‘Avatar: O Caminho da Água‘ chega aos cinemas nacionais em 15 de dezembro, e é a primeira sequência de pelo menos cinco filmes planejados pelo diretor James Cameron.
Além dos filmes, a franquia já gerou uma história em quadrinhos, uma ala no parque temático da Disney e apresentações no Cirque du Soleil.
Mas, será que Cameron e o produtor Jon Landau estão pensando em expandir a história com filmes derivados e séries de TV?
Durante uma entrevista para o Comic Book, a dupla foi questionada sobre o assunto, ao que Landau respondeu:
“Sabe, queremos ser criadores de tendências e não seguidores de tendências. Mas, de fato, vemos o mundo de Pandora como um mundo que pode se expandir além dos filmes.”
Ele continuou:
“Fizemos isso com nosso show itinerante em parceria com o Cirque du Soleil, ‘Toruk – First Flight’, no qual contamos uma história ambientada milhares de anos antes do primeiro filme, narrando as aventuras do primeiro Toruk Makto. No Disney’s Animal Kingdom, criamos ‘Pandora, o Mundo de Avatar’, que se passa duas gerações à frente depois que todas essas sequências terminarem. Queremos continuar a expandir esse universo. Também estamos trabalhando em novas edições de quadrinhos da Dark Horse. Acabamos de lançar recentemente a primeira edição de High Ground, que é outra história. Achamos que as pessoas vão gostar dos novos personagens, eles são inspiradores em diferentes contextos. E queremos continuar a fazer isso.”
Questionado especificamente sobre séries de TV para a Disney+, ele não descartou a ideia, mas sugeriu que é uma possibilidade muito distante de acontecer, algo que foi reforçado por Cameron.
“Em termos de derivados de ‘Avatar‘, o problema é que os personagens são fotorrealistas e ainda não se encaixam em um tipo de modelo para a TV. Talvez daqui a uns 10 anos, se injetarmos os recursos do cinema para a TV, se houver tecnologia suficiente para isso… Quem sabe possa surgir uma tentativa. Eu não não sei, mas se fizermos [uma série de TV], não me imagino trabalhando nisso até no mínimo, cinco ou dez anos, a partir daqui. Acho que a pergunta é se ‘Avatar‘ vai continuar atraindo as pessoas, se este desejo estiver presente nos fãs, eu posso visualizar [a série] acontecendo no futuro.”
E aí, você está animado para o novo filme?
Confira o trailer:
O corte final da sequência tem 3 horas e 10 minutos, sendo 28 minutos mais longo que o primeiro filme.
O primeiro capítulo de ‘Avatar’ teve nada menos que 162 minutos de duração (isso é, quase duas horas e quarenta minutos) – e o cineasta já havia adiantado que quer ir além na sequência.
“Não quero ninguém reclamando da duração, ainda mais porque eles sentam e fazem maratona [de séries] por oito horas”, ele comentou. “Eu já posso ver essa parte nas críticas: ‘o filme agonizante de três horas…’. É tipo, me deixem em paz. Eu assisti cinco episódios de uma hora cada com meus filhos. Esse é o paradigma social que precisa mudar: não tem problema você levantar e ir ao banheiro”.
Ambientado mais de uma década após os eventos do primeiro filme, ‘Avatar: O Caminho da Água‘ começa a contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), os problemas que os acompanham, os esforços que fazem para se manterem seguros, as batalhas que lutam pela sobrevivência e as tragédias que suportam.
O filme estrela Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet.