terça-feira, abril 23, 2024

Madonna Completa 64 anos | Conheça os MELHORES e PIORES trabalhos da cantora no cinema

O furacão conhecido como Madonna completa hoje, dia 16 de agosto, 64 verões de vida. Madonna é um verdadeiro ícone da cultura mundial, importantíssima para a consolidação da música dançante (conhecida como pop) durante a chamada “geração MTV” nos anos 80. Pensa só, essa geração foi agraciada simplesmente com o rei e a rainha da música pop: Michael Jackson e Madonna. E sem dúvida a época foi o auge destes artistas e seu momento de ouro. De fato, Madonna “nasceu” para o mundo da música ao mesmo tempo em que o canal especializado em videoclipes nos EUA, e a simbiose entre estas duas forças da natureza foi perfeita, com os clipes de Madonna ajudando a impulsionar a MTV nos lares americanos, e por sua vez o canal servindo como trampolim para o estrelato absoluto da cantora.

Desde que surgiu em cena Madonna ficou conhecida por uma personalidade que gostava de quebrar padrões e o fazia de uma forma muito livre e avassaladora. Tanto que ficou automaticamente conhecida como uma figura que chocava. Madonna era pura e simplesmente um tapa na cara do conservadorismo. A artista tratava seu corpo e o sexo de uma forma despudorada, assumindo total controle de sua sexualidade. Hoje, diversas estrelas da música pop seguem pelo mesmo caminho e tal atitude se tornou lugar comum. Porém, Madonna fez primeiro e conquistou o feito numa época em que não era visto com bons olhos. Isso se chama pioneirismo, quando um indivíduo consegue ver além dos padrões sociais para se destacar. É claro que isso acarretou em diversas polêmicas envolvendo sua vida pessoal. E essas controvérsias seguem acontecendo até hoje, com a cantora já na terceira idade.

O sucesso avassalador que foi Madonna nos anos 80, é claro, despertou o interesse da musa pop em se enveredar por outros caminhos, como o cinema. E nessa trajetória ela também conheceu os altos e baixos dos resultados das produções nas quais esteve envolvida. Aqui, para homenagear esse tesouro cultural de nossa época, iremos dar uma olhada nos destaques positivos e negativos da carreira de Madonna no cinema, com os melhores e piores filmes de seu currículo – enquanto a sua biografia, dirigida pela própria, não sai. Confira abaixo.

MELHORES

05 | Dick Tracy (1990)

Madonna adentrava os anos 90 com um sucesso nas costas. Produzido pela Disney, através da subsidiária Touchstone Pictures, Dick Tracy foi a resposta do estúdio do camundongo Mickey para o sucesso rolo-compressor que foi Batman (1989), da Warner. O filme de Tim Burton sobre o Homem-Morcego ligou o sinal de alerta em Hollywood sobre a possibilidade de tratar histórias em quadrinhos de forma séria, adulta e mais sombria. Era a mescla na medida certa entre o mundo real e suas questões, levadas ao mundo de fantasia. Assim, sem perder muito tempo, a Disney tirava do papel outro personagem clássico saído das tirinhas de papel, o detetive incorruptível de queixo quadrado e vilões tão grotescos quanto os de Batman em sua galeria, Dick Tracy. Ao contrário do citado blockbuster da Warner, a Disney deu o controle total de Dick Tracy para o astro Warren Beatty, que realmente investiu pesado na ideia, produzindo, estrelando e dirigindo o longa. E Beatty escalou Madonna para impulsionar o projeto, no papel de Breathless Mahoney, uma cantora de cabaré felina e extremamente sensual, que é uma verdadeira “Mulher-Gato” sem máscara. Madonna, é claro, ficou responsável pela trilha sonora, e o filme foi indicado para 7 Oscar, levando 3 estatuetas técnicas, incluindo para a canção ‘Sooner ou Later’, performada pela cantora.

04 | Evita (1996)

Em quarto lugar dos melhores filmes de Madonna no cinema temos outro musical. Aliás, o primeiro, já que apesar de Dick Tracy ter momentos de apresentações cantadas de Madonna, ele não é exatamente um musical. Com esta aqui a coisa muda de figura. Trata-se de um ambicioso projeto do diretor Alan Parker (O Expresso da Meia-Noite e Mississippi em Chamas), baseado no clássico musical dos palcos da Broadway da década de 70, sobre a primeira-dama argentina Evita Perón, considerada pelos cidadãos do país uma figura quase santificada. Justamente por isso, causou enorme polêmica a escolha da “depravada” Madonna para uma personagem celestial para toda uma nação. Muitos protestos ocorreram depois da escolha da estrela pop para o papel, mas Parker e a Disney compraram o barulho e lançaram o filme nos cinemas do mundo. Afinal, se tem uma coisa que Madonna sabe fazer é cantar. E para a surpresa de todos, a performance da estrela terminou elogiada, o filme perdoado e prestigiado com 5 indicações ao Oscar, com a vitória pela música ‘You Must Love Me’.

