quinta-feira, março 28, 2024

James Wan, diretor de ‘Invocação do Mal’ e ‘Maligno’, revela seus filmes de terror preferidos

Em uma entrevista ao Hollywood Reporter, o diretor James Wan (Invocação do Mal) revelou quais são seus cinco filmes de terror favoritos de todos os tempos.

Vale lembrar que ‘Maligno‘ estreia esse mês no catálogo da HBO Max.

Wan lançou sua carreira com ‘Jogos Mortais‘ e dirigiu dois ‘Sobrenatural‘ e dois ‘Invocação do Mal‘.

Confira:

1. Os Outros (2001)

“O filme de Alejandro Amenabar com Nicole Kidman é requintadamente fotografado, trabalhado e oldschool. É realmente um dos melhores filmes sobre histórias de fantasmas vitorianos já filmado.”

2. Poltergeist (1982)

“É o filme que me marcou quando eu era criança, e me abriu um caminho obsessivo em relação a todas as coisas relacionadas a bonecos mal-assombrados. Tem uma trilha sonora fantástica.”

3. Estrada Perdida (1997)

“Este é o filme mais assustador do cinema de terror: narrativa fragmentada, atmosfera noir, fotografia temperamental. Tudo isso acrescenta-se a uma experiência clássica de David Lynch“.

4. Tubarão (1975)

“Foi o filme que me fez ter medo do grande desconhecido, e do mar. Ele me ensinou sobre o poder do cinema de suspense (juntamente com todos os outros filme de Steven Spielberg), através de câmera, edição e música.”

5. Ringu (1998)

“Este filme [o original japonês que inspirou os filmes hollywoodianos] me fez voltar a amar as histórias de horror asiáticas, que eu cresci assistindo.”

Não deixe de assistir:

Wan se tornou uma figura fundamental para o renascimento do gênero de terror, e agora apostando em uma perspectiva narrativa bem diferente, ele retorna para o gênero com ‘Maligno‘ (Malignant), um filme que celebra o terror italiano, à medida em que tenta resgatar um subgênero bem popular do auge dos anos 80 e 90.

E durante uma entrevista ao editor-chefe do CinePOP, Renato Marafon, Wan revelou que ‘Maligno‘ é o resultado de uma série de paixões bem específicas:

“Eu não tive um único filme em particular que me influenciou, este aqui é um amálgama de tudo que eu amo. Eu não me refiro a Maligno como aquele que redefine o gênero, mas sim como aquele que mistura os gêneros e a minha cabeça, como sendo esse liquidificador que sempre misturou todas as coisas que amo, gerou esse ‘suco’ que é o filme. Eu sempre tiro minhas inspirações de vários lugares, como cineastas, livros, quadrinhos e outras fontes também”.

E embora o terror seja uma combinação entremeada de gêneros distintos e referências culturais bem dinâmicas, o cineasta revelou que um thriller em particular teve um destaque maior na construção da narrativa. Além disso, Wan ainda pontuou o quanto anseia em resgatar um subgênero que se perdeu ao longo das últimas décadas.

O thriller ‘Os Olhos de Laura Mars’ foi uma das principais referências de James Wan para ‘Maligno’

Se eu tivesse que escolher um filme que foi usado como referência, se eu tivesse que reduzir a um único filme, eu provavelmente diria ‘Os Olhos de Laura Mars‘. Foi algo nesse sentido…No início dos anos 80 e 90 houve um curto período do gênero thriller em que o herói e a heroína viam as coisas pelo ponto de vista do assassino, como se de alguma forma eles estivessem conectados. Eu amo esse subgênero e eu acho que quase não vemos mais filmes assim. Na verdade, não há mais filmes assim e eu quero reviver esse subgênero. E Maligno toca nessa estrutura como parte de sua fundamentação narrativa, mas obviamente vai para um caminho completamente diferente”.

O diretor revelou quais foram suas principais referências para a construção do filme, salientando ainda o quanto o gênero Giallo foi fundamental para a sua formação como cineasta, bem como para a criação de todos os seus filmes.

“Eu sou fã de Giallo [gênero literário e cinematográfico italiano de suspense e romance policial] desde a minha adolescência e é muito evidente algumas referências a ele nos meus primeiros filmes. Honestamente, até quando eu estou fazendo um filme como ‘Aquaman‘, Mario Bava [diretor italiano do gênero Giallo] está na minha mente. Então isso está sempre em mim. Eu sempre brinco que você pode tirar o garoto do gênero de terror, mas não consegue tirar o gênero de terror do garoto. E esse é o caso aqui”.

Confira o trailer legendado:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS