Mais uma gigante do audiovisual, dessa vez a Disney anunciou que está encerrando todos os seus negócios com a Rússia, citando o que eles chamam de “ataque implacável contra à Ucrânia”.
Depois de interromper os lançamentos nos cinemas, a Casa do Mickey agora está paralisando todos os passeios, cruzeiros, licenciamento de conteúdo e a distribuição da revista National Geographic.
“Dado o ataque implacável à Ucrânia e a escalada da crise humanitária, estamos tomando medidas para paralisar todos os nossos negócios na Rússia. Algumas dessas atividades comerciais podemos e faremos uma pausa imediatamente. Outras, como canais diários com algum conteúdo e licenciamento de produtos, levarão um tempo devido às complexidades contratuais”, declarou um porta-voz da Disney em comunicado.
A notícia veio depois que a Disney anunciou anteriormente que interromperia imediatamente os lançamentos nos cinemas dos seus filmes na Rússia, com o exemplo mais recente sendo ‘Red: Crescer é uma Fera’, da Pixar, que não estreou no país esta semana, conforme programado anteriormente.
As empresas Sony, Coca-Cola, Starbucks e Rolex também anunciaram o fechamento temporário de suas lojas no território russo. A Coca-Cola se manifestou dizendo que “nossos corações estão com as pessoas que estão sofrendo os efeitos inconcebíveis desses trágicos eventos na Ucrânia”.
O McDonald’s também informou o fechamento temporário de 850 lojas no país europeu.