Os roteiristas Al Gough e Miles Millar, conhecidos por criarem séries de sucesso como ‘Smallville’ e ‘Wandinha’, revelaram detalhes sobre um roteiro descartado de ‘Homem de Ferro’, escrito por eles por volta de 2008. O que chama a atenção é que essa versão do filme contava com Tom Cruise no papel de Tony Stark, e o ator tinha interesse no projeto.
Segundo o Comicbookmovie, Gough e Millar contaram como o roteiro surgiu.
“[O fundador da Marvel Studios] Avi Arad nos procurou depois de [escrevermos a história de] Homem-Aranha 2”, explicou Gough. “Eles disseram: ‘Pessoal, temos outra joia da coroa, que é o Homem de Ferro'”.
Relembrando a reunião, Gough disse que eles visitaram os modestos escritórios da Marvel Studios na Toy Biz, empresa de Arad.
Ele continuou: “Para ser sincero, eu não conhecia o Homem de Ferro. Avi disse: ‘Perfeito. Ele é assim: um bilionário que vende armas, tem um problema com álcool. Sofreu um acidente, agora está tentando consertar as coisas, melhorar'”.
Gough e Millar trabalharam no roteiro por cerca de um ano. Eles o apresentaram a Kevin Feige (presidente da Marvel Studios) e Avi Arad, mas a ideia não avançou.
“Então, fizemos um rascunho, vários rascunhos. Trabalhamos nisso por provavelmente um ano. Entramos com Kevin [Feige] e Avi, e acho que [o fundador da New Line Cinema, Robert Shaye] leu. É uma coisa interessante com gerações tentando ainda se conectar com o que é um super-herói”, acrescentou.
“Ele ficou preso na ideia de que o Homem de Ferro poderia voar, porque o Superman podia voar”, disse Gough, lembrando que saíram da reunião pensando que o filme não iria para frente com aquela equipe.
Millar confirmou que Tom Cruise era a principal escolha para interpretar Tony Stark e que o ator estava seriamente considerando seu primeiro papel como super-herói. “Eles queriam o Tom Cruise, e eu acho que ele estava interessado”.

