O cineasta James Cameron, responsável pelo bilionário sucesso ‘Avatar’, falou recentemente sobre a icônica franquia e explicou por que decidiu dedicar as últimas décadas exclusivamente a ela.
Segundo a Variety, Cameron justificou sua dedicação: “Justifiquei para mim mesmo fazer os filmes de Avatar nos últimos 20 anos, não com base no quanto de dinheiro eles renderam, mas na esperança de que possam fazer algum bem. Que possam nos conectar, nos reconectar com aquele lado nosso perdido que se relaciona com a natureza e a respeita, e tudo isso”.
O diretor continuou: “Acho que filmes são a resposta para os problemas humanos? Não. Acho que são limitados, porque às vezes as pessoas só querem entretenimento e não querem ser desafiadas dessa forma. Acho que Avatar é uma estratégia de cavalo de Troia: te atrai como entretenimento, mas depois trabalha seu cérebro e seu coração de maneira sutil”.
Embora Cameron esteja olhando para o futuro e desenvolvendo novos filmes como ‘Ghosts of Hiroshima’, ele pretende continuar focado em Pandora por enquanto.
“Não há motivo para não fazer”, disse Cameron, prestes a completar 71 anos. “Estou saudável, pronto para seguir. Não vou descartar. Quero dizer, preciso fazer de forma intensa, para aguentar o volume e a energia que esse tipo de trabalho exige por mais seis ou sete anos. Sabe como é? Talvez eu não consiga… mas, se conseguir, vou fazer”.
A última vez que Cameron dirigiu um filme fora do universo de Pandora foi em 1997, com ‘Titanic’. Em 2022, o cineasta já havia revelado que não se incomoda em trabalhar apenas na mesma saga.
“As pessoas sempre nos perguntam: ‘Por que vocês continuam trabalhando na mesma coisa…?’ Por que o [George] Lucas continuou? Por que o [Gene] Roddenberry continuou?” acrescentou Cameron. “Porque, quando você conecta com o público, por que jogaria isso fora? Por que começaria algo novo que talvez nem funcione?”.
‘Avatar: Fogo e Cinzas’ será lançado nos cinemas nacionais no dia 18 de dezembro.
James Cameron (‘Titanic’) retorna à direção.
A nova trama retoma os acontecimentos de ‘Avatar: O Caminho da Água‘, que mostrou Jake e sua família unindo forças com os Metkayina — o clã aquático de Pandora — para enfrentar a opressiva RDA (Recursos de Desenvolvimento da Administração). Em ‘Fogo e Cinzas‘, a ameaça vem dos Ash People, grupo que rompeu com a cultura tradicional dos Na’vi e abandonou sua conexão com a natureza.
O elenco conta com Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Oona Chaplin, Cliff Curtis, Britain Dalton, Trinity Bliss, Jack Champion, Bailey Bass e Kate Winslet.
Vale lembrar que as sequências ‘Avatar 4‘ e ‘Avatar 5‘ já foram confirmadas, estão programadas para 21 de dezembro de 2029 e 19 de dezembro de 2031, respectivamente.
![]()
