações. O fato dela ficar presa numa tela de TV também faz com que sintamos muito medo mesmo, inclusive do próprio aparelho em que vemos o filme. Pensa-se seriamente em jogar a televisão pela janela. As continuações (obviamente mais fracas) são Poltergeist (2) – O Outro Lado e Poltergeist (3) – O Capítulo Final

O Iluminado (1980)
Sinopse:
Homem enlouquesse e tenta matar mulher e filho em um assustador Hotel.

Stanley Kubrick era genial e seu “O Iluminado” não é apenas uma das melhores adaptações de Stephen King, é também um dos grandes filmes de terror do cinema. Inexplicavelmente, King não ficou satisfeito com essa adaptação (existe uma outra versão – muito inferior a essa primeira – de “O Iluminado” feita em 1997, não sei se com essa King ficou feliz).
Kubrick fez um filme impecável, e quem já assistiu deve se lembrar do mórbido hotel (locação das mais geniais) no qual a família Torrance passa pelas mais horripilantes situações.


Halloween (1978)

Sinopse: Michael Myers foge de um hospital psiquiátrico, depois de 15 anos de tratamento, por causa da morte da irmã, e volta à cidade onde ocorreu o crime para continuar com o banho de sangue. Este é um clássico (custou parcos U$300 mil e rendeu mais de U$ 55 milhões só nos EUA) por vários motivos, o primeiro por que transformou Jamie Lee Curte (então com apenas 19 anos) em diva das produções de terror, ela virou parâmetro de atuação neste tipo de filme (muitos, muitos gritos). O segundo motivo é por que foi dirigido por ninguém menos que John Carpenter, responsável por muitos outros bons filmes de horror como Vampiros, Eles Vivem, A Cidade dos Amaldiçoados e O Enigma do Outro Mundo. E por último por ter a trilha sonora mais hipnotizante que se tem notícia. Depois vieram inúmeras e cansativas seqüências. A última é Halloween:Ressurreição.


O Exorcista (1973)
Sinopse:
Menina de 12 anos (Linda Blair) é possuída pelo demônio. Sua mãe pede ajuda para a igreja e recebe a visita do religioso Damien Karras, um padre psicologicamente perturbado por questionar sua própria crença e que não se sente capaz de executar a tarefa sozinho, pede ajuda a um outro padre mais experiente. Juntos tentarão exorcizar o mal que controla a garota.

A partir deste filme considerado como o clássico absoluto de terror o gênero nunca mais foi o mesmo recebendo inclusive 10 indicações ao Oscar, vencendo a de melhor som e de roteiro adaptado. A fita ficou tão boa quanto o livro e deixou muita gente sem dormir durante muito tempo.

O Massacre da Serra Eletrica (1973)
Sinopse: Grupo de jovens em visita ao Texas é atacado por família de maníacos que os elimina com a ajuda de uma serra elétrica.

O diretor, Tobe Hooper, é o mesmo que depois faria outros clássicos do gênero como Poltergeist e A Hora de Pesadelo. Mas este Massacre é o preferido de muitos e treme-se mais na cadeira quando sabemos que foi a história baseada em fatos reais. Depois deste vieram. O Massacre da Serra Elétrica 2, O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno e O Massacre da Serra Elétrica – O Massacre Final e o remake.

A Noite dos Mortos Vivos (1968)
Sinopse:
Meteorito radioativo traz os mortos de volta à vida. Sete seres humanos são encurralados numa fazenda pelos zumbis canibais, vivendo noite apavorante.

Este genial filme de George Romero (de baixíssimo orçamento) revolucionou o cinema. Tanto é que sua fórmula foi copiada inúmeras vezes. A sensação de claustrofobia vivida pelos personagens é passada fielmente aos espectadores, o que nos faz sentir quase que na pele todo o horror que eles vivem. Depois vieram Zombie – O Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos, muito inferiores a este primeiro.

O Bebê de Rosemary (1968)
Sinopse:
Jovem casal muda para prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido se envolver com os vizinhos.

Os típicos personagens dos filmes de terror saem de cena e entra o pavor no dia-a-dia de pessoas comuns como você ou sua tia. Tudo começa como um filme leve e até romântico e pouco o pouco Roman Polanski vai carregando o ambiente até deixá-lo totalmente sufocante. Imagine que uma indefesa grávida tem de lutar contra uma demoníaca seita que quer roubar o seu bebê. Completamente apavorante mesmo tendo mais de 30 anos.

Matéria feita por: Renato Marafon/ Andrea Don / Viviane França

Mais notícias...

Artigo anterior
Próximo artigo

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS