InícioMatériasJoaquin Phoenix | Um dos grandes intérpretes do Coringa fez 47 anos!...

Joaquin Phoenix | Um dos grandes intérpretes do Coringa fez 47 anos! Saiba outros grandes filmes de sua carreira!


O Porto-Riquenho Joaquin Phoenix não é de hoje que é um dos mais fantásticos atores de sua geração. Premiado em muitos festivais, já levou um Grammy, dois Globos de Ouro e quatro indicações ao Oscar, vencendo apenas uma vez por Coringa. Ativista Social influente, vegano desde os três anos de idade, é membro da PETA, maior organização de defesa dos direitos dos animais do mundo.

Seu irmão, o também ator River Phoenix, morreu de forma trágica, fato que distanciou Joaquin do universo do cinema. Alguns meses depois, por insistência de seus amigos, Phoenix voltou a atuar. Ele fez sua estreia nos cinemas no filme SpaceCamp – Aventura no Espaço de 1986. Mas seu reconhecimento mesmo veio depois de interpretar o cruel imperador romano Cómodo no premiado filme de Ridley Scott, Gladiador, no início dos anos 2000. De lá pra cá dezenas de sucessos!



Ontem o ator faz 47 anos e para comemorar a data, separamos alguns filmaços dele para vocês

 

Você Nunca Esteve Realmente Aqui

Vencedor dos prêmios de Melhor Ator (Joaquin Phoenix) e Melhor Roteiro no Festival de Cannes, You Were Never Really Here, baseado no livro homônimo de Jonathan Ames, é uma história sobre os rumos que o destino nos coloca quando somos atormentados por traumas do passado que jamais se vão. O roteiro é excelente, nos coloca de frente às conseqüências das escolhas do protagonista de maneira violenta e brutal, fruto da profissão e marcas das batalhas que esse personagem trava todos os dias. A cineasta escocesa Lynne Ramsay volta aos cinemas com o pé direito, após o excelente Precisamos Falar Sobre o Kevin, e mais uma vez, com muita competência, apresenta um grande retrato psicológico de seu protagonista.

 

Ela

Se apaixonar é uma forma socialmente existencial de insanidade? Depois de apresentar ao mundo uma versão peculiar da tristeza por meio de metáforas e universos inimagináveis, no longa-metragem Onde Vivem os Monstros, o diretor norte-americano Spike Jonze volta aos cinemas, quatro anos depois, com um projeto audacioso que fala sobre o diferente relacionamento no futuro entre um homem e uma máquina, Ela. Com muita suscetibilidade aplicada nas ações dos personagens, o famoso diretor precisava de um ator completo para executar o complexo protagonista. E acreditem, não havia escolha melhor do que Joaquin Phoenix.

 

Coringa

A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. Essa famosa frase do suíço Rousseau exemplifica muito bem o que assistimos ao longo de 122 minutos de projeção. Coringa é antes de mais nada um retrato de nossa sociedade, que anda entre vales nebulosos onde o medo e as desilusões se tornam estopim para novos modos de pensar mas que também caminha para a maldade em mentes perturbadas. Dirigido pelo cineasta nova iorquino Todd Phillips e com uma atuação de gala de Joaquin Phoenix no papel principal, o filme bateu recordes de bilheteria onde exibido.

 

A Pé ele não vai longe

 

A sabedoria para fazer a diferença, a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso. O trabalho do grande cineasta Gus Van Sant é uma junção do talento dos artistas envolvidos, o excelente roteiro baseado no livro de memórias de John Callahan: Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot, em uma história de superação e como a arte de alguma forma pode salvar uma vida. Joaquin Phoenix, responsável pelo papel principal, inspirado como quase sempre em sua brilhante carreira, é um ator como poucos, um verdadeiro colírio aos cinéfilos podermos ser contemporâneo de tamanha genialidade e entrega aos seus personagens. Ao longo de quase duas horas de projeção, somos testemunhas de uma grande história com a cereja do bolo vinda do que ouvimos, bastam 25 minutos de filme para a trilha do craque Danny Elfman te conquistar. Van Sant tentava filmar essa história desde os anos 90 e sua ideia na época era ter o ator Robin Williams como protagonista. Disponível na HBO MAX.

 

Era Uma Vez em Nova York

O que fazer quando a vida perde o total sentido? O novo trabalho do competente diretor James Gray é uma jornada nas profundezas da alma e no caráter do ser humano. Com mais uma atuação espetacular da francesa Marion Cotillard, Era Uma Vez em Nova York é um filme que toca bem fundo no nosso coração, trazendo à tona graves problemas de nossa sociedade e de nossa cruel e primitiva maneira de pensar o mundo. Na trama, acompanhamos a triste e melancólica história de Ewa Cybulska (a eterna Piaf, Marion Cotillard) uma imigrante que chega aos Estados Unidos de navio e por um golpe do destino é separada de sua irmã. Tendo que viver sozinha, sem dinheiro em um lugar totalmente novo, acaba sendo seduzida pela falsa bondade de Bruno Weiss (Joaquin Phoenix) e rapidamente vai parar no tenebroso mundo da prostituição. As coisas mudam um pouco de figura quando entra em cena o ilusionista Emil (Jeremy Renner). Disponível na Amazon Prime Video.

 

O Tiro que Não saiu pela Culatra

Problemas familiares não tem endereço, a eterna roda gigante da educação. No final da década de 80, chegou aos cinemas O Tiro que não Saiu pela Culatra, dirigido por Ron Howard, um drama com pitadas cômicas que mostra um arranjo familiar complicado com tipos de educações diferentes. Passando um raio-x em uma família com as mais diversas crises, o brilhante roteiro da dupla Lowell Ganz e Babaloo Mandel nos faz refletir a todo instante. A atriz Dianne Wiest foi indicado ao Oscar por esse filme e Randy Newman, autor da trilha sonora, concorreu com a canção I Love To See You Smile ao Grammy, ao Globo de Ouro e ao Oscar.

 

O Mestre

 

Quando Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix aceitaram os respectivos convites para interpretar seus personagens nesse projeto, sabiam que eram grandes as chances de conquistarem o Oscar. Não levaram, mas chegaram perto. Com foco nos conflitos emocionais de um veterano da marinha, Paul Thomas Anderson brinda os espectadores com um drama complexo e verdadeiro. O Mestre criou polêmica antes do lançamento por falar da cientologia, conjunto de crenças e práticas criadas por L. Ron Hubbard, que sugere que os seres são imortais. O destaque do filme são as atuações impecáveis de Hoffman e Phoenix.

 

Gladiador

Lançado no ano de 2000 e dirigido por Ridley Scott, Gladiador foi indicado à 12 Oscars e levou 5 estatuetas para casa! Protagonizado por Russell Crowe, o filme conta a saga do general Maximus, um vitorioso guerreiro que perde a família de maneira trágica e retorna ao seu início com uma enorme sede de vingança contra o grande vilão da história Cómodo (Joaquin Phoenix). Um excelente filme que é sempre bom de rever! Tem na Netflix!

 

Sinais

Um dos maiores sucessos do cineasta indiano M. Night Shyamalan, Sinais mostra a trajetória de uma família depois do aparecimento de misteriosos círculos em sua plantação o que sugere a todos ser a comprovação de presença extraterrestre no local. Com um orçamento de mais de 70 milhões de dólares e estrelado por Mel Gibson, o filme até hoje é muito lembrado pelos cinéfilos e cinéfilas.

 

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS