A nova sensação da HBO, ‘Lovecraft Country’, estreou no último domingo (16) e alcançou números impressionantes de audiência.
Trazendo uma temática racial poderosa, a partir de protagonistas majoritariamente negros, a série aborda questões como o racismo sistêmico em meio às leis de Jim Crow, a segregação racial, além de trazer um terror onde fantasia e ficção científica se unem.
E para aumentar o acesso da audiência a essa nova série – que exala representatividade preta em todos os seus aspectos -, a HBO norte-americana decidiu divulgar o seu primeiro episódio, intitulado ‘Sundown‘, na íntegra e de forma gratuita no YouTube.
No entanto, o episódio em questão está bloqueado para o público brasileiro e o conteúdo aparece como indisponível na tela do YouTube.
E infelizmente, a HBO Brasil não seguiu o mesmo exemplo da matriz norte-americana e não ampliou o acesso a um conteúdo estrelado e produzido por negros para um público mais amplo e abrangente no nosso país.
Segundo a Variety, a produção alcançou uma audiência de 760 mil telespectadores na grade linear das 21 horas, um número que ficou atrás apenas da première de ‘Watchmen’ (800 mil) e de ‘Perry Mason’ (884 mil). Através de todas as plataformas (incluindo as digitais), o piloto alcançou a marca surpreendente de 1,4 milhões de usuários, ficando atrás das séries supracitadas e de ‘The Outsider’.
Quando a análise se restringe apenas aos serviços digitais, ‘Lovecraft Country’ tornou-se a segunda maior estreia desde ‘Watchmen’ e ‘Chernobyl’, em 2019.
Confira o teaser dos próximos episódios:
Recebendo grandiosos elogios, a produção foi aclamada pelas performances dos astros Jonathan Majors e Jurnee Smollett-Bell, com a trama sendo considerada “uma abordagem emocionante sobre a tradição lovecraftiana, que prova que os deuses antigos não são a única coisa que fazem barulho no cosmos”.
E para te preparar para o que vem por aí, confira as principais avaliações disponíveis no momento:
“O que funciona melhor é o imenso poder simbólico, extraído de Lovecraft e também da imaginação de Green”. -Daniel D’Addario, Variety
“O que ajuda a manter todo o caos controlado – além das performances de destaque de Majors e Smollett-Bell – é uma trilha sonora vibrante que é nada menos do que cintilante”. – Brandon Katz, Observer
“É crédito de todo mundo o fato de Smollett não os tirar inteiramente da tela, mas Majors é um ator principal constante e progressivo e Vance e Williams adicionam decência aceitável e tormento ardente, respectivamente”. – Dan Fienberg, Hollywood Reporter
“Smollett é especialmente boa em assumir uma postura heroica. Ela é a personagem com a qual você mais não quer mexer, embora seja Wunmi Mosaku, no papel de sua irmã economicamente frustrada – Ruby, quem deixa a maior impressão, em um enredo de transformação”. – Robert Lloyd, Los Angeles Times
“Lovecraft Country não será para todos. Pode ser lenta e os cultistas nefastos são geralmente um bando insosso… Ainda assim, há muita diversão polpuda e alguns momentos sangrentos (os que se assustam facilmente devem evitar)”. – Ed Power
Daily Telegraph (UK).
Baseada no livro homônimo de Matt Ruff, a trama gira em torno de Atticus Black, um rapaz de 25 anos que, quando seu pai desaparece, se dedica a buscá-lo junto com a sua amiga Letitia e seu tio George. Nesse processo eles enfrentam os horrores do racismo nos Estados Unidos na década de 1950, assim como espíritos malignos, e tentam sobreviver a tudo isso.
O elenco inclui Courtney B. Vance, Michael Kenneth Williams, Jurnee Smollett-Bell, Elizabeth Debicki, Aunjanune Ellis, Wunmi Mosaku e Jonathan Majors.