O terror ‘Invocação do Mal 4: O Último Ritual’, que marca o desfecho da jornada do icônico casal Ed e Lorraine Warren, conquistou uma aprovação mediana no Rotten Tomatoes, com 66% de aprovação, baseado em 32 análises de críticos.
Para efeito de comparação, o primeiro longa da franquia, ‘Invocação do Mal’, alcançou 86% de aprovação, com base em 226 avaliações. A sequência, ‘Invocação do Mal 2’, teve 80% de aprovação, com 252 críticas. Já o terceiro capítulo, ‘Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio’, registrou uma aprovação menor, de 56%, com base em 253 avaliações.

Os críticos, de modo geral, destacaram que, apesar de ser um filme competente, O Último Ritual não traz nenhuma inovação para a franquia, apresentando mais do mesmo.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
“A história acaba seguindo um caminho previsível, e os riscos parecem menores do que nunca, apesar do tempo de duração inflado, o maior da franquia até agora. O fato de essa série de terror altamente derivativa chegar ao fundo do poço ao apostar demais nos Warren é um sinal claro de que já passou do seu auge”, disse J. Kim Murphy da Variety.
“Farmiga e Wilson não perderam seu carisma e, com sua química natural, continuam sendo uma dupla cativante. Mas tudo já parece batido, com o diretor Michael Chaves, que retorna à franquia, sem conseguir trazer muita novidade ou vitalidade à produção”, disse Frank Scheck do The Hollywood Reporter.
“Não é desastroso, mas ainda assim decepcionante, Invocação do Mal 4 é uma sequência razoável que comete o pecado maior de não ser ousada ou memorável o suficiente para um capítulo final, e isso é uma pena”, disse Amy West do GamesRadar+.
“A encantadora química entre Patrick Wilson e Vera Farmiga ao enfrentarem as forças das trevas permanece em destaque, garantindo que Invocação do Mal 4: O Último Ritual funcione, acima de tudo, como um desfecho satisfatório para a história deles”, disse Bill Bria do Discussing Film.
“Ainda assim, apesar de várias cenas assustadoras que oferecem os sustos característicos de Invocação do Mal, Last Rites acaba decepcionando ao não entregar um caso final realmente envolvente para o casal”, disse Eric Goldman do IGN Movies.
“Como filme de terror, Invocação do Mal 4: O Último Ritual é um filme genérico, nem bom nem ruim. Ele praticamente implora para que o público o julgue de forma simples, no sistema de ‘passa ou reprova’. Como conclusão da série Invocação do Mal, é um pouco mais bem-sucedido, mas não muito”, disse William Bibbiani do TheWrap.
Crítica | Ed e Lorraine Warren se despedem com o ótimo ‘Invocação do Mal 4: O Último Ritual’
O terror será lançado nos cinemas nacionais no dia 4 de setembro.
O filme recebeu uma alta classificação etária (R) nos EUA, e só poderá ser assistido por maiores de idade.
A produção foi classificada pelo MPAA por “violência sangrenta e terror”.
Apesar da franquia não ser particularmente conhecida por cenas violentas, a classificação não é uma surpresa, considerando que todos os capítulos anteriores também foram indicados para maiores.

Ben Hardy (‘X-Men: Apocalipse’) e Mia Tomlinson (‘The Beast Must Die’) completam o elenco.
A direção ficará a cargo de Michael Chaves, conhecido por seu trabalho em ‘A Maldição da Chorona‘. O cineasta já é uma figura familiar no universo da franquia, tendo dirigido ‘Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio‘ e ‘A Freira 2‘.
O roteiro foi assinado por David Leslie Johnson-McGoldrick, que coescreveu o terceiro filme ao lado de James Wan.
Lembrando que a franquia vai virar uma série de TV na plataforma de streaming Max.