03 | Procura-se Susan Desesperadamente (1985)

Voltamos agora para a década de 80, “berço” do surgimento de Madonna em cena. De fato, esse foi seu primeiro papel de destaque no cinema após sua explosão como fenômeno da música pop, que havia ocorrido no ano anterior com o hit Like a Virgin e o início da MTV. Assim, os produtores da Orion Pictures viram a oportunidade de levar o estilo MTV de ser da cantora (que incluía o figurino extravagante e os apetrechos típicos da década, além de toda uma atitude) para as telonas num longa-metragem. Escrito por uma mulher e dirigido por uma mulher, Procura-se Susan… é um filme muito girl power e totalmente à frente de seu tempo. A mensagem aqui é o empoderamento e libertação de uma jovem dona de casa que vivia apenas para o marido. Ela sofre um acidente, fica com amnésia e é confundida com uma jovem de espírito livre e festeira chamada Susan (papel de Madonna). Ao se colar com Susan, Roberta (Rosanna Arquette) começa a dar valor a si e à sua vida.

Não deixe de assistir:

02 | Na Cama com Madonna (1991)

Em segundo lugar dentre os melhores projetos de Madonna nos cinemas está este documentário intitulado Truth or Dare no original – algo como “Verdade ou Consequência”. Desde que explodiu nas paradas de sucesso nos anos 80, os fãs criaram uma verdadeira fixação por Madonna. A cantora estava em todos os lugares, e havia se tornado um verdadeiro fenômeno, incapaz de ser mensurado hoje em dia – numa época em que fenômenos surgem a cada esquina de cinco em cinco minutos. Antes era uma coisa única mesmo. Assim, a paixão do público por Madonna só aumentava e os fãs tinham curiosidade de saber como era a vida da estrela e o seu dia a dia. E o ídolo pop fez questão de responder, presenteando seus fãs com este documentário que, para variar, foi alvo de inúmeras polêmicas por seu conteúdo, digamos, explícito demais para as mentes pudicas da época. Hoje, seria considerado uma grande bobagem já que temos coisas bem mais fortes vindo das celebridades. No ano seguinte, Madonna lançaria seu livro do sexo e apareceria topless num desfile de moda, mas aqui expunha de forma nua e crua os bastidores de sua turnê Blond Ambition, de 1990.

01 | Uma Equipe Muito Especial (1992)

Recentemente, falei em algumas matérias deste agora clássico drama cômico, que aborda um tema importantíssimo de empoderamento feminino no baseball e no esporte em geral, e está completando 30 anos de seu lançamento em 2022. Para a comemoração, a Amazon Prime Video acaba de lançar uma série baseada no argumento do longa, agora incluindo atletas femininas negras em seu elenco. Madonna foi uma peça-chave no sucesso do filme, que ainda conta com as presenças de Geena Davis e Tom Hanks protagonizando. Apesar de ser reportado que o comportamento da diva pop tenha sido algo próximo a um pesadelo durante os bastidores, Madonna batalhou, treinou baseball e atuação, e ainda entregou uma canção de sucesso para a trilha sonora.

Leia também: ‘Uma Equipe Muito Especial’ estreia na Amazon | Relembre o Clássico dos anos 90 que deu origem à Série

PIORES

05 | W.E. – O Romance do Século (2011)

Como nem tudo são flores na carreira da musa Madonna, no cinema a cantora também teve seus maus momentos. E aqui começamos com o top 5 de seus pontos baixos no currículo cinematográfico. O primeiro que chega pode causar preocupação sobre a tão falada autobiografia que a material girl irá dirigir nas telonas. Acontece que aqui em W.E., Madonna não atua, e somente dirige o longa – marcando assim, o segundo e último (até o momento) filme dirigido por ela, com um resultado… digamos, nada impressionante. Fora isso, a rainha do pop também é responsável pelo roteiro da obra ambiciosa. O tema é caro para a estrela e retrata uma de suas heroínas, a socialite Wallis Simpson, uma americana divorciada que foi responsável pela abdicação do trono pelo monarca Edward VIII, que deveria se tornar o Rei da Inglaterra em linha de sucessão, mas escolheu se casar a mulher que era o amor de sua vida.

