sábado, abril 27, 2024

Hora do susto! Relembre 10 filmes com JUMPSCARES de gelar espinha

Não existe uma receita certa ou exata para fazer um bom filme de terror, já que, felizmente, diversos autores conseguiram colocar as suas próprias ideias e intenções para criarem experiências únicas.

Seja no chamado horror clássico com os monstros da Universal; na veia mais trash/gore da Troma ou da Hammer; nos clássicos slasher com assassinos/perseguidores celebres; em filmes de possessão, zumbis ou de horror cósmico lovecraftiano; de experiências e ficções cientificas; ou mesmo no recente e elogiado terror psicológico.

E também há quem opine que certos conceitos são quase que necessários para que tudo funcione bem. Um inimigo implacável, uma história macabra, o medo do desconhecido, a atmosfera sombria e soturna, enfim, são muitas as impressões sobre o que faz um filme de terror funcionar.

Porém, quando paramos para pensar em títulos marcantes do estilo, lembramos de sustos e momentos aterrorizantes que passamos conferindo essas produções.

O artificio do jumpscare – técnica frequentemente usada em filmes de terror que tem o intuito de assustar o público, surpreendendo-o com uma mudança abrupta de imagem ou evento, geralmente trazendo um som alto e assustador que impacta o espectador – funciona bastante nesse quesito.

A ferramenta jumpscare tende a ser mal vista por quem analisa ou é fã mais fervoroso do gênero, já que quase obriga mecanicamente o público a levar o susto, muito mais pelo impacto sonoro e visual do que propriamente pela ação realizada.

No entanto, quando bem feito, o troço tende a ficar eternizado, como alguns deles que vamos citar nessa lista. Sustos brutais que, mesmo décadas depois, são lembrados por conseguirem gelar a espinha da gente como nunca antes.

[REC] (2007)

Não deixe de assistir:

Neste que é um dos melhores filmes do estilo found footage já feito, Ángela Vidal (Manuela Velasco) é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano.

Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal. A cada andar que a repórter vai explorando novas cenas assustadoras vão surgindo e o momento final é simplesmente aterrador.

 

IT: A Coisa (2017)

Uma das melhores adaptações do mestre Stephen King, ‘It – A Coisa‘ traz um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o auto-intitulado Losers Club, o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do “Losers Club” acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes, o monstruoso palhaço Pennywise. Dá pra dizer que a cada aparição do Pennywise um susto maior que outro.

O Exorcista III (1990)

O clássico ‘O Exorcista’ dispensa apresentações, sendo considerado um dos melhores filmes já feitos dentro do gênero, no entanto, suas continuações nunca foram tão celebres. Porém, o terceiro longa da franquia traz um dos momentos mais assustadores não apenas da cinessérie, mas do cinema de maneira geral, quando alguém surge com lençol atrás de uma enfermeira.

Na trama, tenente Kinderman (George C. Scott) e o Padre Dyer (Ed Flanders) tentam lidar com a morte de seu amigo em comum, o Padre Damien, porém, um assassino está a solta. O tenente da polícia investiga uma série de assassinatos envolvendo tortura, decapitação e profanação religiosa. Kinderman descobre que as mortes têm semelhança com as praticadas pelo serial killer “Gemini” (Brad Dourif), um homem que morreu há quinze anos. E que há algo sobrenatural em meio a essa questão.

 

Alien, o 8º Passageiro (1979)

Construindo um suspense total na tripulação Nostromo, Ridley Scott dá uma aula de como ir construindo o momento certo para o susto, mostrando o monstro aos poucos até chegarmos a hora em que o Xenomorfo se revela. Desde a criatura brotar do ovo e grudar no rosto de um membro da tripulação até a forma final ser revelada de forma implacável, tomamos um susto atrás do outro e em nenhum momento ‘Alien, o 8º Passageiro’ é acusado de experiência batida ou forçada.

Invocação do Mal (2013)

James Wan é atualmente um dos cineastas que melhor soube trabalhar com a ferramenta do jumpscare, trazendo, além de uma atmosfera sombria, sustos pontuais que são capazes de fazer você cair da cadeira. Como é o caso de ‘Invocação do Mal’, que é repleto de pequenos sustos, mas em uma determinada cena Carolyn Perron está brincando com suas filhas e é levada para o porão da casa assombrada para onde acabou de se mudar. Ela então ouve palmas sendo batidas e tenta iluminar o local usando um fósforo. Tenho certeza que nesse momento você tomou um dos maiores sustos vendo um filme.

Sexta-Feira 13 (1980)

Sexta-Feira 13‘ é uma das cinesséries de terror que nem precisam mais de apresentação, e logo no primeiro filme de 1980 temos um dos jumpscares mais emblemáticos da história do cinema. Todo mundo já achava que Jason havia se afogado no lago por causa de negligência dos monitores.

Porém, no final do filme, o lago estava tranquilo com Alice (Adrienne King) em um barco depois de sobreviver ao massacre. Contudo, um deformado Jason Voorhees (Ari Lehman), surge da água para arrastá-la para baixo. Há relatos de pessoas que tomaram um susto tão grande que até passaram mal. Isso também deu margem para continuações, já que no filme original o assassino era ninguém menos que a sua mãe.

 

O Chamado (2002)

O Chamado‘ foi um dos filmes de terror mais comentados da década de 2000, com o grande susto da produção ocorrendo durante um funeral. No momento em questão, Rachel Keller (Naomi Watts) está ouvindo sua irmã lamentar a recente morte de sua filha, enquanto lava a louça durante o velório.

Tudo parece tranquilo, sem música, com a mãe contando o que é necessário enquanto implora para que sua irmã investigue. Então ela diz: “Rachel, por favor… Eu vi o rosto dela”, o silêncio acaba com um corte brusco e um barulho estridente que revela o rosto horrível de sua filha morta, encontrado no armário. Uma cena simplesmente espetacular e que fez o mundo todo se borrar de medo.

Sobrenatural (2010)

Insidious’ (no original) é uma das franquias mais adoradas pelos fãs de James Wan, justamente porque é uma das mais autorais do aclamado cineasta. Abordando o mundo dos mortos, vemos que um menino que possui dons mediúnicos é atormentado por um espírito maligno – que depois se revela como um demônio. Uma cena especificamente que traz a imagem deste demônio fez quem viu ‘Sobrenatural’ não conseguir dormir por um bom tempo. O monstro aparece atrás do protagonista e causa total estranheza pelo visual pra lá de bizarro.

Tubarão (1975)

Tubarão‘, o clássico do mestre Steven Spielberg, é considerado até hoje um dos melhores filmes de suspense de todos os tempos, e não por acaso ele traz um dos melhores jumpscares da história. Quando Hooper (Richard Dreyfuss) e Martin Brody (Roy Scheider) saem em busca do monstro gigante de um tubarão, eles encontram o barco afundado de Ben Gardner (Craig Kingsbury). Hooper mergulha para examinar o casco, e sobe uma música tensa, sinalizando que algo de assustador está para acontecer.

Neste andamento do filme, as pessoas estavam preparadas para o risco do tubarão sempre que alguém entrar na água, porém, um susto inesperado e assustador acontece quando surge a cabeça de Ben Gardner morto. Mostrando o rosto branco do defunto e fazendo metade do público enfartar em plena sessão.

Sinais (2001)

M. Night Shyamalan sempre ficou conhecido por seus suspenses que traziam finais surpreendentes e arrebatadores, mas em ‘Sinais’ ele além de trazer essa característica, fez um filme assustador em todos os sentidos. São várias as cenas que te faz cair de susto, como àquelas no milharal, o reflexo na faca, os barulhos, enfim, muitos momentos assustadores. E o mais impressionante deles, tido como o grande momento da carreira de Shyamalan, é quando um dos ET’s surgem em uma festa de crianças na região do Brasil. Inesperado, bizarro e assustador, não tem explicação.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS