Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é o filme mais rentável desta primeira metade de 2022. A superprodução da Marvel ultrapassou o então campeão The Batman, e soma mais de US$942 milhões em bilheterias mundiais. Mesmo com a segunda metade do ano ainda para acontecer, é seguro afirmar que ao menos entre as 10 maiores bilheterias o segundo filme do Mago Supremo da casa irá figurar. Fora isso, para os que não tiveram a chance de conferir o blockbuster nas telonas, ele acaba de fazer sua estreia no streaming, na plataforma da Disney Plus, nesta quarta-feira, dia 22 de junho. O segundo Doutor Estranho foi apenas a primeira superprodução do estúdio este ano, com Thor: Amor e Trovão, o quarto filme do herói musculoso e cabeludo, já na porta para estrear no dia 7 de julho por aqui, e disposto a destronar o colega como a maior bilheteria do ano.

Além de Doutor Estranho e Thor, 2022 ainda reserva a estreia nas telonas de um filme que promete verdadeiramente sacudir as estruturas financeiras do MCU: Pantera Negra – Wakanda para Sempre. Isso porque o primeiro Pantera Negra (2018) figurou na seleta lista dos filmes a ultrapassar a barreira de US$1 bilhão em bilheteria, foi indicado ao Oscar e se tornou um verdadeiro fenômeno cultural. Qualquer expectativa em relação à sua continuação, esperada para novembro, é bobagem. Mas desde o ano passado o universo compartilhado do estúdio Marvel não se restringe às telonas, com a estreia de WandaVision em janeiro de 2021 mudando a forma como os fãs consomem os produtos do MCU. Desde então vieram Falcão e o Soldado Invernal, Loki, What If… ? e Gavião Arqueiro. Este ano, o pontapé inicial foi dado com Cavaleiro da Lua, e atualmente Ms. Marvel está no ar, dando o que falar. Em agosto chegam a série de curtas animados I Am Groot e o live-action da Mulher-Hulk, além do Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia e Invasão Secreta ainda sem data definida.

Com isso tudo, o público já aprendeu que agora os eventos iniciados na TV repercutem nas superproduções cinematográficas. Por exemplo, WandaVision está ligado diretamente ao segundo Doutor Estranho, e os eventos de Falcão e o Soldado Invernal irão ecoar no vindouro Capitão América 4. Pensando nisso, resolvemos contabilizar quais são os astros e estrelas que mais participaram destas produções o universo Marvel. Algumas regras básicas antes de começarmos. É claro que só contamos produções consideradas do MCU, ou seja, nada de filmes de outros estúdios, como os Homem-Aranha que não são de Tom Holland, ou os X-Men. Em resumo, os filmes iniciando do primeiro Homem de Ferro, e as séries iniciando por WandaVision. Confira abaixo o ranking.

12 | Cobie Smulders



A bela Cobie Smulders ganhou notoriedade como Robin na série cômica How I Met Your Mother (2005-2014), “rival” de Friends para uma geração mais nova. No MCU, a atriz é conhecida como a agente da S.H.I.E.L.D. Maria Hill, braço direito do chefão da agência, Nick Fury. A estreia da morena foi no filme número 1 de dez anos atrás, Os Vingadores (The Avengers), o primeiro longa-metragem a unir os maiores heróis da empresa. Desde então seguiram participações em filmes como Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019), Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) e na série What If? (2021). A atriz também está confirmada na série Invasão Secreta ainda este ano, num total de 8 aparições como Maria Hill. Isso sem contar na série Agentes da S.H.I.E.L.D., que não iremos computar aqui.

Aproveite para assistir:



11 | Anthony Mackie

O jovem ator Anthony Mackie foi escolhido para dar vida a Sam Wilson, um dos pioneiros em representatividade na editora Marvel, e alter-ego do herói Falcão. A primeira aparição do ator na pele do personagem foi em Capitão América: O Soldado Invernal (2014). Depois disso seguiram aparições de Mackie como o Falcão em Vingadores: Era de Ultron (2015), Homem-Formiga (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019), até protagonizar a série Falcão e o Soldado Invernal (2021) onde o personagem assumiria o manto deixado por Steve Rogers do Capitão América. Fora isso, Mackie será o protagonista de seu primeiro blockbuster no MCU com Capitão América 4, já em fase de pré-produção, contabilizando 8 produções como o personagem.

10 | Tom Hiddleston


O ator britânico Tom Hiddleston é o primeiro da lista que podemos dizer que estava lá nos primórdios do MCU, ajudando a colocar as primeiras pedras do que viria a se tornar este verdadeiro império. Embora tenha feito teste para viver o herói, ele terminou caindo no gosto dos produtores e sendo contratado para viver o vilão Loki em Thor (2011). E é seguro dizer que roubou todos os holofotes para si. E assim Loki e Hiddleston seguiram como rouba-cenas dos heróis e se tornando crush das fãs femininas e internautas. Loki virou ídolo pop graças ao desempenho de seu intérprete. Depois do primeiro Thor (2011), ele apareceria em Os Vingadores (2012), Thor: O Mundo Sombrio (2013), Thor: Ragnarok (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019), a série What If? (2021), e protagonizou sua própria série solo, Loki – sendo o primeiro vilão do estúdio a conseguir tal feito. Hiddleston também tem 8 produções na casa.

09 | Paul Bettany

Outro ator britânico em sequência na lista, ao contrário dos demais até o momento, Paul Bettany demorou a “dar as caras” no MCU. Isso porque o marido de Jennifer Connelly na vida real começou sua trajetória na Marvel apenas como a voz do “mordomo” inteligência artificial de Tony Stark, Jarvis. Sua estreia também foi nos primórdios do estúdio no primeirão de todos, Homem de Ferro (2008). Daí seguiram Homem de Ferro 2 (2010), Os Vingadores (2012) e Homem de Ferro 3 (2013), até Paul Bettany finalmente transcender e ganhar corpo ao assumir as formas do herói biônico Visão em Vingadores: Era de Ultron (2015). Com forma física para acompanhar a voz, o ator participou de Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), da série What If? (2021), e seu próprio programa para estrelar WandaVision (2021). Bettany tem um total de 9 produções na casa.

08 | Sebastian Stan

Visto este ano em duas boas produções no Star Plus (o terror Fresh e a minissérie Pam & Tommy), Sebastian Stan chega agora à lista e consegue se posicionar melhor do que o colega Anthony Mackie no ranking de participações no MCU. Isso porque Stan esteve lá no início, no primeiro Capitão América em 2011, onde ainda não era o Soldado Invernal, apenas o melhor amigo de Steve Rogers, Bucky Barnes, servindo na Segunda Guerra Mundial. Depois viriam Capitão América: O Soldado Invernal (2014), a cena pós-créditos de Homem-Formiga (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), outra cena pós-créditos em Pantera Negra (2018), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019), a série What If? (2021) e seu próprio seriado em Falcão e o Soldado Invernal (2021) – contabilizando um total de 9 produções para o ator na casa.


07 | Scarlett Johansson

A musa Scarlett Johansson possui uma história cheia de guinadas na Marvel. Para começar, ela nem sequer era a primeira escolha para a espiã Viúva Negra, com Emily Blunt impedida de participar devido ao contrato no filme As Viagens de Gulliver (2010). Assim o estúdio seguiu com o plano B, leia-se Scar-Jo. A atriz estreou no MCU como parte do reforço em Homem de Ferro 2 (2010); e desde seu filme seguinte na casa, Os Vingadores (2012), os fãs pedem um filme solo para sua personagem. Isso demoraria um pouco a ocorrer, com participações em Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), a cena pós-crédito de Capitã Marvel (2019), Vingadores: Ultimato (2019) e finalmente o tão aguardado filme solo da personagem, Viúva Negra (2021), contabilizando 9 produções da Marvel no currículo da estrela.

06 | Mark Ruffalo

Sabe aquela história do jogador que entra nos 45 do segundo tempo para marcar o gol e garantir a vitória do time? É assim que podemos analisar a entrada do talentoso Mark Ruffalo (ator três vezes indicado ao Oscar) no MCU. Como todos sabem, o Hulk original planejado era Edward Norton, e ele chegou inclusive a protagonizar um filme do personagem para o estúdio, O Incrível Hulk (2008) – o segundo filme do MCU. Ruffalo chegou para substituir o “encrenqueiro” Norton na pele do Dr. Bruce Banner e seu alter-ego gigante esmeralda, debutando em Os Vingadores (2012) e rapidamente seguiu para uma ponta pós-créditos em Homem de Ferro 3 (2013). De lá para cá vieram Vingadores: Era de Ultron (2015), Thor: Ragnarok (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018), uma ponta pós-créditos em Capitã Marvel (2019), Vingadores: Ultimato (2019), outra pós-crédito em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), a série animada What if? (2021) e já tem engatilhada a série da Mulher-Hulk para agosto, contabilizando 10 participações do ator no estúdio.

05 | Don Cheadle


Por falar em substituições, uma das maiores mancadas da Marvel foi tirar Terrence Howard de jogada por conta de seu salário e substituí-lo por Don Cheadle na sequência de Homem de Ferro (2008). Bem, o que podemos dizer é que o mundo não é justo. Sendo assim, Cheadle assumiu o papel do braço direito de Tony Stark, o Coronel James Rhodes, vulgo Máquina de Combate. A estreia, como dito, foi logo no início, em Homem de Ferro 2 (2010). Depois vieram Homem de Ferro 3 (2013), Vingadores: Era de Ultron (2015), Guerra Civil (2016), Guerra Infinita (2018), uma ponta pós-crédito em Capitã Marvel (2019), Ultimato (2019), as séries Falcão e o Soldado Invernal (2021) e What If? (2021) e já tem engatilhado seu primeiro programa no MCU para protagonizar, com Armor Wars já anunciado. Com isso o ator contabiliza nada menos que 10 participações na Marvel.

04 | Robert Downey Jr.

O primeiro e único Robert Downey Jr. foi o grande responsável pela construção do universo interligado que temos hoje na Marvel Studios. De fato, o astro fez tão dele o papel de Tony Stark, que ator e personagem seguem se confundindo até hoje, inclusive em outros filmes fora da Marvel. E pensar que outros atores quase ficaram com o papel em Homem de Ferro (2008), como Tom Cruise, antes de Downey Jr., um ator então considerado problemático e com estrela em queda. Homem de Ferro salvou a carreira de Downey, e ele retribuiu construindo um império para a Marvel. Depois da entrada triunfal o ator apareceria em O Incrível Hulk (na cena pós-créditos), Homem de Ferro 2 (2010), Os Vingadores (2012), Homem de Ferro 3 (2013), Era de Ultron (2015), Guerra Civil (2016), Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019) que, ao que tudo indica, marcou a despedida deste verdadeiro pilar do estúdio. São dez filmes na Marvel ao todo para o ator.

03 | Chris Evans

Logo abaixo de Robert Downey Jr. em matéria de importância no MCU, temos os dois Chris, Evans e Hemsworth. A verdade é que ambos possuem o mesmo número de participações nos filmes da casa, e se encontram empatados. Porém, como Chris Evans, ao que tudo indica, já se despediu da Marvel após Ultimato (2019) e Hemsworth ainda tem pelo menos o lançamento de Thor: Amor e Trovão este ano, o segundo terminou numa posição melhor. Seja como for, Evans já havia sido o Tocha Humana “fora” da Marvel quando ganhou o papel do líder da equipe, o Capitão América, e seu alter-ego Steve Rogers. A estreia foi no primeiro filme do personagem, O Primeiro Vingador em 2011. Depois seguiram Os Vingadores (2012), O Soldado Invernal (2014), Era de Ultron (2015), Guerra Civil (2016), Guerra Infinita (2018), Ultimato (2019), a ponta em Thor: Mundo Sombrio (2013) e as cenas pós-créditos de Homem-Formiga (2015), De Volta ao Lar (2017) e Capitã Marvel (2019); contabilizando assim 11 participações para este verdadeiro ícone do MCU.


02 | Chris Hemsworth

Pronto para estrear Thor: Amor e Trovão, o jovem Chris Hemsworth foi alçado ao posto de novo astro de Hollywood, e pode se gabar de ser o único ator do MCU a ter protagonizado quatro filmes solo de seu personagem. A sorte do ator australiano mudaria em 2011, quando ele estrelaria o primeiro Thor e seria alçado ao primeiro time da indústria do cinema mundial. Desde então seguiram Os Vingadores (2012), O Mundo Sombrio (2013), Era de Ultron (2015), Ragnarok (2017), Guerra Infinita (2018), Ultimato (2019), a série What If? (2021), uma ponta pós-créditos em Doutor Estranho (2016), uma dublagem não creditada na série Loki (2021) e o citado próximo filme do Deus do Trovão. Hemsworth vem anunciando sua aposentadoria do MCU após Amor e Trovão, mas tudo pode acontecer. Por enquanto, o ator contabiliza 11 produções no estúdio.

01 | Samuel L. Jackson

Nada mais justo do que o homem que começou os Vingadores na história destes filmes ocupar a posição número 1 do ranking. Samuel L. Jackson, um grande veterano da indústria, também esteve nos primórdios do MCU, logo no primeiro Homem de Ferro (em 2008). Nos quadrinhos, o super espião Nick Fury era branco, mas começou a ser desenhado nas formas do ator de Pulp Fiction em 2001. Assim, quando foi a vez de apresentar o icônico personagem como um easter egg na cena pós-créditos do primeiro filme do MCU, ele não poderia ter outro intérprete que não fosse Samuel L. Jackson. Ali presenciávamos o início do plano que temos hoje concretizado, o que costurar diversos filmes numa única narrativa. Caso não desse certo, seria apenas uma brincadeira. Mas deu, e muito. Assim, Jackson e Fury retornavam em Homem de Ferro 2 (2010), Thor (2011), O Primeiro Vingador (2011), Os Vingadores (2012), O Soldado Invernal (2014), Era de Ultron (2015), Guerra Infinita (2018), Capitã Marvel (2019), Ultimato (2019), Longe de Casa (2019), What If? (2021) e já tem programadas as participações em Invasão Secreta e The Marvels. Contabilizando assim 14 participações no MCU.


Não deixe de assistir: