terça-feira, janeiro 6, 2026

James Cameron DETONA aquisição da Warner pela Netflix: “Não podem fazer o cinema desaparecer”

DestaqueJames Cameron DETONA aquisição da Warner pela Netflix: "Não podem fazer o cinema desaparecer"

Em entrevista ao Deadline, o diretor James Cameron (‘Avatar’) quebrou o silêncio sobre a recente aquisição da Warner Bros. pela Netflix.

O cineasta refletiu sobre o impacto da fusão na indústria cinematográfica, reforçando que a experiência de assistir um filme nas telonas sempre será superior ao streaming.



“Não é segredo que a Netflix, em alguma forma, teve que fazer acomodações com alguns cineastas, como o Guillermo del Toro, pra manter a experiência cinematográfica, mas acredito que não é segredo que a Netflix quer substituir essa experiência nas telonas.”

Ele completa, “Talvez isso aconteça. Eu não sei, talvez eu seja um dinossauro. Eu apenas acredito que há algo sagrado na experiência de assistir um filme nos cinemas e o fácil acesso dos serviços de streaming não é a resposta completa. Talvez o universo se ajuste a estes dois princípios, mas eles não podem simplesmente fazer o cinema desaparecer e eu sempre serei contra isso.”

Ted Sarandos garante que Netflix manterá filmes da Warner Bros. nos cinemas após aquisição

A Netflix anunciou que firmou um “acordo definitivo” com a Warner Bros. Discovery para adquirir a Warner Bros., incluindo seus estúdios de cinema e televisão, HBO Max e HBO.

A venda, que ainda precisa passar pelos processos regulatórios, está avaliada em US$ 82,7 bilhões (com um valor patrimonial de US$ 72 bilhões).

Em um comunicado à imprensa, afirma-se que a aquisição “reúne duas empresas pioneiras do entretenimento, combinando a inovação, o alcance global e o serviço de streaming de primeira linha da Netflix com o legado centenário da Warner Bros. em contar histórias de classe mundial”.

O texto também destaca especificamente franquias como The Big Bang Theory, The Sopranos, Game of Thrones, O Mágico de Oz e o Universo DC, que “se juntarão ao extenso catálogo da Netflix”.

O comunicado esclarece o que exatamente isso significa para a Warner Bros., incluindo o fato de que a Netflix “espera” manter as operações atuais do estúdio e aproveitar seus pontos fortes, incluindo os lançamentos de filmes nos cinemas.

Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, disse:

“Nossa missão sempre foi entreter o mundo. Ao combinar o incrível catálogo de séries e filmes da Warner Bros. — de clássicos atemporais como Casablanca e Cidadão Kane a favoritos modernos como Harry Potter e Friends — com nossos títulos que definem a cultura pop, como Stranger Things, KPop Demon Hunters e Squid Game, seremos capazes de fazer isso ainda melhor.” 

David Zaslav, presidente e CEO da Warner Bros. Discovery, acrescentou:

“O anúncio de hoje une duas das maiores empresas de narrativa do mundo para levar a ainda mais pessoas o entretenimento que elas mais adoram assistir.”

“Por mais de um século, a Warner Bros. tem encantado o público, conquistado a atenção do mundo e moldado nossa cultura. Ao nos unirmos à Netflix, garantiremos que pessoas de todo o mundo continuem a desfrutar das histórias mais marcantes do planeta por muitas gerações.”

Assim, a Netflix agora será dona de um dos estúdios de cinema mais antigos de Hollywood, o que dará à empresa a maior plataforma de streaming do planeta e a oportunidade de dominar o cenário cinematográfico por meio da Warner Bros. Pictures.

Sindicato dos Roteiristas divulga nota CONTRA a fusão da Warner Bros. com a Paramount Skydance: “Seria um desastre”

author avatar
Nefferson Taveira
Formado em Letras - Português/Literaturas pela UFRJ, apaixonado por cinema e obcecado por filmes de terror.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS