Os anos 10 do século XXI chegaram ao fim e o CinePOP aproveita para continuar sua retrospectiva de final de década. Depois de relembrarmos as melhores atuações masculinas e femininas nos últimos dez anos, chegou a hora de divulgar nossa lista com as 10 melhores séries no período.

Antes de seguirmos para a seleção, é importante ressaltar que o critério adotado inclui séries produzidas a partir de 2010. Isso significa que séries que começaram antes de 2010 e que seguiram depois do período não são elegíveis para a lista. Por exemplo, Breaking Bad foi exibida entre 2008 e 2013, e não está presente na seleção por ser uma série da década passada.

Abaixo, você confere nossa lista completa. Não deixe de participar através dos comentários.

 

10) Sherlock (2010-2017)

A quarta temporada de Sherlock não deixou uma boa impressão, sendo de longe a pior de toda série, mas não dá para ignorar a relevância e a qualidade da produção da BBC. Lançada em 2010, a série atualizou a história de Sherlock Holmes para o século XXI, tendo como destaque as ótimas presenças de Benedict Cumberbatch e Martin Freeman como Holmes e Watson, respectivamente. Ao longo de sete anos, a produção criada por Mark Gatiss e Steven Moffat contou com tramas envolventes e alguns episódios inesquecíveis, além de personagens e atuações complexas, como as de Andrew Scott como Jim Moriarty e Lara Pulver como Irene Adler.

 

10 filmes de terror no Amazon Prime Video para fugir dos problemas…

Aproveite para assistir:

10 Séries de Comédia para Maratonar nas Próximas Semanas

9) Rick and Morty (2013-presente)

Criativa mente por trás de Community, Dan Harmon foi o responsável, ao lado de Justin Roiland, por criar uma das comédias mais insanas e absurdas da TV: Rick and Morty. Verdadeiro fenômeno da cultura pop, a série animada é original, inteligente e viciante. Até o momento, foram quatro temporadas da produção, uma mais absurda de a outra. Ao longo de seis anos (até o momento), a série se acostumou a fazer piada de todos, inclusive de seus fãs mais tóxicos.

 

8) Brooklyn Nine-Nine (2013-presente)

Nine-Nine! A década foi de fortes emoções para os fãs da série de comédia policial Brooklyn Nine-Nine. Após cinco temporadas muito divertidas, mas com uma audiência apenas razoável, a série foi cancelada pela FOX, para o desespero de muita gente. Felizmente, poucos dias depois, após uma campanha que incluiu fãs famosos como Mark Hamill e Lin-Manuel Miranda, a produção foi resgatada pela NBC. A sétima temporada estreia em 2020, mas a série já foi renovada para a oitava. E que venha a nona, a décima e por aí vai. Não estamos preparados para nos despedir de Jake Peralta, Rosa Diaz, Terry Jeffords, Amy Santiago, Ray Holt e companhia.

 

7) Better Call Saul (2015-presente)

Como explicamos na introdução, Breaking Bad não está elegível para a lista por ter sido lançada na década passada. Mas isso não significa que os fãs da série não têm o que comemorar. Afinal, o spin-off Better Call Saul está presente na nossa seleção. E não poderia ser diferente. Ainda que não tenha uma base de fãs tão apaixonada quanto a original, BCS é uma produção realmente diferenciada, que só comprova o brilhantismo dos criadores Vince Gilligan e Peter Gould. A série acompanha a jornada do advogado Jimmy McGill (Bob Odenkirk), que viria a se tornar Saul Goodman em BB. Trata-se de uma obra divertida, envolvente e muito inteligente, com personagens complexos e atuações marcantes.

 

6) Veep (2012-2019)

Ao longo de sete temporadas, Veep recebeu três estatuetas do Emmy de Melhor Série de Comédia. Já a protagonista da série, Julia Louis-Dreyfus, recebeu seis Emmys de Melhor Atriz no mesmo período. Ela só perdeu pela última temporada, em 2019. É claro que premiações não necessariamente celebram as melhores séries, mas no caso de Veep foi isso sim o que aconteceu. A comédia marcou época por criar uma série de situações políticas absurdas, que hoje em dia nem são mais tão absurdas assim. Sem papas na língua, a produção ficou marcada pelo roteiro ágil e pelo elenco talentoso. Além da incrível Louis-Dreyfus, o time contou com Anna Chlumsky, Tony Hale, Matt Walsh, Timothy Simons, Kevin Dunn, Sam Richardson e Reid Scott.

