domingo, abril 28, 2024

‘Homem-Aranha: Longe de Casa’ | 10 curiosidades do filme mais controverso da nova franquia do herói

Controverso desde seu lançamento, Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) se tornou um daqueles casos de “ame ou odeie”. Enquanto alguns adoram a aventura descompromissada do Cabeça de Teia pela Europa, há quem não suporte o Homem-Aranha deixar suas responsabilidades para tirar férias. Fato é que apesar das críticas mistas, a bilheteria garantiu a existência de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), que se tornou um verdadeiro fenômeno. Mas seja você um fã ou um hater do longa, separamos dez curiosidades sobre o filme. Confira!

Origem secreta

Logo no comecinho do filme, na fundação de caridade gerida pela Tia May, é possível ver um cartaz de luta livre que anuncia uma luta de “Crusher Hogan”. Nos quadrinhos, mais especificamente em The Amazing Fantasy #15, esse é o nome do Lutador Mascarado que Peter Parker enfrenta quando decide usar seus poderes para ganhar dinheiro nos ringues.

Happy Hogan

Apesar do “sobrenome”, o Crush Hogan não tem parentesco com o assistente de Tony Stark, Happy Hogan. Falando em Happy, o ator que dá vida ao Homem-Aranha da franquia, Tom Holland, disse algumas vezes que o Happy é um de seus personagens favoritos do MCU e que considera ele um grande padrinho dos grandes heróis desse universo.

Mysterio

O grande vilão do filme é o Mysterio. No entanto, isso só é revelado na reta final do longa, fazendo o grande plot twist da história, já que ele inventa uma narrativa absurda para se vender como herói. Mas já era possível ver que o personagem estava seguindo Peter Parker ao longo do filme, quando ele aparece “disfarçado de turista” atrás do garoto na sequência em Veneza.

Amou a roupa

Não deixe de assistir:

Diferentemente da maioria dos vilões do Universo Cinematográfico Marvel, o Mysterio passa grande parte do filme usando seu traje de supervilão, até mesmo em cenas comuns. Originalmente, ele usaria várias roupas “civis”, mas o ator Jake Gyllenhaal amou tanto seu uniforme que simplesmente começou a recusar vestir outros figurinos, e a produção acabou gostando da ideia e deixou ele perambulando por aí com a roupa verde e roxa.

Cheio das referências

Ainda falando do uniforme do Mysterio, o pessoal da produção decidiu tomar os heróis do MCU como referência para dar um jeitão de super-herói para o personagem, o que combina com a trama do vilão no filme. As referências usadas foram o Homem de Ferro, o Visão, Doutor Estranho e o Thor. Já o capacete, feito de CGI, foi inspirado nos quadrinhos clássicos. Por isso, eles deixaram de lado a “funcionalidade” do capacete e focaram em como ele pareceria legal.

Perto de Casa

Além de ser britânico, Tom é torcedor do Tottenham. O jogador Son já fez uma comemoração em homenagem ao herói.

Apesar do filme se chamar “Homem-Aranha: Longe de Casa”, o ator que dá vida ao Cabeça de Teia, Tom Holland, é britânico. E como a sequência final foi gravada em Londres, ele estava, na verdade, bem perto de casa.

Tom Netherlands

Em dado momento, Peter Parker acorda em uma prisão holandesa todo machucado e trajado com uma camisa da Seleção Holandesa junto a vários torcedores da Laranja Mecânica. Além da cena fazer uma piada com o sobrenome do ator, a sequência traz esses torcedores que provavelmente foram presos após beberem todas em um jogo e importunarem os outros e acabaram se juntando a ele na cela. A camisa é um modelo oficial da temporada 2018/19. Então, como o filme se passa em 2023, já era uma camisa ultrapassada.

Despedida

Homem-Aranha: Longe de Casa foi o último filme da Marvel a ser lançado na China. Isso porque após superar os EUA como o maior mercado cinematográfico do mundo em 2020, a China passou a regulamentar quais filmes podem ou não estrear por lá, como estratégia para fortalecer seu mercado de cinema interno. Por isso, os filmes da Marvel, que dominavam as salas de cinema, incluindo os da Sony, não foram mais lançados nos cinemas do país desde então.

Bolso cheio

Apesar das críticas mistas, Longe de Casa foi um grande sucesso de bilheteria. Além de ter se tornado o primeiro filme da franquia Homem-Aranha (envolvendo as três versões cinematográficas) a superar a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria, ele foi a quarta maior bilheteria de 2019 e fechou o ano como a maior bilheteria da história da Sony. Atualmente, o filme ocupa o posto de segunda maior bilheteria da Sony, sendo superado por Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), que fez pouco mais de US$ 1,9 bilhão.

Skrulls por toda parte

Logo na primeira cena do filme, Maria Hill chama Nick Fury de “Nick”, sendo que é quase convencionado que todos chamam o agente de Fury. Inclusive, a única pessoa a chamá-lo de Nick havia sido o próprio Talos, em Capitã Marvel (2019). Falando nela, foi neste filme que Carol Danvers foi chamada pela primeira vez de Capitã Marvel. Peter pergunta ao “Fury” se não podem chamá-la para ajudar, no que ele acaba recebendo uma negativa bem grosseira por parte do espião. Ao fim do filme, é revelado que o Fury de verdade está no espaço e que Talos tomou seu lugar na Terra. A consequência dessa trama será vista em breve na série Invasão Secreta (2023).

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS