Durante uma entrevista para o CBM, Zack Snyder revelou algumas ideias para ‘Liga da Justiça 2‘, incluindo uma viagem no tempo ligada à cena do Flash em ‘Batman vs Superman‘.
Para quem não se lembra, o Flash aparece num pesadelo de Bruce Wayne e a cena indica que o velocista voltou no tempo para alertar o bilionário sobre uma possível ameaça, mas isso nunca foi explicado.
No entanto, a importância do pesadelo seria explorada em ‘Liga da Justiça 2‘.
“Aquela cena teria uma explicação lógica… No futuro, a Liga da Justiça já estaria formada, e o Flash seria enviado ao passado para alertar Bruce sobre a queda do Superman, que acabaria sendo controlado por Darkseid através da equação anti-vida… Havia duas possibilidades, numa delas, o Flash é enviado cedo demais [como vimos em ‘Batman v Superman‘], na outra, ele seria enviado ao momento certo.”
O cineasta também explicou o significado da frase do Flash, que menciona Lois Lane como uma espécie de ‘chave’…
“Quando o Flash é enviado para essa nova linha do tempo, ele vai para um momento mais próximo do futuro que ele estava tentando impedir… Nesse futuro, Lois Lane é morta, e ela era a única capaz de recuperar a natureza humana do Superman. Com Lois a salvo, o grupo teria uma chance de reverter o domínio de Darkseid sobre o Superman.”
Agora a aparição do Flash em ‘Batman vs Superman‘ faz mais sentido, não é? Snyder deixou claro que aquilo era apenas uma referência e a confusão seria toda explicada em ‘Liga da Justiça 2‘.
Após o lançamento do Snyder Cut de ‘Liga da Justiça‘, o público ficou tão satisfeito com o que viu, que uma campanha foi criada pedindo a continuação do universo criado por Zack Snyder.
No entanto, a presidente da Warner Bros, Ann Sarnoff, já deixou claro que isso não vai acontecer.
E parece que a ideia nunca esteve nos planos do estúdio, mesmo antes de toda a polêmica envolvendo a saída de Snyder em 2017.
A informação foi revelada pelo roteirista Chris Terrio durante uma entrevista para a Vanity Fair.
“Na época, Kevin Tsujihara era o presidente da WB e foi muito difícil trabalhar nesse filme [‘Liga da Justiça‘]. Os executivos queriam uma narrativa mais cômica e com menos de duas horas, mas Zack já havia entrado no projeto com a intenção de fazer o filme como foi mostrado este ano.”
Ele continuou:
“O filme que eles queriam não tinha nada a ver com o que vinha sendo construído [em ‘O Homem de Aço’ e ‘Batman vs Superman‘]. Fiquei admirado como Snyder conseguiu juntar todas as peças trabalhando sob tanta pressão. Estava óbvio que o estúdio não tinha interesse em dar continuidade ao universo desses filmes.”
Por fim, Terrio revelou que os diretores de filmes como ‘Aquaman’ e ‘Mulher-Maravilha‘ teriam a ajuda de Snyder como consulto criativo, e esses filmes seriam lançados antes da estreia de ‘Liga da Justiça‘.
“A ordem dos filmes virou uma bagunça. Quando Snyder foi adicionado como consultor criativo de ‘Aquaman’ e ‘Mulher-Maravilha‘, ele queria ver esses filmes antes de ‘Liga da Justiça’. Mas o estúdio estava mais interessado em acelerar a disputa contra a concorrência.”
Pelo visto, parece que o filme da Liga só chegou mais cedo do que o esperado porque a Warner pretendia bater de frente com a Marvel e os filmes dos ‘Vingadores‘.
O que acabou se tornando um tiro no pé da própria companhia.