Os cinemas do Brasil ganharam data de reabertura com um projeto chamado #JuntosPeloCinema – colocado em prática por mais de 200 profissionais do setor no Brasil.
Entretanto, a ideia parece não ter agradado grande parte do público brasileiro, que logo se manifestou contra essa articulação nas redes sociais, destacando o fato do país ser um dos epicentros da pandemia do COVID-19, com quase 110 mil óbitos e mais de 3,3 milhões de infectados.
Veja as reações:
Li as regras pra reabertura dos cinemas e vi a cena: Todos de máscara, numa sala fechada e refrigerada, mas mantendo um distanciamento. Começa o filme, todo mundo tira a máscara pra comer pipoca e beber refri. Alguém espirra, outro tosse…
Achei divertido, vai funcionar 😬👍 pic.twitter.com/HMkr0VtvTH
— Loian Vieira (@loianvieira) August 18, 2020
Quando vi a primeira vista esse negócio de festival de cinema achei que seria algo online pois nem li direito, mas não, os caras tem a coragem de divulgar a reabertura dos cinemas como se estivesse tudo normal… Nossa… https://t.co/iFLFX0AFY2
— Professor Sensei (@xdeadmannn) August 18, 2020
Tipo, legal ter um festival para reabertura dos cinemas e tal.
Mas assim, galera
Não sei se vocês se ligaramTEM 1500 PESSOAS MORRENDO POR DIA
Não sei se cês tão ligados não
— Marxista Hobbesiano (@Mizzuga) August 18, 2020
Não dá para entender alguém apoiar a reabertura de CINEMAS nesse momento. Não dá. Não há argumento válido, se por empregos, há inúmeros setores sofrendo que são mais essenciais de cinema. Industria? desculpe tem N canais de transmissão atualmente. Só penso em irresponsabilidade.
— 🦊🗣♟🎲🧩Vox Fox da Academia de Jogos (@academiadejogos) August 18, 2020
Sobre a reabertura dos cinemas no mês que vem. Vocês acham mesmo que dá, gente? Ambiente fechado, o habito de comer pipoca e doces… vocês acham mesmo que vai ser respeitado distanciamento e uso de máscaras?
— Gabizinha (@_GbhGtz) August 18, 2020
Faltou o filme Contágio na reabertura dos cinemas. 😂
— Renê Fraga (@ReneFraga) August 18, 2020
Não acho que seja uma boa ideia a reabertura dos cinemas no atual momento. Infelizmente, a situação continua caótica e milhares de vidas estão sendo perdidas diariamente.
A diversão pode esperar.
— Tomada Hypada (@tomadahypada) August 18, 2020
Justificar a reabertura dos cinemas como “vamos abrir porque tudo já abriu mesmo” é provavelmente a resposta mais infantil possível para uma situação muto séria.
— Júlia Gavillan (@JuliaGavillan) August 18, 2020
Não é meu chefe, mas manda tomar no cu quem tá fazendo campanha pra reabertura de cinemas!
— não sei tuitar (@mkovaliauskas) August 18, 2020
Desculpa más é muito incoerente querer a reabertura dos cinemas , eu queria com todo o meu coração ver AWC nos cinemas más sinceramente do jeito q as coisas estão simplismente não dá , independente das medidas de proteção é muito arriscado+
— Júlia awc/ 23 da jo🚀🚀 (@JliaBeahessa) August 13, 2020
É sério mesmo que a galera tá pensando em reabertura dos cinemas? Haja fogo no cu pra se enfiar dentro de um lugar fechado, como se já não bastasse as boates e butecos
— Anderson Muniz (@amuniz89) August 18, 2020
Segundo as informações, mais de 1200 salas pelo Brasil vão reabrir as portas no dia 3 de setembro para receber o Festival ‘De Volta Para o Cinema‘, que terá a reexibição de 26 filmes clássicos.
Os preços são fixos, sendo R$ 10,00 para salas convencionais e R$ 20,00 para salas VIP, além da meia-entrada.
O Rio de Janeiro terá a reabertura dos cinemas da capital antes, a partir da semana que vem, no dia 27 de agosto.
A maioria dos cinemas do estado estão fechados desde março, e esta é a segunda vez que uma reabertura está sendo planejada oficialmente, já que a primeira foi rejeitada em meados de junho, segundo a CBN.
Desta vez, a proposta foi analisada pela Secretaria de Cultura depois que representantes da indústria cinematográfica se reuniram com o prefeito Marcelo Crivella e apresentaram um plano de segurança para evitar a propagação do Coronavírus nos espaços.
A reabertura dos cinemas faz parte da fase 06 da recuperação da economia, que vai permitir o retorno das atividades em locais fechados, desde que proprietários e clientes cumpram as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades.
E aí, o que você da ideia?
Nos EUA, uma uma pesquisa publicada pelo The Hollywood Reporter revelou que a maioria do público não está preparado para retornar aos espaços em 2020.
Realizada pelo Morning Consult, a pesquisa entrevistou 2200 pessoas no território americano.
Questionados se pretendiam retornar aos cinemas assim que as salas fossem reabertas, apenas 7% dos entrevistados disseram que se sentem à vontade sobre isso, enquanto 65% afirmaram que “é muito improvável.”
Os pesquisadores foram mais além e perguntaram se alguém pretendia retornar ao longo de 2020. Somente 12% do público disse que sim, e 37% que não.
Por outro lado, 34% responderam que se sentiriam mais seguros a retornar se as redes obrigassem o público a usar máscaras durante as sessões.
Confira: