No início do ano, foi confirmado que Danny Glover e Mel Gibson irão reprisar seus papéis como Roger Murtaugh e Martin Riggs no vindouro ‘Máquina Mortífera 5‘.
Durante uma entrevista para o Good Morning America, Gibson confirmou que a sequência já está em desenvolvimento e comemorou o retorno do diretor Richard Donner, que comandou todos os quatro filmes (1987-1998).
“O homem que estava por trás de tudo isso, o homem que nos presenteou com essa franquia já está trabalhando na sequência! Richard Donner é uma lenda.”, disse o astro.
Infelizmente, ele não revelou em qual estágio se encontra a produção.
Apesar dos poucos detalhes na declaração de Gibson, a informação é motivo de comemoração, já que Donner não dirige um filme desde 2006, quando comandou ‘16 Quadras’, estrelado por Bruce Willis.
Anteriormente, Glover conversou com o Movie Web sobre sua expectativa para a sequência e garantiu que o longa será extraordinário.
“As conversas começaram a ficar sérias em janeiro e uma parte do roteiro já está pronta. Não quero revelar nada do que li, mas garanto que será extraordinário. É uma trama relevante para a franquia, não é uma história feita apenas para lucrar, entendeu? Só posso adiantar que o filme vai dialogar muito bem com o que estamos vivendo hoje em dia.”
Ele continuou:
“O filme toca em pontos essenciais sobre política, economia e direitos sociais. A violência policial é algo que sempre esteve presente na América e vamos nos aprofundar nisso, o que é ainda mais interessante depois dos protestos que acompanhamos.”
Maiores detalhes não foram revelados, então não há previsão de estreia para a sequência.
Em 2016, Shane Black, roteirista do longa original, revelou que estava escrevendo um esboço para o 5º filme, mas a ideia acabou sendo engavetada.
“Eu escrevi um esboço de 62 páginas para uma nova sequência e acho que seria muito bom. Veríamos Riggs e Murtagh mais velhos em Nova York, durante a pior nevasca da história da costa leste, enfrentando uma equipe de assassinos treinados no Afeganistão e que contrabandeavam antiguidades.”
Black revelou que estudava a possibilidade de continuar a trama com novos personagens, mas desistiu por medo de acabar com a identidade da franquia.
“Pensei em introduzir um personagem mais jovem para assumir os passos deles, mas depois achei que não ficaria legal. A maioria das sequências de filmes dos anos 1980 é assim… Eles arrumaram caras novos para substituir os mais velhos e tiram toda a essência.”
Lembrando que os quatro filmes da franquia são considerados clássicos do gênero de ação e se tornaram um grande sucesso de público, arrecadando quase US$ 950 milhões pelo mundo.