InícioDestaqueJames Gunn analisa fracassos da Marvel e aponta o erro que ameaça...

James Gunn analisa fracassos da Marvel e aponta o erro que ameaça toda a indústria do cinema


O cineasta James Gunn, responsável pela aclamada trilogia ‘Guardiões da Galáxia’, falou abertamente sobre os tropeços recentes da Marvel Studios. Em entrevista recente, o diretor refletiu sobre o que considera ser uma das principais causas dos fracassos da empresa, e de Hollywood como um todo: filmes sendo produzidos antes mesmo de um roteiro estar pronto.

“Eddie Murphy uma vez me disse que quase todos os filmes ruins nascem do hábito de Hollywood de definir uma data de produção antes de ter um roteiro finalizado. E eu concordo totalmente”, afirmou a Rolling Stone.

Gunn reforça que, mesmo com uma equipe talentosa e dedicada, é quase impossível entregar um bom filme sem uma base sólida, e essa base é o roteiro.



“Conheço pessoas que trabalharam comigo na Marvel e estiveram envolvidas em alguns dos piores filmes do estúdio. Algumas foram preguiçosas, sim, mas outras trabalharam duro. E, ainda assim, o filme não funcionou. Às vezes, simplesmente não dá certo. Mas, para mim, o maior erro da indústria é começar uma produção sem um roteiro fechado”, explicou.

Gunn também comentou sobre a postura mais autocrítica que a própria Marvel tem adotado nos bastidores após os resultados irregulares de bilheteria e crítica.

“Eles sabem onde erraram. Lançaram muitas produções em um curto período. O Louis D’Esposito [produtor veterano da Marvel] me disse isso diretamente. E, sinceramente, nem acho que a culpa seja totalmente deles. Havia uma forte pressão corporativa. Não foi justo, e isso comprometeu a qualidade dos projetos”, afirmou.

Como atual diretor criativo da DC Studios, ao lado de Peter Safran, Gunn diz que aprendeu com os erros da concorrência. Sua regra de ouro agora é clara: nada vai para a produção sem um roteiro finalizado e aprovado por ele pessoalmente.

“Recentemente cancelamos um projeto, mesmo com tudo pronto para começar. O roteiro não estava bom, então não podíamos seguir em frente. Estamos dando sorte com roteiros ótimos, como os de Supergirl, Lanternas e Clayface. Só seguimos com o que tem qualidade”, declarou.

Com uma rotina criativa intensa, Gunn afirma que seu processo criativo segue firme guiado por um princípio que mudou sua vida: “termine o que você começa”.

“Nos meus 20 e poucos anos, eu tinha dezenas de projetos inacabados. Foi só depois de uma espécie de despertar espiritual que entendi que precisava concluir o que começava. Essa virou minha regra número um”, concluiu.

Lembrando que ‘Superman’ estreia dia 10 de julho de 2025, marcando o início do DCU.

 

Superman, o primeiro longa-metragem da DC Studios a chegar às telonas, deve estrear nos cinemas de todo o mundo neste verão, distribuído pela Warner Bros. Pictures. Em seu estilo característico, James Gunn assume a nova história do super-herói original, no recém-imaginado universo DC, com uma combinação singular de ação épica, humor e coração, um Superman movido pela compaixão e por uma crença inerente na bondade da humanidade.

David Corenswet estrela como Clark Kent/Superman.

O elenco também conta com Rachel Brosnahan (Lois Lane), Nicholas Hoult (Lex Luthor), Edi Gathegi (Michael Holt/Senhor Incrível), Anthony Carrigan (Rex Mason/Metamorfo), Nathan Fillion (Guy Gardner/Lanterna Verde), Isabela Merced (Kendra Saunders/Mulher-Gavião), Skyler Gisondo (Jimmy Olsen), Sara Sampaio (Eve Teschmacher), Wendell Pierce (Perry White), Milly Alcock (Kara Zor-El / Supergirl) e outros.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS