sábado, abril 27, 2024

‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ | Como Donald Glover influenciou na criação de Miles Morales?

Fazendo sua estreia nos quadrinhos em agosto de 2011, o jovem Miles Morales não demorou para assumir o manto do Homem-Aranha no Universo Ultimate (uma dimensão paralela ao universo principal, o 616, que trazia versões mais atuais dos heróis clássicos da Marvel e que foi bastante popular nos anos 2000). Sendo um jovem negro de origem latina, o garoto conseguiu repetir o feito de Peter Parker nos anos 60 ao dialogar, por meio de histórias muito bem escritas, com as situações e problemas típicos dos jovens da época, criando um vínculo forte de identificação entre personagem e leitor. E quatro anos mais tarde, com o fim da linha Ultimate, a Marvel se viu incapaz de “se livrar” do personagem e encontrou um meio de convergir esses universos, mantendo alguns heróis. E foi assim que Miles chegou ao Universo 616, onde se tornou amigo de Peter e vem trilhando sua própria história na ‘Série A’ das HQs desde então.

E desde 2018, com o lançamento do espetacular Homem-Aranha no Aranhaverso, Miles conseguiu furar a bolha das histórias em quadrinhos e começou a conquistar o público que não se liga tanto nas mirabolantes tramas das HQs. E para um personagem de quadrinhos, nada melhor que cativar públicos diferentes, porque isso costuma significar uma popularidade ainda maior para si. E foi o que aconteceu. Atualmente, o Homem-Aranha segue como um dos três super-heróis mais populares de todos, mas já começa a haver uma certa dualidade quanto a sua identidade secreta. Se perguntar para algumas crianças mais jovens, é bem capaz que respondam à pergunta “quem é o Homem-Aranha” com “Miles Morales” e não “Peter Parker”. E isso é muito legal, porque mostra que realmente qualquer um pode ser o Homem-Aranha, que é a grande mensagem por trás do icônico traje aracnídeo que domina a Cultura Pop desde os anos 60.

Essa parceria icônica vem dando tão certo que já é possível encontrar essa relação de mentoria e amizade em diversas mídias, como os quadrinhos, os videogames, as séries animadas e até nos cinemas. Ainda não houve um crossover em Live Action. Porém, parece ser apenas questão de tempo para que isso ocorra, já que Miles foi indiretamente citado em dois filmes do Aranha no MCU. Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), o tio de Miles, Aaron Davis, o Gatuno, foi interpretado por Donald Glover e estrelou uma cena em que foi interrogado pelo Aranha (Tom Holland). Já em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), ele é indiretamente citado quando o Electro (Jamie Foxx) brinca com o Peter de Andrew Garfield, dizendo que deve haver um Homem-Aranha negro por aí em algum lugar.

O mais curioso de terem escolhido Donald Glover para viver a versão Live Action do tio de Miles é que ele é um tipo de padrinho do personagem na vida real, sendo intrinsecamente ligado ao herói em diferentes mídias. A primeira, e talvez mais importante, ligação dele foi ter servido de inspiração para a criação do próprio Miles Morales.

Donald Glover interpretou o tio de Miles, Aaron Davis, em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”

Para entender melhor, é necessário voltar para a década passada. Na época, a Sony passava por uma crise financeira e, após o cancelamento de Homem-Aranha 4, de Sam Raimi, anunciou que haveria um reboot na franquia do herói, que seria interpretado por um novo ator e se passaria em um outro universo. Com essa notícia, em maio de 2010, o jornalista, roteirista e quadrinista Marc Bernardin escreveu um artigo para o Gizmodo entitulado: “A última coisa que o Homem-Aranha deveria ser é outro cara branco“, em que questionava se não era hora do mundo ver um Cabeça de Teia sendo interpretado por um ator negro ou de origem latina.

Isso rendeu uma série de comentários racistas e xenofóbicos, mas também inspirou o jovem humorista Donald Glover, que brilhava como o Troy da série Community, a lançar uma campanha nas redes sociais para que ele interpretasse o próximo Homem-Aranha nos cinemas. Para reforçar a campanha do ator, os produtores da série o colocaram com um pijama do Homem-Aranha em uma cena logo no primeiro episódio da segunda temporada. Com a #donald4spiderman, o ator queria chamar a atenção da Sony, o que não aconteceu, já que o escolhido para iniciar a nova franquia foi Andrew Garfield, mas definitivamente atraiu olhares que mudariam de uma vez por todas a trajetória do herói.

Essa cena aparece como um easter egg em “Homem-Aranha no Aranhaverso”

Originalmente, já havia um debate interno na Marvel desde 2008, quando Barack Obama assumiu como presidente dos EUA, de trazer mais heróis negros para esse universo alternativo, mas não havia um consenso. Com a repercussão da campanha de Glover e sendo fã da série, a principal mente por trás do Universo Ultimate, Brian Michael Bendis, assistiu ao episódio e teve uma ideia ousada. Como a linha Ultimate era mais permissiva a mudanças, Bendis decidiu matar Peter Parker, que já estava desgastado naquele universo, e revolucionar o Homem-Aranha inserindo um jovem que parecesse com Donald Glover, mais jovem que Peter, para assumir o manto e preencher os roteiros com problemas mais próximos aos dos jovens da época.

Não deixe de assistir:

E assim, com inspiração direta, assumida pelo quadrinista, no ator, Miles Morales nasceu e rumou ao estrelato, rompendo a ideia original de mantê-lo apenas nesse universo alternativo e ganhando seu espaço no Universo 616. Mas a ligação de Glover com o personagem não parou por aí.

Na primeira aparição de Miles Morales em séries animadas, que aconteceu em Ultimate Homem-Aranha – exibido no Brasil pelo antigo Disney XD, os produtores convidaram o próprio Donald Glover para interpretá-lo na animação. Ou seja, além de ser a inspiração para a criação do personagem, Glover foi o primeiro a interpretá-lo em uma produção oficial da Marvel.

E como já dito no começo do texto, tudo indica que ele também será responsável pela introdução do herói no MCU. Em De Volta ao Lar, inclusive, havia uma cena em que ele conversaria com o sobrinho por telefone, justificando seu atraso por estar preso no carro pela teia do Homem-Aranha, encerrando sua participação com a frase: “Não vou conseguir chegar a tempo, Miles”. A cena foi gravada e está nos bônus do Home Video do filme. Infelizmente, ela não entrou no corte final.  O mais legal de toda essa relação é que Glover é um grande fã do universo do Homem-Aranha e por meio de seu trabalho, conseguiu inspirar uma mudança radical no cânone do herói, que passou a ter dois ícones carregando o manto, cada um com seu ideal e forma de agir, mas ambos se tornando lendas do Universo Marvel.

A nova aventura de Miles Morales está em cartaz nos cinemas em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS