Após décadas de desenvolvimento, o tão aguardado épico de Francis Ford Coppola, ‘Megalópolis’, estrelado por Adam Driver e Giancarlo Esposito, está tomando forma. No entanto, parece que a ambição de Coppola colidiu com a realidade da produção, resultando em relatos de comportamento exigente, desorganização e até brigas no set.
De acordo com o The Guardian, o comportamento de Coppola foi descrito como “desagradável” e “caótico”, com alegações de que ele criava um ambiente de trabalho hostil para algumas pessoas.
“Foi como ver um naufrágio de trem se desenrolar dia após dia, semana após semana, e saber que todos ali haviam se esforçado ao máximo para ajudar o naufrágio do trem a ser evitado”.
A abordagem de Coppola de “encontrar a magia no momento” colidiu com os métodos modernos de filmagem digital, como filmar em um “volume” com telas de LED. Fontes afirmam que ele resistia à preparação e colaboração, preferindo ditar as ações no set no momento, mesmo que isso significasse atrasos e retrabalho.
Um membro da equipe descreveu a frustração de nunca ter um plano definitivo, com o cineasta constantemente mudando ideias e exigindo que todos se adaptassem. “Acho que Coppola ainda vive neste mundo onde, como autor, você é o único que sabe o que está acontecendo, e todo mundo está lá apenas para fazer o que ele pede que eles façam”, sugeriu um ex-membro da tripulação.
Quando confrontado sobre a necessidade de mais planejamento, Coppola respondeu: “Como você pode descobrir como Megalopolis se parece quando eu nem sei como Megalopolis se parece?”.
Outro membro da equipe relembra longos períodos de espera no set enquanto Coppola decidia como proceder. “Ele muitas vezes aparecia de manhã antes dessas grandes sequências e porque nenhum plano havia sido colocado em prática, e porque ele não permitia que seus colaboradores colocassem um plano em prática, muitas vezes ele ficava sentado em seu trailer por horas a fio, não falava com ninguém, muitas vezes fumava maconha… E horas e horas se passavam sem que nada fosse filmado”.
E continuou: “E a equipe e o elenco ficavam todos parados e esperando. E então ele vinha e chicoteava algo que não fazia sentido, e que não seguia nada que alguém tivesse falado ou qualquer coisa que estivesse na página, e todos nós apenas acompanhávamos isso, tentando tirar o melhor proveito disso. Mas, praticamente todos os dias, saímos balançando a cabeça imaginando o que tínhamos acabado de passar as últimas 12 horas fazendo.”
Um terceiro membro da equipe expressou incredulidade com as decisões de Coppola: “Isso parece loucura de dizer, mas houve momentos em que estávamos todos parados pensando: ‘Esse cara já fez um filme antes?'”
“Todos sabíamos que estávamos participando do que poderia ser um final muito triste para sua carreira”, diz um membro da tripulação. Mas alguns deles sentiram que “ele era tão desagradável com muitas das pessoas que estavam tentando ajudar a facilitar o processo e ajudar a tornar o filme melhor”.
O “volume” virtual foi abandonado em favor da tecnologia mais tradicional de “tela verde”, de acordo com uma fonte: “Sua escavação em nós sempre foi: ‘Eu não quero fazer um filme da Marvel’, mas no final do dia, foi isso que ele acabou filmando.”
Além disso, a reportagem afirma que Coppola foi responsável por assediar várias mulheres durante as gravações. Ele teria puxado mulheres para sentar em seu colo e durante uma cena de boate, o cineasta entrou no set e tentou beijar algumas das figurantes femininas de topless e seminuas. Ele aparentemente alegou que estava “tentando colocá-los no clima”.
As coisas vieram à tona em dezembro de 2022, mais ou menos na metade das filmagens de 16 semanas, quando a maioria das equipes de efeitos visuais e arte foram demitidas ou se demitiram.
‘Megalópolis’, que Coppola começou a escrever em 1983, teve um custo aproximado de US$ 120 milhões, financiado em parte pela venda de uma parte significativa de seu império vinícola, avaliada em mais de US$ 500 milhões em um acordo de 2021.
Assista:
O filme ainda continua em sua busca por uma distribuidora (via ComicBook.com).
As informações indicam que, apenas na França, o longa-metragem será distribuído pela companhia Le Pacte, responsável pela divulgação de ‘Anatomia de uma Queda’. Entretanto, nos Estados Unidos, a situação segue muito diferente: há especulações de que a Netflix não tomará os direitos do projeto e que a Amazon Studios e a Apple TV+ estão em uma “guerra” para conseguir colocar as mãos no filme.
Vale lembrar que ‘Megalópolis’ fará sua estreia oficial na 77ª edição do Festival de Cannes, mais especificamente no dia 17 de maio.
A trama do filme acompanha a reconstrução de uma metrópole após sua destruição acidental, com duas visões concorrentes – a de um arquiteto idealista (Adam Driver) e a de um prefeito pragmático (Giancarlo Esposito) – entrando em conflito durante o processo. O filme tem uma duração de duas horas e 15 minutos e apresenta abundantes referências à Roma Antiga, incluindo cortes de cabelo estilo César nos personagens masculinos.
Durante a primeira exibição do projeto a investidores, embora alguns tenham elogiado o filme, outros foram menos generosos em suas avaliações, sugerindo que seu potencial de retorno financeiro pode ser limitado: “não é bom, e foi muito triste assistir. Qualquer pessoa que coloque P&A atrás disso, vai perder dinheiro. Assim não é como Coppola deveria terminar sua carreira de diretor.”
Confira outras reações ao filme:
“Tendo visto MEGALÓPOLIS podemos confirmar que nunca houve, ou haverá, um diretor tão louco quanto Francis Ford Coppola. Que privilégio estar no mesmo planeta que ele.”
Having seen MEGALOPOLIS we can confirm there’s never been, or ever will be, a director as crazy as Francis Ford Coppola. What a privilege to be on the same planet as him.
— Beyond Fest (@BeyondFest) March 29, 2024
O Puck revelou que reações no cinema foram principalmente de perplexidade geral. Um participante disse a ele que o filme não tinha “nenhuma perspectiva comercial” e que é “inabalável em quão maluco ele é”. O filme foi descrito como uma mistura de “Metropolis e Calígula”. O final também é “desconcertante”.
O filme, que é um completo mistério, terá um elenco repleto de estrelas como Giancarlo Esposito (‘Once Upon a Time’), Forest Whitaker (‘O Último Rei da Escócia’), Nathalie Emmanuel (‘Game of Thrones’), Jon Voight (‘Ray Donovan’), Laurence Fishburne (‘Matrix’), Aubrey Plaza (‘The White Lotus’), Shia LaBeouf (‘Transformers’), Talia Shire (‘O Poderoso Chefão’), Jason Schwartzman (‘A Crônica Francesa’), Grace VanderWaal (‘A Extraordinária Garota Chamada Estrela’), Kathryn Hunter (‘A Tragédia de Macbeth’) e James Remar (‘Era Uma Vez… Em Hollywood’).