Leia também: ‘Uma Equipe Muito Especial’ estreia na Amazon | Madonna foi um PESADELO nos bastidores do filme que deu origem à Série

04 | Sobrou pra Você (2000)

Verdadeiro campeão de indicações no Framboesa de Ouro, o resultado deste filme fez Madonna adentrar a década de 2000 com os “dois pés esquerdos”. De fato, as coisas só piorariam para a musa e ela logo sairia de cena, sem protagonizar nenhum outro filme (depois de duas produções desastrosas) até hoje. Aqui, bancado pela Paramount, Madonna vive Abbie, uma mulher cansada de relacionamentos fracassados em sua vida. Então, ela e seu melhor amigo gay (um clichê que toda comédia romântica precisava ter no passado) terminam caindo em tentação e passando uma noite juntos. Dessa noite de amor um imprevisto acontece, a mulher fica grávida, e agora os dois decidem ter o filho juntos. Uma ideia arriscada que fica na tênue linha do aceitável – mas que até poderia ter funcionado nas mãos certas. Do jeito que ficou, Sobrou pra Você recebeu indicações de pior filme do ano, pior diretor, pior dupla, pior roteiro e saiu “vitorioso” de pior atriz para Madonna. Mas não apenas isso, a cantora também seria indicada como pior atriz da década pelo filme.

03 | Corpo em Evidência (1992)

No mesmo ano em que lançou Uma Equipe Muito Especial (considerado seu melhor filme), Madonna resolveu investir numa obra… digamos, mais picante. Embora tenha sido lançado em apenas um país da Ásia em 1992, sua estreia foi mesmo em 1993 no resto do mundo, incluindo nos EUA, onde foi lançado em janeiro do ano citado. Não tem jeito, quando todos pensam em Corpo em Evidência, pensam logo numa “cópia deslavada” de Instinto Selvagem, um dos maiores acertos de 1992, que soprou nova vida aos thrillers eróticos nos anos 90 e ainda por cima serviu para jogar a carreira de Sharon Stone rumo ao estrelato. Madonna queria algo nos mesmos moldes, mas o tiro terminou saindo pela culatra. No filme, ela vive uma mulher indo a julgamento pela morte de um companheiro. A arma do crime? Seu próprio corpo. Ela é simplesmente sensual demais e o matou na hora do sexo. O elenco conta ainda com Willem Dafoe e Julianne Moore.

02 | Surpresa de Shanghai (1986)

Mesmo sendo uma das figuras mais emblemáticas da época, nem tudo foram rosas para Madonna nos anos 1980. Na parte profissional, a cantora se tornava a maior estrela da música no período, e de quebra realizava uma transição muito bem-sucedida para a frente das telonas em uma estreia de grande estilo em Procura-se Susan Desesperadamente (1985). O segredo do sucesso de tal filme talvez tenha sido ter Madonna interpretando… bem, basicamente a própria Madonna. As coisas começaram a sair dos trilhos para a material girl quando conheceu o ator e bad boy de plantão Sean Penn. Foi “paixão à primeira treta”, os dois se apaixonaram, se casaram, mas viviam entre tapas e beijos, declarando guerra aos paparazzi e um ao outro. O fato refletiu no primeiro e único filme que os pombinhos decidiram protagonizar juntos – um fracasso retumbante de crítica e público. Todos estavam cansados a esta altura do relacionamento problemático do casal. A trama tenta pegar carona no sucesso das aventuras de matinê trazido de volta à tona por Indiana Jones, e “copiado” por longas como Tudo por uma Esmeralda e As Minas do Rei Salomão.

01 | Destino Insólito (2002)

Chegamos ao primeiro lugar da lista, com o pior filme da carreira da estrela Madonna. Não tem jeito, por mais que a cantora tenha alguns filmes bem ruins em seu currículo, eles não se comparam em termos de “desastre de trem” a Destino Insólito. O mundo do cinema de Hollywood é feito de glamour, fama e dinheiro. Mas pode ser muito prejudicial também para a vida pessoal destes astros. Um filme ruim fica para a história e pode ser responsável pelo divórcio de seus envolvidos. Veja por exemplo o caso de Ben Affleck e Jennifer Lopez com Contato de Risco (Gigli, 2003). A própria Madonna viu o fiasco Surpresa de Shanghai contribuir para o fim do casamento caótico com Sean Penn. E mais de dez anos depois o mesmo acontecia com outro casamento da diva pop – desta vez com o diretor Guy Ritchie, que a comandou aqui. O longa é o remake de uma produção italiana da década de 70. Na trama, uma dondoca insuportável maltrata seus funcionários. Após uma tempestade avariar seu iate, ela e um empregado terminam náufragos numa ilha deserta. Desta vez a hierarquia de poder irá mudar, com o sujeito “domesticando” a socialite. E no fim, os dois ainda se apaixonam. É mau gosto para todo o lado. Não por menos, Destino Insólito venceu os Framboesas de Ouro de pior filme, atriz para Madonna, diretor para Ritchie, casal e remake. Em 2005 foi nomeado para pior drama dos últimos 25 anos no mesmo “prêmio” e também para pior drama e pior atriz da década. Além, é claro, de ser conhecido como um dos piores filmes da história do cinema. Feito para poucos.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS