Neste último sábado, 12 de dezembro, o lendário escritor britânico John le Carré morreu aos 89 anos de idade na Cornualha, na Inglaterra.
A notícia foi confirmada através de um comunicado oficial emitido por sua família. Carré, pseudônimo para David Cornwell, morreu em virtude de complicações com pneumonia, sem qualquer relação com a COVID-19.
Notabilizado por seus romances de espionagem, Carré estendeu sua carreira por mais de seis décadas e publicou 25 grandes obras de ficção, utilizando sua própria experiência como agente secreto para dar vida a narrativas incríveis. Suas principais obras incluem ‘O Alfaiate do Panamá’, ‘O Espião que Veio do Frio’ e ‘Uma Verdade Delicada’.
Seus livros foram adaptados inúmeras vezes para o cinema e para a televisão, recebendo aclame crítico pela releitura. As mais famosas incluem ‘O Jardineiro Fiel’, estrelado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz, ‘A Casa da Rússia’, com Sean Connery e Michelle Pfeiffer, e, mais recentemente, ‘O Espião que Sabia Demais’, protagonizado por Colin Firth e Gary Oldman.
Em 2016, seu romance ‘O Gerente Noturno’ também ganhou uma versão seriada intitulada ‘The Night Manager’, estrelada por Tom Hiddleston e Hugh Laurie. A produção foi indicada a diversas categorias do Emmy Awards, levando para casa o prêmio de Melhor Direção.