sexta-feira, março 29, 2024

‘Jogador Nº1’: Cinco referências que você precisa conhecer antes de assistir ao filme

‘Jogador Nº1’ é a grande estreia da semana, quiçá do mês, e promete ser uma das maiores surpresas do ano. A adaptação de livro homônimo dirigida por Steven Spielberg chegou a sofrer com certo receio do público no início da produção, mas os trailers foram chegando e a animação começou a crescer. Para quem está meio perdido em relação a ele, a história é sobre uma competição virtual valendo o controle da empresa do jogo mais popular do mundo. Os personagens? Qualquer um que você imaginar, incluindo lendas da cultura pop.

O CinePOP já conferiu e simplesmente amou o filme. Ele é recheado de citações e participações dos mais diversos ícones dos anos 80, 90 e 2000. E apesar de não serem fundamentais para curtir a aventura “Spielberguiana”, conhecer algumas dessas referências vai intensificar a experiência do espectador.

Pensando nisso, separamos cinco itens fundamentais, em um tipo de bibliografia cinematográfica, para você poder se emocionar e rir mais ao assistir ‘Jogador Nº1’. Confiram!

Obs: Para algumas pessoas, a simples citação a uma cena do filme pode ser considerada Spoiler. É bom deixar claro que não vamos entrar em nenhum detalhe delas, mas vamos entregar a presença de uns momentos não revelados no trailer. Siga por sua conta e risco.

 

De Volta Para o Futuro

Uma das trilogias mais lembradas e amadas de todos os tempos, ‘De Volta Para o Futuro’ é um grande “suco” de anos 80. O filme do diretor Robert Zemeckis (lembrem desse nome) fala sobre um adolescente que volta no tempo em um DeLorean e acaba bagunçando o passado de sua família, colocando todo o futuro em risco.

Em ‘Jogador Nº1’, o DeLorean aparece bastante, sem contar as diversas citações ao filme. Vale a pena assistir pelo menos o primeiro capítulo da trilogia. Além de ser um filmaço atemporal, vai aumentar seu entendimento das gags do filme.

 

O Gigante de Ferro

Desde que apareceu no primeiro trailer, o ‘Gigante de Ferro’ virou a imagem de ‘Jogador Nº1’. As crianças de hoje em dia podem não entender a importância do robozão de olhos amarelos, mas ele é um ícone de bondade, simpatia e até mesmo fofura na mente de quem foi criança ou adolescente no início dos anos 2000.

Na animação de 1999, o ‘Gigante de Ferro’ (Vin Diesel) é encontrado por um menino com problemas familiares. Conforme eles vão se relacionando, uma grande amizade nasce e descobrimos uma das coisas mais amáveis do filme: o robô ”sonha” em ser o Superman. Seu papel no longa de Spielberg é fundamental e sobra até um momento que vai levar os fãs do desenho às lágrimas.

Não deixe de assistir:

 

Os Mecha Japoneses

A cultura pop japonesa é riquíssima. Mesmo que você não seja um fã, é muito provável que já tenha visto algum filme de monstro gigante, como o Godzilla ou a Mothra, e algum desenho de robô gigante, como ‘Evangelion’ e ‘Gundam 0079’. Eles foram as inspirações para grandes franquias do século XXI, como ‘Transformers’, tanto as animações quanto os filmes, e ‘Círculo de Fogo’. Até mesmo quem via ‘Power Rangers’ se lembra dos famosos Megazords ou da animação ‘MEGAS XLR’. A influência dessas lendas do cinema e TV japonesas é enorme e isso é homenageado no filme. Algumas são mais explícitas, outras são grandes easter eggs em tela. Vale a pena assistir aos mais famosos do gênero antes de assistir a ‘Jogador Nº1’.

O Iluminado

Considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, ‘O Iluminado’ também marca presença em ‘Jogador Nº1’. Em uma sequência que deve levar todos os fãs do cinema clássico de terror à loucura, Spielberg é influenciado de um jeito MUITO forte pela obra de Stanley Kubrick em determinado momento do filme.

Quem nunca tiver assistido ao filme, provavelmente não vai entender as risadas e os suspiros dos fãs mais apaixonados. Então é uma obra determinante para uma identificação maior com a obra de Steven Spielberg. Ah, vale dar uma olhada nos ícones do terror norte-americano também. Volta e meia um deles aparece perambulando em tela (e é muito legal encontrá-los).

 

John Hughes

John Hughes é o maior nome do cinema Teen dos anos 80. Conhecido por estabelecer uma visão única sobre a adolescência, Hughes é responsável por clássicos como ‘Curtindo A Vida Adoidado’, ‘A Garota de Rosa Shocking’, ‘Gatinhas e Gatões’ e ‘Clube dos Cinco’. Sua relevância e influência são tão grandes, que ele definiu o gênero Teen nos cinemas até hoje.

Spielberg usa e abusa de referências aos filmes do diretor. É interessante conhecer a filmografia dele.

Observações:

· Fiquem de olho, ou melhor, de ouvido nas músicas clássicas dos anos 80. A trilha sonora é escolhida a dedo pelo diretor, que usa e abusa de sucessos característicos da época.

· Gamers vão pirar! Além de jogos recentes, como ‘Overwatch’ e ‘Halo’, o filme despeja participações e referências aos grandes games clássicos. Lembra um pouco Detona Ralph, mas numa escala maior e mais emocionante.

· Carros clássicos da TV e do cinema vão aparecer. Alguns mais visíveis que outros, mas é sempre MUITO divertido encontrar algum deles em tela.

· DC Comics! Como o filme é sobre um videogame, metade dos personagens do jogo Injustice aparece em tela. E são em momentos diferentes, em lugares completamente inusitados, o que só aumenta a sensação de felicidade de vê-los ali.

‘Jogador Nº1’ já está em exibição nos cinemas.

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS