Licorice Pizza, aclamado filme do icônico diretor Paul Thomas Anderson (‘Trama Fantasma’), finalmente chegou aos cinemas brasileiros depois de cair no gosto da crítica internacional.

A trama nos transporta para o Vale de San Fernando, nos anos 1970, e acompanha um jovem estudante e ator-mirim de grande sucesso que se transforma em um empresário e começa a desenvolver uma paixão complexa por sua amiga e companheira negócios.

O longa-metragem foi extremamente ovacionado pelos especialistas e já levou inúmeros prêmios para casa – além de estar cotado para conquistar outros no BAFTA, no Critics’ Choice Awards e no Oscar. Considerado como um dos melhores títulos da última década, Licorice Pizza traz Alana Haim, Cooper HoffmanSean PennTom WaitsBradley CooperBenny Safdie no elenco, e merece ser apreciado pelos cinéfilos.

Para comemorar seu lançamento no circuito nacional, preparamos uma breve matéria com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:



Aproveite para assistir:



  • O pai de Leonardo DiCaprioGeorge DiCaprio, interpreta o homem que vende a Gary (Hoffman) o colchão de água no filme. George era uma figura bastante conhecida do cenário artístico underground do Sul da Califórnia durante a era em que o longa se passa.
  • O pai de Alana Kane (Haim) é interpretado pelo pai verdadeiro da atriz, Moti Haim. Segundo Anderson, todas as falas de Moti foram improvisadas. A cena em que Alana chega em casa e Moti exclama “mas que p***a!” foi feita na hora.

  • Nenhum dos membros do elenco mais jovem sabia que Cooper estava envolvido com o projeto – até que ele apareceu, totalmente vestido como o personagem, enquanto as câmeras rodavam. O momento em que seu personagem, Jon Peters, se introduz a eles foi a primeira vez que Hoffman e Haim o viram.
  • Quando Alana é vista dirigindo o caminhão, é a própria Haim quem o faz, não uma dublê ou um jogo de câmera.
  • Licorice Pizza marcou a estreia de Hoffman nas telonas. Ele é filho do lendário Philip Seymour Hoffman, um frequente colaborador de Anderson que infelizmente faleceu em 2014.

  • Como mencionado no longa, o pinball foi banido de Los Angeles entre os anos de 1939 e 1973, visto que era considerado como uma forma legal de jogos de azar e de apostas.
  • Hoffman não planejava se tornar um ator até Anderson abordá-lo com o roteiro. Segundo o diretor, Hoffman estava “muito hesitante e querendo saber mais detalhes. Isso é uma indicação muito, muito boa de um jovem rapaz forte e inteligente”.
  • Carol Burnett, ao lado de sua filha, Jody Hamilton, pessoalmente entregou clipes do clássico programa ‘The Carol Burnett Show’ para serem usados na produção.


  • As principais influências de Anderson para construir a narrativa e a estética do projeto foram ‘Loucuras de Verão’, de 1973, e ‘Picardias Estudantis, de 1982. ‘Picardias’, inclusive, também é ambientado no Vale de San Fernando e traz uma cena de uma verdadeira loja de discos Licorice Pizza.
  • O termo emprestado ao título da obra é um jargão para um disco de vinil, particularmente de álbuns conhecidos como LPs (Long Play ou Licorice Pizza). Além disso, o disco de vinil é preto, que é a mesma cor do alcaçuz (licorice) e o formato é plano e redondo, como uma pizza.

 

  • Anderson começou a trabalhar no roteiro do filme depois de ter dificuldade com outro longa-metragem mais complicado. Quando a inspiração para este aqui começou a fluir rapidamente, ele decidiu torná-lo o próximo projeto a ser levado aos cinemas.
  • O personagem Gary Valentine é baseado no ator e produtor de Hollywood Gary Goetzman e vários dos incidentes que aconteceram no filme vêm diretamente de histórias que Goetzman contou a Anderson.
Não deixe de assistir: