A produção de ‘Duna’ de 1984 foi marcada por uma série de escolhas curiosas e reviravoltas nos bastidores, incluindo uma que, se tivesse ocorrido, poderia ter mudado para sempre a trajetória de Kevin Costner.
O ator, então em início de carreira, foi um dos muitos a fazer o teste para o papel de Paul Atreides, o protagonista da ambiciosa adaptação de David Lynch para o romance de Frank Herbert.
De acordo com Craig Campobasso, assistente de produção na época, Kevin Costner não conseguiu atender às expectativas para o papel, apesar de seu grande potencial.
“Michael Biehn não conseguiu cumprir com isso. Kevin Costner não conseguiu. Não é que sejam atores ruins; eles simplesmente não se encaixavam no critério para Paul-Muad’Dib, porque você está buscando essa força interior”, disse Craig Campobasso.
Campobasso ainda destacou que, na época, Kevin Costner ainda não era um ator conhecido e estava nervoso para realizar o teste.
“Kevin Costner não era conhecido naquela época, e eu me lembro dele estar nervoso, porque eu ajudei a vesti-lo no traje de Paul-Muad’Dib, e eu pude sentir o seu nervosismo com isso.”
Com Kevin Costner perdendo o papel, foi o ator Kyle MacLachlan (Twin Peaks) quem interpretou o protagonista Paul Atreides na primeira adaptação de ‘Duna‘ para as telonas.
Diferente da versão recente, dirigida por Denis Villeneuve, ‘Duna’, de 1984, não fez muito sucesso e decepcionou grande parte dos fãs.