terça-feira, janeiro 20, 2026

Impactado por ‘O Agente Secreto’? Confira esses 10 filmes brasileiros imperdíveis!

DestaqueImpactado por 'O Agente Secreto'? Confira esses 10 filmes brasileiros imperdíveis!

Nosso O Agente Secreto vem conquistando o mundo e tem grandes chances de conquistar mais um Oscar para o Brasil. Além dessa obra maravilhosa, o cinema brasileiro tem produzido outros filmes interessantes, que após ganharem destaque em festivais, chegam aos cinemas e streamings. Para você que deseja conhecer mais projetos brasileiros interessantes, segue abaixo uma lista com ótimas sugestões:

 

Oeste Outra Vez (Telecine)



O amargurado Totó (Ângelo Antônio), dono de um bar decadente, após ser abandonado pela companheira, resolve acertar as contas com um outro morador da cidade onde mora, Durval (Babu Santana). Totó então contrata Jerominho (Rodger Rogério), que diz ser um competente pistoleiro, para matar Durval. Mas as coisas não saem conforme o planejado, levando essa história para uma série de desencontros rumo às profundezas da solidão.

 

A Natureza das Coisas Invisíveis (Chega à Netflix dia 27 de janeiro)

Gloria é uma jovem super inteligente e comunicativa que acabou de entrar de férias. Sem ter com quem deixá-la, sua mãe, uma profissional da saúde, a leva diariamente ao hospital onde trabalha. Um dia, dá entrada na emergência Sofia, uma menina trans, neta de uma senhora que adoeceu. Com idades próximas, Gloria e Sofia logo se tornam amigas. As mães resolvem levá-las até um sítio, e lá começam a ultrapassar páginas do passado e abrir os horizontes para o futuro.

 

A Melhor Mãe do Mundo (Netflix)

Gal (Shirley Cruz) é uma batalhadora. Trabalha como recicladora de lixo. Certo dia, num ato desesperado para fugir dos absurdos cometidos pelo marido (Seu Jorge), foge de casa junto com seus dois filhos. Durante esse período, fortalece seus laços maternos transformando esse momento numa grande aventura para essas duas crianças.

 

Rua do Pescador, nº 6 (Em breve deve chegar aos cinemas)

As dores de uma tragédia anunciada. Exibido no segundo dia de mostras competitivas do Bonito CineSur 2025, o novo trabalho da diretora e atriz Bárbara Paz, Rua do Pescador, nº 6 apresenta reflexões em meio à destruição e à desilusão, narradas por quem viveu os fatos de uma das maiores tragédias climáticas do nosso país.

 

Os Ruminantes (Em breve deve chegar aos cinemas)

Partindo de fatos curiosos sobre um filme — considerado ‘maldito’ por muitos — que nunca saiu do papel, o documentário Os Ruminantes nos conduz por memórias de uma época marcada pela escassez de recursos e pela pressão política. A narrativa se constrói a partir da intimidade dos depoimentos e da presença de grandes trechos do cinema nacional, que ajudam a preencher as lacunas deixadas por um cineasta marcante na história do cinema brasileiro, falecido precocemente antes dos 40 anos. Dirigido por Tarsila Araújo e Marcelo Mello, o longa foi selecionado para a Mostra Competitiva da CineOP 2025.

 

Criaturas da Mente (DOC Canal Brasil)

A partir de uma inquietação e também curiosidade de um consolidado cineasta brasileiro, o fascinante documentário Criaturas da Mente vai ao encontro das possibilidades de preenchimento de lacunas, onde um universo fascinante logo se abre. Imerso em um curioso paradoxo – no qual um cineasta não consegue mais sonhar -, Marcelo Gomes encontra o neurocientista Sidarta Ribeiro e, juntos, abrem diálogos que traçam profundos paralelos entre o cinema e os sonhos.

 

Milton Bituca Nascimento (Globoplay)

Explorando todas as facetas de um ícone da música brasileira, o documentário Milton Bituca Nascimento teve sua primeira exibição na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Batendo forte na tecla de que os começos é que são eternos, com a fragilidade e a fortaleza se encontrando numa trajetória, o músico nascido na tijuca – mas que logo virou mineiro de coração – tem aqui os olhares dos outros para contar sua própria história.

 

Mário de Andrade, o Turista Aprendiz

Com um discurso criando seu oásis nas angústias dos relatos de uma viagem pela região amazônica de um dos maiores poetas da nossa literatura, Mário de Andrade, o Turista Aprendiz pode ser interpretado como uma peça filmada – bem definida por atos – caminhando com paradas no experimental, na ficção, no documental. Essa experiência dirigida e roteirizada por Murilo Salles faz valer o encontro das sensações, das emoções, com personagens ganhando força no imaginário.

 

Eduardo e Mônica (Telecine)

Na trama, conhecemos Eduardo (Gabriel Leone) e Mônica (Alice Braga). Eles não sabem mas vão se apaixonar perdidamente. Ele, um jovem perto de prestar o vestibular, nunca se apaixonou. Ela, já na fase final da residência em medicina, faz experimentos visuais em espaços, mora sozinha e está antenada em manifestações e na luta por dias melhores para sua comunidade. Essas duas almas vão se encontrar em uma festa e o destino deles estará entrelaçado para sempre.

 

Centro Ilusão

Caio (Brunu Kunk) e Tuka (Fernando Catatau) são dois músicos, de gerações diferentes, que participam de uma audição para uma vaga que pode mudar suas vidas. Na espera do resultado, passam um tempo rodando pelo centro de fortaleza, entre sonhos e as desilusões sobre qual será o próximo passo na vida.

author avatar
Raphael Camacho Crítico de Cinema
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS