InícioMatériasMais de três décadas do intenso 'Instinto Selvagem'

Mais de três décadas do intenso ‘Instinto Selvagem’


O desejo e as incertezas. Dirigido pelo ótimo cineasta holandês Paul Verhoeven, chegava aos cinemas no início da década de 90 um filme que marcaria a carreira de dois astros de Hollywood. Instinto Selvagem é um recorte profundo sobre a mente, o descontrole e os abalos emocionais provocados por reações ligadas ao desejo. Muito mais do que a cruzada de pernas mais famosa do universo do cinema, o instigante filme provoca discussões interessantes sobre relacionamentos e os limites emocionais provocados pelas origens do trauma.

Na trama, conhecemos Nick (Michael Douglas), um policial que lidera as investigações do assassinato de um ex-astro do rock. Assim, pouco tempo depois se vê em confronto com a escritora Catherine (Sharon Stone), a principal suspeita pelo assassinato e namorada do homem encontrado morto. A questão é que Catherine é uma sedutora mulher que acaba envolvendo Nick o levando ao limite.



Desejos, manipulações, vícios, recaídas, abalos emocionais, um pot-pourri do abstrato é jogado em tela de forte intensa e impactante. Em uma análise profunda, percorremos os labirintos da mente humana através de dois protagonistas que possuem a intensidade como um arma dominadora, daí um choque de grandes proporções quando se encontram. Até hoje lembramos do filme por conta das cenas calientes mas há muito mais a se descobrir sobre quando paramos para pensar sobre o presente de Nick e Catherine, dois viscerais personagens.

Esse roteiro escrito pelo húngaro Joe Eszterhas, foi um dos trabalhos mais bem remunerados durante um bom tempo, cerca de 3 milhões de dólares foram pagos a ele. Não é fácil colocar na tela com tamanha intensidade o desejo, grande fio condutor dessa história. Verhoeven e seu olhar de muitas verdades caminha para a narrativa transformando a cada sequência um suspense em também um forte drama.

Indicado em duas categorias do Oscar Instinto Selvagem marcou a carreira de Michael Douglas e principalmente Sharon Stone, essa última ainda desconhecida na época do lançamento. Pra quem quiser conferir o filme, tem na Prime Video.

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS