‘Insatiable’, nova série da Netflix, recentemente virou alvo de polêmicas após ser acusada de ser gordofóbica, enfrentando um abaixo-assinado online com mais de 130 mil assinaturas pedindo o seu cancelamento.
Agora, após seu lançamento na plataforma, está sendo massacrada por críticos internacionais, conquistando apenas 15% de aprovação no Rotten Tomatoes, com uma nota média de 2.45, com 23 críticas negativas.
Tentando transformar temas pesados como bullying e até mesmo pedofilia, o humor negro não agradou a maioria dos críticos.
Eleanor Stanford, do New York Times disse em sua crítica:
“A série foi além da gordofobia demonstrada no trailer e acabou sendo problemática de aparentemente infinitos novos jeitos”
Wenlei Ma, do News.com, disse:
“Essa série é o tipo de confusão que você quer banir do universo para nunca mais ser visto por nenhum olho humano novamente”
Maria Sherman, do Jezebel, disso:
“A série tenta encontrar diversão em desenvolvimentos de enredos ofensivos e desnecessários. Isso faz para um conto cruel que também é um gatilho”
A produção narra a história de uma adolescente ex-gorda (Debby Ryan), que após perder muito peso como consequência de um acidente, decide se vingar de todos os colegas da escola que praticaram bullying por conta de sua aparência.
A temática não agradou alguns usuários de redes sociais, que declararam seu repúdio à série, acusando a plataforma de streaming de ridicularizar a gordobofia e pessoas que se encontram acima do peso.
Confira algumas reações:
The show Insatiable on @netflix looks like a piece of utter trash. Don’t watch shows where people wear fat suits. Don’t watch shows where they try to turn fat phobia and hatred into a joke.
— Amanda Levitt (@FatBodyPolitics) 19 de julho de 2018
“A série ‘Insatiable’ da Netflix parece com um pedaço de lixo. Não assista séries onde pessoas se mascaram como gordas. Não assista séries que tentem transformar a gordofobia e o ódio em uma piada”.
Hey, so there’s a new Netflix show called insatiable and it’s about a girl who was fat and bullied and then got hot and now is seeking revenge for everyone who was mean to her. It includes fat suits and body shaming and sends the idea that slim is best. DONT WATCH IT. Thanks 🙂
— Dannimals🌙🌈 (@DannimaIs) 19 de julho de 2018
“Então há uma nova série da Netflix chamada ‘Insatiable’ e ela é sobre uma garota que era gorda, sofria bullying e então ficou gostosa e agora está em busca de vingança por todos que foram cruéis com ela. Isso inclui trajes que te deixam gordo, body shaming e passa a ideia de que magro é melhor. NÃO ASSISTA. Obrigado”.
Good morning to everyone except Debby Ryan and the people at Netflix that thought Insatiable was even a remotely good idea
— carly (@ylrac) 20 de julho de 2018
“Bom dia pra todos, exceto Debby Ryan e o pessoal da Netflix, que achou que ‘Insatiable‘ chegou até a ser uma boa ideia”.
Durante o turnê de imprensa da Television Critics Association, a presidente de conteúdo, Cindy Holland, rebateu as críticas.
“A showrunner Lauren Gussis ficou muito confortável em mostrar os problemas que ela mesma passou durante a vida de uma maneira bem humorada e divertida, inclusive incluindo críticas a gordofobia ao longa da série”, ela afirmou.
A comédia de humor negro conta com 13 episódios e é estrelada pela ex-atriz da Disney, Debby Ryan e por Dallas Roberts.
Alyssa Milano completa o elenco.
O projeto inicialmente estava sob o comando da CW, mas a Netflix o resgatou depois de ter sido abandonado pelo canal.
‘Insatiable’ é escrita e produzida por Lauren Gussis (‘Dexter’ e ‘Once Upon a Time’).