sábado, abril 27, 2024

‘Mártires’ | Um dos filmes mais PESADOS das últimas duas décadas

Uma visão extremamente pessimista do mundo. Um dos mais chocantes filmes das duas últimas décadas contorna as linhas inconsequentes da vingança e loucura mostrando a saga de duas jovens e suas descobertas após uma série de situações tensas que deixa o espectador em total estado de atenção. Escrito e dirigido pelo cineasta francês Pascal Laugier, Mártires aqui tem o sentido de sacrificado e o roteiro, escrito durante um período de grande depressão do próprio diretor, nos leva para descobertas aterrorizantes.

Na trama, conhecemos Lucie (Mylène Jampanoï) e Anna (Morjana Alaoui), duas jovens que se conheceram ainda criança quando a primeira delas sofria psicologicamente pelos abusos cometidos contra ela durante o período que fora sequestrada. Quando elas crescem, uma década e meia depois, resolvem ir atrás das pessoas que cometeram os abusos contra Lucie e acabam encontrando uma família que esconde um segredo ainda maior.

Nada é só o que parece, é pior. Conseguir a atenção do público durante toda a projeção é algo muito raro de se conseguir, Mártires consegue o feito. A narrativa tem o mérito de ampliar seu campo de tensão, batendo na tecla do medo, da angústia, da aflição, através de surpresas que estão no roteiro como o prolongamento de uma história que muitas vezes parece concluída. Os porquês de tudo que vemos seguem uma corrente niilista e os pessimismos em relação as interpretações da vida.

Dentro desse show de horrores, encontramos as reflexões para a loucura que aqui navega pelas várias camadas. A primeira delas nos chega através do trauma, do enxergar o que não existe, acoplado na culpa. Essa parte, que compõe um enorme arco inicial é visto sob duas óticas, uma ótima sacada do diretor. Depois, na grande virada da trama (não darei spoiler), dentro ainda do entendimento de loucura que o roteiro propõe, nas razões de tudo que assistimos, chegamos as explicações de importantes porquês que completam um quadro caótico de entendimento sobre o mundo.

O subgênero do terror, o Gore, é visto por todos os lados. Incomoda, embrulha o estômago, são cenas que demoram a sair de nossas memórias. Pascal Laugier não economiza no seu chocar, tem sangue, mutilações pra tudo que é lado em ações desenfreadas. Inclusive as atrizes protagonistas afirmaram em uma entrevista que nunca mais iriam trabalhar com o diretor. Para vocês terem uma ideia, a intérprete de Anna, Morjana Alaoui, quebrou três ossos durante as filmagens. Realmente não deve ter sido fácil filmar essa história repleta de cenas fortes.

Não deixe de assistir:

Perturbador. Não existe outra palavra melhor para definir essa produção. Mártires é um filme para assistir e nunca mais esquecer. Em 2016, um remake norte-americano foi lançado, dirigido pela dupla Kevin Goetz e Michael Goetz, mas nem chega aos pés do original.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS