sábado, abril 27, 2024

Mês do Orgulho | 10 ÓTIMOS filmes LGBTQIA+ pouco conhecidos

Mês do Orgulho celebra a comunidade LGBTQIA+ e a diversidade sexual e de gênero do mundo – e, ano após ano, torna-se mais importante por representar uma luta constante e que ainda tem muito a angariar para uma das parcelas mais oprimidas da sociedade.

Ao longo desse mês, traremos diversas dicas de produções queer para quem quiser conferir – e a primeira delas elenca dez produções do gênero pouco conhecidas e que você precisa assistir.

Veja abaixo as nossas escolhas:

DEUSES E MONSTROS (1998)

Trazendo Brendan FraserIan McKellen em uma narrativa pungente (e que conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado), ‘Deuses e Monstros’ acompanha o icônico James Whale, um diretor homossexual que fez sucesso no passado com filmes de monstros e que se sente solitário, passando a contar suas experiências para o seu musculoso jardineiro. Mesmo desconfiado dos interesses do patrão, a amizade deles cresce e o jardineiro é pago para posar para ele, pois agora o diretor virou um pintor diletante. Estes acontecimentos ocorrem sob os olhares vigilantes da sua governanta, que, conhecendo bem o patrão, quer evitar que o jovem seja envolvido por ele.

TANGERINA (2015)

Em ‘Tangerina’, após descobrir que foi traída por seu namorado e cafetão enquanto estava na prisão, uma prostituta e sua melhor amiga saem em busca do traidor e sua nova amante para se vingar. Dirigido por Sean Baker, a dramédia se tornou uma sensação de 2015 após sua estreia no Festival de Sundance, conquistando aclamação crítica e inúmeras outras condecorações.

120 BATIMENTOS POR MINUTO (2017)

Dirigido por Robin Campillo‘120 Batimentos por Minuto’ tornou-se uma das grandes produções de 2017, levando para casa nada menos que quatro estatuetas do Festival de Cannes. A trama nos leva de volta para o início dos anos de 1990, na França, onde um grupo ativista conhecido como Act Up está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids.

Não deixe de assistir:

PRINCESS CYD (2017)

A jovem atleta Cyd Loughlin, de dezesseis anos, é mandada para Chicago para passar o verão junto com sua tia Miranda, uma gentil senhora religiosa com quem não tem muita afinidade. Apesar do estranhamento inicial, as duas começam a se aproximar, desenrolando conversas sobre a vida e o pós-vida – tudo isso à medida que Cyd se apaixona por uma barista e por um menino da região, explorando a própria sexualidade.

REINO DE DEUS (2017)

Estrelado por Josh O’ConnorAlec Secaeranu‘Reino de Deus’ gira em torno de Johnny, um jovem rapaz que trabalha isolado e solitário na fazenda da família, descontando sua frustração em bebidas e sexo casual. Quando seu pai contrata Gheorghe, um imigrante romeno, para ajudar Johnny na fazenda, o novo companheiro traz para ele sentimentos e emoções que ele nunca teve antes.

ATRÁS DA ESTANTE (2019)

‘Atrás da Estante’ chegou de surpresa ao catálogo da Netflix em 2019 e, em pouco tempo, conquistou a crítica – residindo com nada menos que 98% de aprovação no Rotten Tomatoes. Comandado por Rachel Mason e vencedor do Satellite Award de Melhor Documentário, o longa-metragem apresenta um casal judeu que, durante décadas, gerenciou a Circus of Books – uma livraria e sex shop gay em Los Angeles. A história é contada pela filha do casal.

BEM-VINDO A CHECHÊNIA (2020)

Trazendo conversas com inúmeros refugiados da comunidade queer e suas experiências de quase morte, a produção do longa sofreu complicações pela proteção dos entrevistados. Entretanto, em vez de utilizar técnicas convencionais de mascaras o rosto dos participantes, o diretor optou por utilizar substituições faciais com avançados efeitos visuais – principalmente por seu desejo de colocar rostos reais nas histórias.

SECRETO E PROIBIDO (2020)

A produção conta com delicadeza como duas mulheres, Terry Donahue e Pat Henschel, viveram um amor secreto e quais são os obstáculos de sair do armário perto dos noventa anos. Elas sempre se trataram como primas, mas a verdade revelada no documentário ‘Secreto e Proibido’ é que elas possuem um laço muito mais forte: são um casal de lésbicas que sobreviveu numa época em que resistência não era uma escolha.

FLEE (2021)

A aclamada animação indicada ao Oscar ‘Flee – Nenhum Lugar para Chamar de Lar’ acompanha a história de Amin Nawabi, um homem que convive com um passado doloroso, guardado por vinte anos, que afeta de forma silenciosa a vida que ele está construindo para si e seu futuro marido.

GIRL PICTURE (2022)

Três jovens à beira do amadurecimento, Mimmi, Rönkkö e Emma, ​​tentam desafiar a persistente escuridão do inverno na Finlândia, tentando desenhar seus próprios contornos. No processo, eles se movem entre sonhos, realidade, amizade e relacionamentos, e tentam dar sentido a toda a confusão. Em três sextas-feiras consecutivas, duas delas experimentam os efeitos terrestres de se apaixonar, enquanto a terceira sai em busca de algo que nunca experimentou antes: o prazer.

 

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS