quarta-feira, abril 24, 2024

Homem-Aranha (2002) Completa 20 Anos | Conheça 10 Atores que QUASE Viveram o herói no Filme

Parece que foi ontem que o mundo presenciou a consolidação do gênero dos super-heróis no cinema, com a estreia da muita aguardada primeira superprodução do personagem Homem-Aranha nas telonas. Em 1978, os quadrinhos recebiam seu primeiro blockbuster nas formas de Superman – O Filme, a primeira obra baseada no material a ser tratada de forma séria e adulta, contando com alguns dos maiores nomes da época no elenco, vide Marlon Brando e Gene Hackman. O longa deu origem a uma bem-sucedida franquia na década de 80. Depois, foi a vez do companheiro de editora do Homem de Aço seguir pelo mesmo caminho, com o sombrio Batman (1989) – que trazia Jack Nicholson, um dos grandes astros do período impulsionando a produção. Mas enquanto a DC dominava, a Marvel lutava para tirar algum filme digno do papel – e o Homem-Aranha começava sua eterna pré-produção ainda na década de 1980.

O filme do personagem que é para a Marvel o que o Mickey é para a Disney passava pelas mãos de tudo que é estúdio, de tudo que é produtor e diretor, tentando encontrar a luz do dia. Finalmente, o sonho se tornava realidade – após as boas recepções de filmes da casa, vide Blade – O Caçador de Vampiros (1998) e, principalmente, X-Men (2000). Assim, nas mãos da Columbia (Sony), o estúdio desembolsava estrondosos US$139 milhões para a produção, a fim de fazer de Homem-Aranha um dos grandes filmes da época. E claro, como sabemos deu muito certo. Depois de uma dança das cadeiras de diretores, o comandante escolhido para o projeto era Sam Raimi – que vinha de filmes de terror e não tinha muita experiência com orçamentos deste porte. Raimi, no entanto, conseguiu dar personalidade ao blockbuster.

O próximo passo era escolher o protagonista, que iria interpretar ambos o herói Homem-Aranha, quanto sua identidade secreta, o nerd Peter Parker. Como sabemos, Tobey Maguire foi o eleito e segue como o intérprete do personagem preferido de muitos. Mas, Maguire não foi a primeira escolha, e antes dele outros atores quase ficaram com o papel muito desejado. Confira abaixo o seleto grupo de artistas que quase foram o Homem-Aranha no cinema.

Leonardo DiCaprio

Durante a década de 1990 foi quando o filme do Homem-Aranha chegou bem perto de acontecer. Nessa fase da pré-produção o megalomaníaco James Cameron era o nome atrelado à direção do projeto. Durante essa mesma fase, o cineasta responsável por Titanic (1997) afirmou que não via outra pessoa vestindo o uniforme do herói que não fosse Leonardo DiCaprio. O filme não aconteceu naquela época, mas quando finalmente estava para sair do papel no início dos anos 2000, DiCaprio seguiu cotado para viver o personagem. No fim das contas foi Tobey Maguire, amigo pessoal do astro, quem ficaria com o papel.

Michael Jackson

Essa era uma das hipóteses mais bizarras. O fato é que Michael Jackson, assim como o diretor Steven Spielberg, tinha o que chamam de síndrome de Peter Pan, ou seja, é uma eterna criança. Jackson adorava tudo em relação à cultura pop, e em especial filmes de terror, desenhos animados e super-heróis. Ele estrelou inclusive o curta Captain EO, que tinha clima de superprodução, dirigido por Francis Ford Coppola (e com roteiro de George Lucas), para uma atração do parque temático da Disney. Além de emprestar sua voz a um episódio dos Simpsons. Assim, nada mais natural que Jackson estivesse muito interessado em interpretar o Homem-Aranha nas telonas. Era o que afirmava o criador do personagem, Stan Lee. O fato provavelmente teria se passado nos anos 80.

James Franco

Sim, o “cancelado” James Franco está no elenco do primeiro Homem-Aranha e em suas duas continuações, no papel de Harry Osbourne, o melhor amigo do protagonista. Mas o fato é: antes de ser escalado para viver o jovem ricaço, Franco foi um dos atores que fez teste para o papel principal e terminou não sendo escalado. Segundo as más línguas, Franco teria feito comentários depreciativos sobre a aparência do protagonista Tobey Maguire, o que levou a um clima pesado nos bastidores. Reza a lenda que Maguire e Franco não se deram, com o primeiro confessando sua falta de apreço pelo colega.

Não deixe de assistir:

Freddie Prinze Jr.

Astro adolescente dos anos 1990, Freddie Prinze Jr. ficou conhecido pelo terror slasher Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997), sua sequência (1998) e a comédia romântica Ela é Demais (1999). No início dos anos 2000 foi o Fred dos infantis Scooby-Doo. Curiosamente, na mesma época do primeiro Scooby-Doo, o ator foi um dos que chegaram a fazer teste para o papel principal em Homem-Aranha. De fato, alguns apontavam Prinze Jr. como um dos finalistas para o personagem. Por outro lado, o diretor Sam Raimi teria feito comentários pouco amistosos em relação a uma possível escalação do jovem ator no papel, dizendo de forma nada elogiosa que ele não teria chegado nem perto de conseguir. Ouch!

Edward Furlong

Conhecido por personificar John Connor na infância no sucesso estrondoso O Exterminador do Futuro 2, o jovem Edward Furlong era um dos atores que mais interessavam o estúdio para protagonizar Homem-Aranha. E isso talvez tenha vindo lá de 1996, quando James Cameron ainda estava atrelado ao projeto e via Furlong como finalista ao cargo – os dois haviam trabalhado juntos no citado blockbuster de 1991. O problema é que ele havia se tornado um garoto-problema, sendo associado ao uso de drogas e comportamentos erráticos – o que poderia dificultar a produção. No fim das contas, Edward Furlong não ficou com a vaga.

Heath Ledger

Outro jovem talento da época, o saudoso Heath Ledger havia despontado para a fama graças à bem-sucedida comédia romântica adolescente 10 Coisas que Eu Odeio em Você, de 1999. Isso o colocou como um dos favoritos para protagonizar a superprodução do herói da Columbia. Ledger era outro por quem o estúdio demonstrava grande interesse. No fim das contas, o ator terminou partindo para protagonizar o fiasco épico As Quatro Plumas no mesmo ano. E como sabemos, ficaria imortalizado ao personificar não um herói, mas o vilão Coringa em Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), seu último trabalho completo antes de sua morte precoce.

Josh Hartnett

O ator Josh Hartnett era promessa de estrelato ainda em sua juventude, e logo em seu primeiro papel nas telonas, chamou atenção no terror Halloween H20 (1998), vivendo o filho de Jamie Lee Curtis. Depois seguiram Prova Final, de Robert Rodriguez, e As Virgens Suicidas, de Sofia Coppola. O ano divisor de águas em sua carreira seria 2001, quando protagonizou duas superproduções de guerra bastante badaladas: Pearl Harbor, de Michael Bay, e Falcão Negro em Perigo, de Ridley Scott. Depois disso, o ator nunca conseguiu estrelar algo de muito significativo, talvez devido a escolhas ruins em sua carreira – como ter recusado o papel protagonista de Homem-Aranha. Isso mesmo, ao contrário dos demais que perderam o papel, Hartnett simplesmente esnobou a oferta para o blockbuster. Pior para ele.

Wes Bentley

Outro ator cujos 15 minutos de fama já passaram, Wes Bentley chamou bastante atenção no fim dos anos 1990 quando viveu o filho maconheiro reprimido de um militar linha dura em Beleza Americana. Tudo que o rapaz queria era se apaixonar pela vizinha e filmar sacos plásticos voando pelo ar. Bentley também chegou a fazer teste para ser o Homem-Aranha, mas ele possuía um diferencial: tinha o público e os fãs ao seu lado. Acontece que na época, grande parte dos fãs do personagem e do público tinha Wes Bentley como ator preferido para o papel. De fato, o estúdio o considerou seriamente para a vaga. Mas no fim das contas, ele terminou perdendo para Tobey Maguire, como sabemos. E foi uma escolha acertada do estúdio.

Topher Grace

Famoso pelo seriado cômico That 70’s Show – que ganhará um novo programa intitulado That 90’s Show (divulgado recentemente) -, onde viveu o adolescente franzino Eric Forman, ainda em 1998, Topher Grace nunca fez muito sucesso no cinema – apesar de já ter estrelado diversos filmes, em especial comédias. Um de seus trabalhos mais famosos ocorreu justamente na franquia Homem-Aranha, quando o terceiro longa (2007) interpretou o antagonista Eddie Brock e seu alter-ego Venom. Hoje, personagens vividos por Tom Hardy em filmes solo. Porém, antes disso, Grace chegou a fazer teste para o papel de Peter Parker no primeiro filme. Já imaginou?

Scott Speedman

Terminando a lista, agora trazemos Scott Speedman, ator mais conhecido por programas de TV do que filmes para o cinema propriamente. Speedman tem jeitão de galã, e até ficaria bem como Peter Parker. O ator fez fama com o drama adolescente Felicity, criado por J.J. Abrams ainda em 1998. No cinema, substituiu Brad Pitt em Duets – Vem Cantar Comigo (2000), estrelou os dois primeiros Anjos da Noite (2003 e 2006) e Triplo X 2 – Estado de Emergência (2005). Speedman chegou a fazer teste para o papel protagonista de Homem-Aranha, mas como sabemos não passou.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS