Francis Ford Coppola quebrou o silêncio sobre as alegações de criar um set caótico e assediar mulheres durante as filmagens de ‘Megalópolis’, um épico que representa a realização de um sonho.
Em uma entrevista ao The New York Times, Coppola compartilhou: “Minha mãe sempre me ensinou que avançar em direção a uma mulher é desrespeitoso, então com as garotas por quem eu tinha uma queda, eu certamente não as desrespeitei”.
“Eu não sou tão expressivo, sou muito tímido”, concluiu o cineasta.
Lembrando que em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Darren Demetre afirmou: “Durante todo o curso do projeto, nunca fui informado de qualquer reclamação de assédio ou comportamento inadequado”.
Ele continuou: “Conheço e trabalho com Francis e sua família há mais de 35 anos. Como um dos primeiros assistentes de direção e produtor executivo em seu novo épico, Megalopolis, ajudei a supervisionar e aconselhar a produção e comandei a segunda unidade. Francis produziu e dirigiu com sucesso um enorme filme independente, tomando todas as decisões difíceis para garantir que fosse entregue no prazo e dentro do orçamento, ao mesmo tempo em que permanecia fiel à sua visão criativa. Houve dois dias em que filmamos uma cena de boate celebratória, semelhante ao Studio 54, onde Francis percorreu o set para estabelecer o espírito da cena dando abraços gentis e beijos na bochecha para o elenco e os figurantes. Foi a maneira dele de ajudar a inspirar e estabelecer a atmosfera da boate, que era tão importante para o filme. Nunca tive conhecimento de qualquer reclamação de assédio ou comportamento inadequado durante o curso do projeto”.
De acordo com um relatório do The Guardian, Coppola foi responsável por assediar várias mulheres durante as gravações. Ele teria puxado mulheres para sentar em seu colo e durante uma cena de boate, o cineasta entrou no set e tentou beijar algumas das figurantes femininas de topless e seminuas. Ele aparentemente alegou que estava “tentando colocá-los no clima”.
As coisas vieram à tona em dezembro de 2022, mais ou menos na metade das filmagens de 16 semanas, quando a maioria das equipes de efeitos visuais e arte foram demitidas ou se demitiram.
‘Megalópolis’, que Coppola começou a escrever em 1983, teve um custo aproximado de US$ 120 milhões, financiado em parte pela venda de uma parte significativa de seu império vinícola, avaliada em mais de US$ 500 milhões em um acordo de 2021.
Assista:
O filme ainda continua em sua busca por uma distribuidora (via ComicBook.com).
As informações indicam que, apenas na França, o longa-metragem será distribuído pela companhia Le Pacte, responsável pela divulgação de ‘Anatomia de uma Queda’. Entretanto, nos Estados Unidos, a situação segue muito diferente: há especulações de que a Netflix não tomará os direitos do projeto e que a Amazon Studios e a Apple TV+ estão em uma “guerra” para conseguir colocar as mãos no filme.
Vale lembrar que ‘Megalópolis’ fará sua estreia oficial na 77ª edição do Festival de Cannes, mais especificamente no dia 17 de maio.
A trama do filme acompanha a reconstrução de uma metrópole após sua destruição acidental, com duas visões concorrentes – a de um arquiteto idealista (Adam Driver) e a de um prefeito pragmático (Giancarlo Esposito) – entrando em conflito durante o processo. O filme tem uma duração de duas horas e 15 minutos e apresenta abundantes referências à Roma Antiga, incluindo cortes de cabelo estilo César nos personagens masculinos.
Durante a primeira exibição do projeto a investidores, embora alguns tenham elogiado o filme, outros foram menos generosos em suas avaliações, sugerindo que seu potencial de retorno financeiro pode ser limitado: “não é bom, e foi muito triste assistir. Qualquer pessoa que coloque P&A atrás disso, vai perder dinheiro. Assim não é como Coppola deveria terminar sua carreira de diretor.”
Confira outras reações ao filme:
“Tendo visto MEGALÓPOLIS podemos confirmar que nunca houve, ou haverá, um diretor tão louco quanto Francis Ford Coppola. Que privilégio estar no mesmo planeta que ele.”
Having seen MEGALOPOLIS we can confirm there’s never been, or ever will be, a director as crazy as Francis Ford Coppola. What a privilege to be on the same planet as him.
— Beyond Fest (@BeyondFest) March 29, 2024
O Puck revelou que reações no cinema foram principalmente de perplexidade geral. Um participante disse a ele que o filme não tinha “nenhuma perspectiva comercial” e que é “inabalável em quão maluco ele é”. O filme foi descrito como uma mistura de “Metropolis e Calígula”. O final também é “desconcertante”.
O filme, que é um completo mistério, terá um elenco repleto de estrelas como Giancarlo Esposito (‘Once Upon a Time’), Forest Whitaker (‘O Último Rei da Escócia’), Nathalie Emmanuel (‘Game of Thrones’), Jon Voight (‘Ray Donovan’), Laurence Fishburne (‘Matrix’), Aubrey Plaza (‘The White Lotus’), Shia LaBeouf (‘Transformers’), Talia Shire (‘O Poderoso Chefão’), Jason Schwartzman (‘A Crônica Francesa’), Grace VanderWaal (‘A Extraordinária Garota Chamada Estrela’), Kathryn Hunter (‘A Tragédia de Macbeth’) e James Remar (‘Era Uma Vez… Em Hollywood’).