 

5) BoJack Horseman (2014-presente)

Achou que Rick and Morty seria a única série animada da lista? Nada disso! Insana animação da Netflix, BoJack Horseman também marca presença na seleção. E não é pra menos. Trata-se de um dos melhores roteiros da TV/streaming da atualidade. A série criada por Raphael Bob-Waksberg acompanha um cavalo com traços humanos que foi uma grande estrela de Hollywood nos anos 80 e 90. Agora, vive uma vida sem muitos atrativos e repleta de desolação. Will Arnett, Amy Sedaris, Alison Brie e Aaron Paul formam o incrível elenco de vozes da produção.

 

4) Atlanta (2016-presente)

Atlanta é a série de comédia mais ousada e inteligente da década. É divertida e tem muitos momentos cômicos, mas também tem a ambição de fazer o espectador pensar e refletir sobre a sociedade atual, sobre as classes mais pobres e sobre questões envolvendo raça, ascensão social e representatividade. Criada, escrita, dirigida e estrelada por Donald Glover, a série é a comprovação da genialidade por trás do artista, que usa a experiência no mundo da música (ele também é conhecido como o rapper Childish Gambino) para contar a história de um homem simples que se arrisca a atuar como empresário de um rapper que está começando a fazer sucesso. Brian Tyree Henry, LaKeith Stanfield e Zazie Beetz também brilham no elenco da série. Eleita a Melhor Série de 2018 pelo CinePOP.

 

3) Fleabag (2016-2019) 

Lançada em 2016, a primeira temporada de Fleabag é ousada, divertida e envolvente o suficiente para deixar o público querendo mais. E este mais veio ainda melhor. A segunda temporada da série é simplesmente brilhante. É perfeição no formato de TV. Não por acaso, conquistou as estatuetas do Emmy de Melhor Série de Comédia, Melhor Atriz e Melhor Roteiro. Phoebe Waller-Bridge é a brilhante criadora, roteirista e atriz por trás da produção. Ela é corpo e alma da série. Mas não está sozinha. O “padre gato” de Andrew Scott foi verdadeiro fenômeno da cultura pop em 2019. Sian Clifford, Olivia Colman e Bill Paterson também entregam atuações memoráveis na produção. Eleita a Melhor Série de 2019 pelo CinePOP.

 

2) The Americans (2013-2018)

Lançar uma série sobre espiões soviéticos vivendo nos Estados Unidos durante a Guerra Fria em pleno ano de 2013 parecia algo destinado a dar errado. Mas deu tudo certo. Criada por Joseph Weisberg, The Americans é absolutamente fascinante. Além de contar com uma trama envolvente, que prende a atenção do espectador, a série ainda oferecia momentos de prender a respiração. Oferecia muito drama de espionagem, mas também contava com o elemento familiar que era um diferencial. Keri Russell e Matthew Rhys foram os principais destaques da produção, mas o elenco de apoio sempre fez bonito, com destaque para Holly Taylor, Keidrich Sellati, Noah Emmerich, Margo Martindale e Frank Langella.

 

1) The Leftovers (2014-2017)

Recém-lançada pela HBO, Watchmen já figurou na lista de Melhores Séries do Ano do CinePOP. E a primeira temporada deixou uma impressão tão positiva que é possível imaginar a série se tornando um fenômeno nos próximos anos. Por que estamos falando de Watchmen? Porque ela é do mesmo criador da Melhor Série da Década: The Leftovers. Talvez The Americans tenha sido até mais regular que The Leftovers, mas nenhuma série teve tantos pontos altos quanto esta última. Por sinal, o episódio final é uma obra-prima. Damon Lindelof e Tom Perrotta fizeram uma obra complexa e instigante sobre um grupo de pessoas de uma pequena comunidade que tenta seguir a vida após o desaparecimento de milhões de pessoas em todo mundo. O elenco conta com as brilhantes participações de Justin Theroux, Carrie Coon, Ann Dowd e Liv Tyler. 

 

Menção honrosa: Game of Thrones (2011-2019)

Game of Thrones não manteve um padrão de qualidade ao ponto de figurar na lista de Melhores Séries da Década, sempre foi bastante irregular e teve uma última temporada muuuuuuuuito decepcionante. É inegável, no entanto, que trata-se da MAIOR série da década. Por causa disso, recebe uma menção honrosa na nossa lista. Ao longo de oito anos, a série passou por diversas fases. No início, buscava surpreender os fãs e investia em cenas chocantes e bem pensadas. Já mais pro final, a tentativa era fazer o que o fã mais esperava, o chamado fan service, com romances e reencontros de todos os tipos. Uma grande série. Mas não a melhor série.

15 Séries da Netflix Para Maratonar

15 Séries da Globoplay Para Você Maratonar

15 Séries da Amazon Prime Para Maratonar neste mês

10 reality shows insanos pra você que amou The Circle e Casamento às Cegas

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE