Ontem, o Secretário de Cultura Mário Frias disse que o Brasil deve ser representado no Oscar 2021 por um filme que esteja alinhado com as propostas do atual governo.

Frias entrou em contato com Jorge Pellegrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema, e argumentou que “o erro de 2020 não pode ser repetido”, referindo-se à indicação do documentário ‘Democracia em Vertigem‘, dirigido por Petra Costa.

Nas redes sociais, a decisão repercutiu de maneira bastante negativa, com vários internautas comparando a decisão com a época da Ditadura e criticando da censura.



Confira:

Aproveite para assistir:







Para quem não assistiu, o documentário faz uma forte crítica ao governo Bolsonaro e à manipulação da mídia, que levou ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.

Lembrando que a Academia Brasileira de Cinema é um órgão profissional que tem total independência para escolher quais títulos serão indicados.

Além disso, a própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood garantiu que somente ABC é responsável pela indicação dos possíveis concorrentes.



Falando nisso, a Indie Wire divulgou que ‘Bacurau‘ foi listado como candidato à uma vaga no Oscar 2021, que será realizado em abril, e pode concorrer na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Apesar de ter sido lançado no Brasil em 2019, o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles só estreou no circuito comercial dos EUA no início de 2020, antes da pandemia do Coronavírus.

Por conta disso, a produção se encaixa no protocolo de elegibilidade da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

No entanto, ainda não há nada confirmado oficialmente, mas o filme tem grandes chances de representar o Brasil durante a premiação mais marcante do cinema.



No ano passado, Bacurau‘ foi premiado como Melhor Filme durante o 37° Festival de Cinema de Munique.

Além da homenagem, os responsáveis pela produção foram presenteados com 50.000 euros em equipamentos para seu próximo filme.

“É uma honra poder receber esse prêmio que já permite pensar num próximo projeto.”, comemorou a produtora Emilie Lesclaux.

Em maio de 2019, ‘Bacurau‘ também recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, onde aconteceu sua première mundial. Desde então, o longa já recebeu convites para mais de 100 festivais pelo mundo e será distribuído em mais de 30 países.

Assista ao trailer:


A história se passa em Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, e dá adeus a Dona Carmelita, mulher forte e querida, falecida aos 94 anos. Dias depois, os moradores de Bacurau percebem que a comunidade nao consta mais nos mapas.

Comentários

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE