No último dia 26 de novembro, o mundo das artes perdeu mais um ícone com o falecimento inesperado de Irene Cara, aos 63 anos.
Conhecida por obras como ‘Fama’ e ‘Flashdance’, Cara fez enorme sucesso nos anos 1980, sendo indicada ao Globo de Ouro e conquistando um Grammy e um Oscar pela clássica canção “Flashdance… What a Feeling”.
Para celebrar o legado e o impacto da performer, preparamos uma breve lista elencando suas cinco melhores músicas.
Confira:
5. “YOU WERE MADE FOR ME”
“You Were Made For Me” é a única balada inclusa no LP ‘What a Feelin” e, diferente das músicas que compõe o compilado, leva a produção para James Newton Howard (sim, o mesmo nome que ficaria conhecido por ‘Jogos Vorazes’ décadas mais tardes) e permite que Cara demonstre suas habilidades como liricista, dividindo os holofotes com Eddie Brown. A ótima canção fez barulho considerável nas paradas adultas nos Estados Unidos e se configurou como o último sucesso da artista no país.
4. “OUT HERE ON MY OWN”
Não deixe de assistir:
Facilmente uma das baladas mais conhecidas dos anos 1980, “Out Here On My Own” também fez parte da trilha sonora de ‘Fama’ e, inclusive, foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original junto à canção-tema. A estrutura da faixa deixa de lado as vibes discoteca de suas conterrâneas para uma teatral e confessional performance de Cara, auxiliada pelas habilidades líricas de Lesley Gore e Michael Gore – este último responsável pela simples produção, que se vale essencialmente dos vocais da cantora e de um melódico piano clássico.
3. “BREAKDANCE”
Em uma de suas múltiplas parcerias com o icônico Giorgio Moroder, Cara mergulho de cabeça no pós-disco e no synth-pop com “Breakdance” – single do mesmo álbum de “Flashdance… What a Feeling”. A canção fez um sucesso considerável nos Estados Unidos, além de continuar cimentando a carreira da artista, em uma bem-demarcada ode às investidas dos anos 1980, desde a estrutura mais futurista e robótica à emocionante rendição de Cara – que inclusive viria a influenciar diversos artistas nas décadas seguintes.
2. “FAME”
Em 1980, Cara fez sua estreia no circuito cinematográfico mainstream com mais um filme que entrou para a história – ‘Fama’. Na trama, ela interpreta Coco Hernandez, uma jovem com desejo inexplicável de se tornar famosa – e é claro que ela seria guiada principalmente pela música. Não é surpresa que Cara tenha comandado com perfeição a faixa “Fame”, assinada por Gore e Dean Pitchford, ajudando a alavancar sua carreira no escopo fonográfico. Aqui, a performer presta homenagens a Paula Abdul e a Michael Jackson em uma dançante e antêmica incursão disco-pop-rock, pincelada com ótimos sintetizadores.
1. “FLASHDANCE… WHAT A FEELING”
Nenhuma outra música poderia ocupar o topo do nosso singelo ranking. “Flashdance… What a Feeling” serviu como a canção-tema do clássico longa-metragem de 1983 e fez um sucesso gigantesco tantos nos Estados Unidos quanto no restante no mundo – chegando a alcançar o topo da Billboard Hot 100 e permanecendo no Top 10 por nada menos que catorze semanas.
Funcionando como uma explosão pop e pós-disco, Cara assinou a música ao lado do lendário Keith Forsey, além de trazer a produção impecável de Moroder. O resultado não poderia ser outro: além do Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina e uma indicação a Gravação do Ano, a faixa garantiu à artista o Oscar de Melhor Canção Original e é relembrada até hoje como uma das melhores de todos os tempos – sendo redescoberta ano a ano como um clássico atemporal.