A atriz Kristen Stewart falou recentemente sobre ‘A Cronologia da Água’, longa que marca sua aguardada estreia na direção. Durante a conversa, Stewart destacou as dificuldades de realizar uma produção desse porte no atual cenário dos Estados Unidos, citando o impacto do governo de Donald Trump na indústria.
De acordo com o Deadline, a diretora desabafou sobre a resistência do mercado em financiar filmes centrados em uma ótica puramente feminina.
“Seria impossível [fazer este filme] nos EUA”, afirmou ela sobre o drama estrelado por Imogen Poots, que precisou ser filmado na Letônia para sair do papel.
Stewart mencionou que propostas políticas, como a imposição de tarifas sobre filmes estrangeiros, criam um ambiente “assustador” para o cinema independente:
“A realidade está se rompendo completamente sob Trump. Mas deveríamos pegar uma página do livro dele e criar a realidade em que queremos viver”, destacou.
‘A Cronologia da Água’: Longa marca a estreia de Kristen Stewart na direção ganha trailer; Confira!
Diante das limitações que sente em seu país natal, a cineasta levantou a possibilidade de se mudar para o exterior, citando o exemplo de James Cameron, que se estabeleceu na Nova Zelândia.
“Não consigo trabalhar livremente [nos EUA], mas não quero desistir completamente. Gostaria de fazer filmes na Europa e depois enfiá-los goela abaixo do público americano”, declarou Stewart, reforçando sua intenção de continuar provocando a audiência com suas obras.
Ao adaptar o livro de memórias de Lidia Yuknavitch, Stewart enfatizou que a luta pela perspectiva feminina é também uma luta por existência:
“A história realmente importa. Ela diz se você tem permissão para estar aqui ou não. A reescrita da história está acontecendo justamente porque a igualdade está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade”, concluiu.

Kristen Stewart detona Hollywood após “breve momento de progresso” pós-MeToo: “É devastador”
‘A Cronologia da Água’ é uma adaptação do livro de memórias homônimo da escritora Lidia Yuknavitch. A obra acompanha a jornada de uma nadadora olímpica que luta para superar uma infância devastada por abuso sexual, violência e alcoolismo familiar.
Além de Stewart, o elenco do longa conta com nomes como:
Thora Birch, Jim Belushi, Tom Sturridge, Charllie Carrick, Jeremey Ang Jones e Kim Gordon.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:



