Conhecido por ‘Taxi Driver’, ‘Gangues de Nova York’, ‘O Lobo de Wall Street’ e ‘O Irlandês‘, o diretor Martin Scorsese também ganhou fama por conta de suas críticas aos filmes da Marvel.
Desde 2019, o cineasta vem afirmando que “a Marvel Studios não faz cinema de verdade” e que “os títulos lançados pelo estúdio não são arte”.
E, em uma recente entrevista para a GQ, Scorsese reforçou o pensamento e ainda mencionou cineastas como Christopher Nolan para ‘lutarem’ contra a cultura dos filmes heróis.
O curioso é que Nolan comandou a trilogia d’O Cavaleiro das Trevas‘, baseada nos quadrinhos do Batman, da DC.
Por outro lado, a visão de Nolan sobre a franquia se destacou justamente por se afastar do estilo dos blockbusters de heróis e se concentrar num ponto de vista mais sombrio e realista.
“O perigo é o que isso está causando na nossa cultura. Porque agora haverá gerações que pensarão que os filmes são apenas isso”, disse ele. “Eles [o público] já pensam isso. O que significa que temos que lutar com mais força. E tem que vir da base. Os golpes têm que vir dos próprios cineastas. Sei que podemos contar os irmãos Safdie, com Chris Nolan… Entende o que quero dizer? Temos que acertá-los de todos os lados.”
Ele continuou:
“Acerte-os por todos os lados e não desistam. Vamos ver o que vocês tem para mostrar. Vá lá e faça. A verdade é que temos que salvar o cinema. Eu acho que o conteúdo fabricado não é realmente cinema. É quase como se a Inteligência Artificial estivesse fazendo um filme. E isso não significa que você não tenha diretores incríveis e pessoas de efeitos especiais fazendo belas obras de arte. Mas o que isso significa? O que esses filmes fazem, o que isso vai te dar? Fora uma espécie de conclusão de alguma coisa e depois eliminar da sua mente, do seu corpo todo, sabe? Então, o que esses filmes têm a acrescentar?”
E aí, você concorda ou discorda da opinião do aclamado diretor?