O herói Homem de Ferro se tornou um dos mais amados pelos fãs dos quadrinhos e do MCU, sendo também fundamental para a carreira de Robert Downey Jr.
Antes de conquistar o papel, o intérprete do personagem enfrentava um delicado momento em sua carreira profissional e vida pessoal, em virtude dos seus antigos vícios com álcool e drogas, que resultaram até mesmo em sua prisão nos anos de 1997 e 1999.
E em uma entrevista recente ao talk show A Late Show with Stephen Colbert, Downey Jr. refletiu sobre sobre o impacto do personagem em sua reabilitação e reintegração na indústria cinematográfica, após anos de luta contra um vício e comportamentos nocivos que quase lhe custaram sua carreira.
Na ocasião, o astro ainda ponderou que “a maior alegria foi poder viver essa experiência participando dela”.
Em sua fala, o astro ainda salientou como sua história de vida se assemelha a alguns aspectos da jornada do herói de Tony Stark:
“Eu acredito que estamos, apesar dos feedbacks atuais, em uma indústria que perdoa muito. Eu tive muita sorte e meus maus comportamentos aconteceram na era pré-internet. Mas eu creio que eu meio que sempre tive um pouco de uma psicologia moral e eu sempre quis fazer a coisa certa, o que não conta muito. E eu tomei no queixo. Eu penso que sempre que enfrentamos um verdadeiro período de humilhação – e digo isso a partir da minha experiência com outras pessoas… Eu dou credito a elas por sacudirem a poeira e levantar. E eu acho que isso é algo bem americano, essa questão de cair, levantar e se reconstruir. E de uma forma bem estranha, essa é a jornada do herói. E por sinal, eu consigo me identificar muito com o Tony Stark, na época em que eu o interpretava”.
Além de fazer história como Tony Stark nos filmes da Marvel, o ator também conseguiu popularizar ainda mais o personagem ‘Sherlock Holmes‘ em seus dois filmes.