terça-feira, setembro 17, 2024

IMPERDÍVEL! 10 Dicas de Filmes pra assistir no CINEBH 2024…

Está chegando um dos festivais de cinema mais importantes do Brasil: o CineBH! Com exibições em nove lugares espalhados pela capital mineira, o público poderá assistir de forma gratuita recentes obras do cinema brasileiro e de outros países da América do Sul durante os dias 24 a 29 de setembro. A homenageada de 2024 é a cineasta paulista Anna Muylaert que receberá um tributo por sua maravilhosa carreira, além da exibição de seu mais recente trabalho O Clube das Mulheres de Negócios.

Foto - Leo Lara
Foto – Leo Lara

Essa 18ª edição, a segunda com uma mostra competitiva, terá como tema ‘Estados do Cinema Latino-Americano’ e promete reflexões sobre a atualidade e o futuro da sétima arte. Em paralelo ao evento, um outro rico espaço importante pro audiovisual nacional vai estar acontecendo, a 15ª Brasil CineMundi – o evento de mercado do cinema brasileiro – onde mais de 30 projetos de longas-metragens em fases variadas de concepção vão ser apresentados.

Brasil Cine Mundi - Foto - Leo Lara - Universo Produção
Brasil Cine Mundi – Foto – Leo Lara – Universo Produção

E sabe uma novidade? O Cinepop estará fazendo a cobertura total desse evento com Renato Marafon e Raphael Camacho diretamente de Belo Horizonte. Já podem aguardar muitos vídeos, matérias, críticas e entrevistas!

Cine Praça - Foto: Leo Lara - Universo Produção
Cine Praça – Foto: Leo Lara – Universo Produção

E para dar o pontapé inicial da nossa cobertura, algumas dicas para quem for conferir esse maravilhoso festival. Segue abaixo 10 filmes imperdíveis que vão ser exibidos em algumas das nove telas do CineBH 2024:

 

As Garotas Superpoderosas

Filme argentino dirigido pela cineasta Leonora Kievsky nos mostrará a história de Ana, presidente do sindicato estudantil, que está no último ano do ensino médio mas não se sente confortável em se definir como mulher. Lore, uma artista performática, coloca sua voz irreverente na rádio dos estudantes e Mile, uma conselheira estudantil, confronta as autoridades para promover uma escola menos anacrônica e patriarcal. Eles nos apresentam sua intensa vida estudantil e sua transição para a idade adulta.

 

Não deixe de assistir:

À Noite Todos os Gatos são Pardos

Excelente curta-metragem mineiro, dirigido por Matheus Moura, e com um elenco fabuloso, À Noite Todos os Gatos são Pardos nos mostra uma mãe e seus segredos, um pai sem rumo na vida e um filho tendo que iniciar no primeiro emprego. É daqueles curtas que torcemos pra virarem longas!

 

Barba Ensopada de Sangue

O aguardado novo projeto do cineasta Aly Muritiba, Barba Ensopada de Sangue nos mostrará a história de Gabriel, que após a morte de seu pai, parte para a praia da Armação em busca de suas origens. O que ele acaba encontrando é uma trama complexa em torno da figura misteriosa de seu avô, um esqueleto de baleia e uma cidade que quer enterrar seu passado a qualquer custo.

 

Pasárgada

Primeiro trabalho na direção de um longa-metragem de ficção de uma das maiores artistas do nosso cinema, Dira Paes, o filme Pasárgada contará a história de Irene, uma ornitóloga, solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel, um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.

 

Luiz Melodia – No Coração do Brasil

Um observador do próprio cotidiano sem deixar de ampliar os olhares para o coletivo. Escolhido como filme de encerramento do ‘Festival É Tudo Verdade’ 2024 e selecionado para o Bonito CineSur e Festival Internacional de Paraty do mesmo ano, Luiz Melodia – No Coração do Brasil nos leva para um tour objetivo sobre a carreira gloriosa, com altos e baixos, de um dos maiores artistas que o Brasil já viu. Chegando até o sucesso e o inusitado de ir ao seu desencontro, ao longo de 85 minutos de projeção, pelas ruas da alegria e com o violão debaixo do braço, acompanhamos um meteoro de carisma e genialidade que saiu do morro e conquistou plateias de todo o país.

 

O Dia que te Conheci

Na trama, ambientada em uma Minas Gerais na atualidade, conhecemos Zeca (Renato Novaes), um simpático homem, imaturo, por muitas vezes inocente, descompromissado com o que pode vir no futuro, que trabalha na biblioteca de uma escola pública localizado longos quilômetros longe de sua casa. Um dia, por conta de seus constantes atrasos por um presente ligado à crises de sono intensas, é demitido de seu trabalho. No mesmo dia, pega uma carona com Luísa (Grace Passô) e entre desabafos e papos sobre diversos assuntos aos poucos um vai abrindo o coração para o outro.

 

Oeste Outra Vez

O longa-metragem Oeste Outra Vez, vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado em 2024, é um dos filmes mais aguardados dessa edição do CineBH. Na trama, ambientada no sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros. A direção é de Erico Rassi.

 

Praia Formosa

Em seu primeiro trabalho na direção de um longa-metragem de ficção, a cineasta Julia De Simone apresentará a história de Muanza, uma mulher natural do Reino do Congo, que foi traficada para o Brasil em meados do século XIX. Ao despertar nos dias de hoje, Muanza se depara com um Rio de Janeiro de tempos espiralados, onde figuras do passado e do presente são parte da busca por suas origens no território da cidade. Nesse entrelaçamento de tempos, o filme testemunha a vida que emerge dos espaços da cidade, os gestos de resistência frente à desterritorialização forçada e os afetos que sustentam as relações de irmandade.

 

Ausente

Ao longo de duas horas e meia, a cineasta Ana Carolina Soares apresentará uma história, ambientada em Belo Horizonte. Uma escola pública localizada no bairro Taquaril, retoma as aulas presenciais pós pandemia e adere ao novo ensino médio. Os servidores sobrecarregados acolhem uma juventude com muitas lacunas e se esforçam para manter a escola. A cada ciclo as decisões políticas refletem no cotidiano, e a evasão se torna aguda e o grande problema desta comunidade escolar.

 

Mulher Selvagem

Filme cubano dirigido por Alán González, Mulher Selvagem é ambientado em um bairro pobre de Havana onde uma mulher sobrevive a uma sangrenta briga entre seu esposo e seu amante. Desesperada, na tentativa de poupar seu filho do escândalo, ela decide fugir com ele, mas um vídeo do incidente viralizou.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS