Kate Winslet, estrela de ‘Lee’, falou recentemente sobre sua conexão pessoal com a personagem baseada em fatos reais do longa, a fotógrafa da Segunda Guerra Mundial Elizabeth “Lee” Miller.
Segundo a Reuters, a atriz, que também co-produziu o filme, explicou: “Encontrei muitos paralelos entre mim e ela, especialmente em relação à determinação que tinha e à capacidade de seguir em frente, não aceitando um não como resposta”.
Winslet recordou um momento durante o desenvolvimento do filme em que estava sentada à mesa de sua cozinha, chorando e se perguntando se seria capaz de retratar Miller. “Nos momentos de dúvida, eu pensava: ‘OK, o que Lee faria?’”, acrescentou.
A atriz destacou ainda que, se não fosse pelo filho de Miller, Antony Penrose, a maioria das pessoas não conheceria o trabalho da fotógrafa. “Ele subiu no sótão da Farleys House, onde ela viveu e morreu, e encontrou 60.000 negativos e impressões que ela havia guardado em velhas caixas de feijão enlatado Heinz e Daz, apenas para tentar esquecer”.
“Como tantas pessoas que viveram traumas após a guerra, elas simplesmente queriam guardar isso e nunca mais falar sobre”, completou.
Antony escreveu uma biografia intitulada “As Vidas de Lee Miller” em 1985, que serviu de base para o filme ‘Lee’.
“Nos momentos em que eu pensava, ‘Oh, meu Deus, não posso fazer isso,’ eu me lembrava: ‘Tenho que fazer isso pelo Tony, certo? Tenho que seguir em frente e fazer isso por ele'”, contou Winslet.
“Ele tem esse filme feito em sua vida, e agora ele tem 78 anos e eu consegui. Estou muito feliz por ele e me sinto muito orgulhosa de mim mesma”, completou.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
‘Lee’ estreia nos cinemas dos EUA em 27 de setembro, enquanto a data de lançamento no Brasil ainda não foi anunciada.