Indya Moore, eternizada como a personagem Angel Evangelista na série ‘Pose’, usou suas redes sociais para criticar abertamente Ryan Murphy, criador e produtor executivo da série, por não ter apoiado ativamente a comunidade trans desde o fim do programa.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais (e noticiado pela People), a atriz começou agradecendo àqueles que “nos deram empregos” e ajudaram “a nos dar voz”.
No entanto, ela rapidamente mudou o foco para o apoio necessário à comunidade trans nos EUA, mencionando Murphy diretamente:
“O fato de que Ryan Murphy ficou em silêncio… tipo, a gente te incomodou tanto assim, Ryan? Quem te irritou tanto, Janet [Mock] de fato te irritou assim?”, questionou Moore, referindo-se a Janet Mock, diretora, produtora executiva e roteirista de ‘Pose’, que já havia levantado questões sobre a remuneração das atrizes da série.
Moore questionou a súbita ausência de envolvimento: “Como é que você pode fazer algo como Pose durante a administração de Donald Trump, e então é tipo… Puf… some”.
“É como lixo. É como uma vergonha. É assim que parece”, desabafou Moore, antes de dirigir seu apelo a Murphy: “Nós precisamos que você faça mais”.
Comédia produzida por Ryan Murphy é CANCELADA após uma temporada
Moore também exigiu que o produtor usasse sua influência para garantir a equidade dentro e fora das câmeras: “Você precisa abordar o racismo, a violência e o alvo que pessoas [trans] recebem nas suas produções… você precisa garantir que pessoas trans sejam pagas de forma igualitária”.
No Instagram Live, Moore expressou gratidão a “todo mundo que já apoiou pessoas trans alguma vez” e se disse “realmente ferida” com o tratamento da comunidade trans nos EUA.
“Pessoas trans precisam de vocês. Nós estamos resistindo há muito tempo. Elevem-nos junto com todo mundo”, escreveu Moore na legenda do vídeo, marcando a Ryan Murphy Productions.
A atriz Laverne Cox, comentou na postagem de Moore, demonstrando apoio: “Te amo tanto, minha irmã. Este clamor à ação, este clamor ao amor, este clamor por empatia, [para] reconhecer a humanidade uns dos outros dentro da comunidade e para aqueles que proclamam aliança”.
“Tenho chorado assim. Chorando. Mas não mostrando. Mas eu te ouço. Sinto você profundamente. Estou bem aqui também”, acrescentou Cox.
‘Pose’ está disponível no Disney+.
Para quem não conhece, ‘Pose’ explorava a cultura Ballroom de Nova York e a comunidade gay e trans durante a crise da AIDS no final dos anos 1980 e início dos 1990.
A série foi criada por Murphy ao lado de Brad Falchuk e Steven Canals.

