Elenco:
Guillermo Francella
Eva De Dominici
Aurora Quattrocchi
Direção: Mariano Cohn, Gastón Duprat
Gênero: Comédia
Duração: 110 min.
Distribuidora: Disney
Orçamento: US$ 5,5 milhões
Estreia: 20 de Novembro de 2025
Sinopse:
Em HOMO ARGENTUM, a trama expõe a hipocrisia de muitos personagens que vivem a vida na cidade grande.
Crítica:
Curiosidades:
» O filme gerou uma grande controvérsia no cenário político da Argentina, especialmente após o presidente argentino, Javier Milei, manifestar total apoio ao filme;
» O filme argentino ‘Homo Argentum‘, sucesso absoluto de bilheteria em seu país de origem, é produzido pela Pampa Films e distribuído pela The Walt Disney Company, o longa de 110 minutos dirigido por Gastón Duprat e Mariano Cohn é composto por 16 pequenas histórias, cada uma com duração entre 1 e 12 minutos, todas estreladas por Guillermo Francella em papéis muito diferentes. Cada uma é independente, mas, juntas, formam uma reflexão cômica sobre o presente, com uma crítica social contundente.
» Muito conhecidos pelo público brasileiro, Duprat e Cohn já assinam diversas produções disponíveis no Disney+, como as séries “Meu Querido Zelador” (2022), “O Faz Nada” (2023) e “O Museu” (2024). A dupla é referência no cinema latino-americano, com títulos como “O Homem ao Lado” (2009), “O Cidadão Ilustre” (2016) e “Competição Oficial” (2022), todos marcados pelo humor inteligente e pela crítica social refinada.
» Guillermo Francella, um dos atores mais queridos e versáteis da Argentina, também é bastante reconhecido no Brasil por sua trajetória no cinema e no streaming. Ele estrelou o vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro, “O Segredo dos Seus Olhos” (2009), além de sucessos “O Clã” (2015), “Minha Obra-Prima” (2019) e “O Roubo do Século” (2020). No Disney+, protagonizou “Meu Querido Zelador”, reforçando sua parceria de longa data com Duprat e Cohn.
» Essa combinação — diretores aclamados e um protagonista já familiar ao público brasileiro — tem contribuído para ampliar o alcance das produções do trio no país, que conquistam fãs pela mistura de humor ácido, observação social e personagens memoráveis.
» Desde sua estreia em agosto de 2025 na Argentina, “Homo Argentum” foi assistido por mais de 1,7 milhão de espectadores, tornando-se o filme de maior bilheteria pós-pandemia no país. A produção remete à era de ouro do cinema italiano e se destaca por retratar diversas facetas da identidade argentina com irreverência, graça e uma crítica social afiada.
» Além de Francella, o elenco do filme ainda conta com nomes como Eva de Dominici, Millo J, Miguel Granados, Clara Kovacic, Vanessa González, Juan Luppi, Gastón Sofriti, Dalma Maradona e Guillermo Arengo.
Trailer:
Cartazes:

Fotos:




