segunda-feira, março 18, 2024

‘Chernobyl’: Jared Harris relembra o choque ao assistir notícias sobre o desastre nuclear

Embora os eventos representados na série ‘Chernobyl’ sejam horríveis, agonizantes e difíceis de assistir, é importante lembrar que a série é baseada em eventos reais. Em 26 de abril de 1986, o reator número 4 da Usina Nuclear de Chernobyl explodiu, causando o pior desastre nuclear da história da humanidade até hoje.

Para o ator Jared Harris, intérprete do cientista Valery Legasov na série da HBO, as memórias do desastre ainda são bastante vívidas, mesmo após três décadas.

Durante uma entrevista no programa Late Night, com Seth Meyers, Harris contou suas lembranças do desastre de Chernobyl e a reação sob o ponto de vista da Inglaterra, na época, o que mostra o quão extenso foi o impacto.

“Eu me lembro muito bem”, disse Harris. “Eu morava em Londres, e em todas as notícias eles nos alertavam sobre a nuvem radioativa que carregava as partículas expelidas do reator. Estavam causando doenças devastadoras em Belarus, Ucrânia, Alemanha e partes da Suécia, e logo chegariam à Inglaterra. Nos alertavam para não sair se chovesse, para não beber leite e abater qualquer animal que pastasse na grama, eles tiveram de abater todos esses animais. Sim, eu me lembro muito bem disso.”

Após o perigo imediato e a nuvem radioativa se dispersarem, o perigo geral em torno da Usina Nuclear de Chernobyl permanece. O reator com compostos altamente radioativos deve permanecer liberando elementos venenosos por até 20.000 anos, enquanto a área em torno da usina deve ficar isolada por centenas de anos, dependendo do seu nível de contaminação.

A série é exibida pelo canal HBO e conta a história do desastre nuclear de 1986 – uma das maiores catástrofes causadas pelo homem – e os sacrifícios feitos para salvar a Europa de consequências inimagináveis.

Assista ao trailer:

O elenco inclui Jared Harris, Stellan Skarsgård, Joshua Leese e Emily Watson.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS